Guia de carreira: 5 dicas para seguir a profissão de personal stylist

5 dicas para quem quer começar na carreira de personal stylist

Começando agora na profissão? Apostar em um portfólio chamativo e ter presença virtual são atitudes que podem te levar mais longe.

Anúncios

personal stylist
Fonte: Freepik

A área de moda é repleta de possibilidades de carreiras, dentre elas a de personal stylist. Geralmente, formado em moda, o personal stylist trabalha individualmente com cada cliente, auxiliando na transmissão de sua personalidade a partir do seu estilo. Ou ainda, prestando assessoria para que o cliente consiga transmitir a mensagem que quiser a partir da moda.

Sendo assim, esse profissional é bastante requisitado para prestar consultoria àqueles que possuem um evento marcado ou ainda àqueles que querem dicas de estilo para o ambiente profissional. Desse modo, não é de se espantar que o profissional também trabalhe como consultor de imagem ou estilo.

Além de auxiliar pessoas, o profissional também auxilia as marcas nos editoriais de moda, participando ativamente das produções com a escolha de looks e combinações. Para tanto, precisa de informações sobre o tema da coleção e a mensagem que a marca quer passar ao público-alvo.

Anúncios

Dito isso, se está interessado em seguir carreira como personal stylist, confira as 5 dicas que reunimos para facilitar o começo de sua trajetória. Veja a seguir!

1.  Crie um portfólio

Quem quer começar a trabalhar com moda tem que estar ciente de que ter um portfólio é essencial para a divulgação profissional. Devemos lembrar que estamos falando de uma área extremamente visual, de modo que as imagens dos projetos feitos possuem muito peso na hora de captar clientes.

Anúncios

Se você já trabalhou para alguma empresa ou em algum projeto particular, estes trabalhos podem constar em seu portfólio.

Contudo, aqueles que ainda estão começando e não têm tanta experiência na área podem utilizar os seus trabalhos de faculdade dasdisciplinas de projetos de produto ou ainda projetos individuais. Aqui, o importante é ter o que mostrar ao seu cliente.

Desse modo, com o conteúdo em mãos, você pode criar o portfólio no Behance e, para aqueles que possuem mais afinidade com redes sociais, fazer uma página profissional no Instagram é uma ótima solução. Assim, fica mais fácil captar potenciais clientes.

2.  Foque em uma área

personal stylist
Fonte: Freepik

Um personal stylist pode atuar em diferentes áreas, seja com empresas ou sozinho, podendo ainda ser consultor de imagem e/ou de estilo. Dentro das empresas, este profissional pode atuar diretamente com o desenvolvimento das produções de moda, juntamente com as marcas.

Embora não seja uma regra, para quem está iniciando, focar em uma das áreas é interessante, visto que as experiências colhidas no trabalho podem ajudar na criação de um portfólio mais sólido e específico.

Essa é uma forma também de se tornar expert em uma área de forma a chamar ainda mais atenção de clientes, que precisam de um trabalho focado.

3.  Faça um networking

Angariar contatos de produtores de moda faz toda a diferença para quem está começando na profissão de personal stylist. Isso porque um bom networking pode te conferir a experiência de trabalhar em produções de moda para marcas de peso em seu currículo.

Aliás, é somente quando você mergulha de cabeça nos projetos que terá condições de entender os bastidores do processo das produções. Essa visão do todo ampliará o seu repertório e, de quebra, te dará a chance de viver o dia a dia de um personal stylist.

Se o seu foco não for empresas, mas pessoas, trocar algumas figurinhas com um consultor de imagem ou de estilo e apresentar os seus serviços também cai bem.

4.  Invista em cursos

Sabemos que profissões na área de moda requerem que os profissionais se mantenham sempre atualizadas para acompanhar as tendências. Isso exige de certa forma que o personal stylist esteja em constante aprendizado. E aqui, fazer cursos técnicos e livres podem ajudar.

Além de trazerem materiais atualizados, os cursos são ferramentas poderosas de ensino de técnicas importantes à profissão, sobretudo para quem quer ter uma carreira promissora.

No mais, além das aulas teóricas, os cursos técnicos e livres colocam os alunos em contato direto com a prática. Assim, é comum que os estudantes tenham que produzir alguns projetos, o que pode ser interessante para aqueles que precisam de conteúdo para o portfólio.

5.  Tenha presença virtual

Como dissemos anteriormente, ter uma página profissional no Instagram pode ser uma ótima forma de divulgar o seu trabalho como personal stylist. Afinal, não nos restam dúvidas de que a rede é uma ótima plataforma para conversão de seguidores em clientes.

Aliás, dentro do Instagram você pode utilizar diversas formas de divulgação dos seus serviços. Fazer provadores de marcas, ou seja, ir até uma loja de roupas, escolher algumas peças, montar alguns possíveis looks e compartilhar na rede pode ajudar na construção de um conteúdo de valor para os seus seguidores.

Além disso, dar dicas de combinações de peças nos destaques dos stories, como possíveis looks com jeans, pode te ajudar na criação de um portfólio atraente e criativo.

Curtiu essas dicas? Então, não deixe de aplicá-las para turbinar a sua carreira de personal stylist. Boa sorte e até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo