Networking: como criar a sua rede de contatos - INFOCU
Pular para o conteúdo

Networking: como criar a sua rede de contatos

Indicações e troca de informações são apenas algumas das vantagens de uma rede de contatos bem gerenciada.

    Anúncios

    networking
    Fonte: Freepik

    O networking permite a criação de uma rede de contatos, que proporciona trocas valiosas de informações entre os profissionais. Sendo assim, pode resultar em orientações, conselhos, indicação a oportunidades, entre outras possibilidades.

    Com isso, vale notar que o crescimento de cada um pode ocorrer tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Naturalmente, é algo reforçado com a estruturação de uma rede sólida. Afinal, a partir do cultivo, a troca de conhecimento ocorrerá de maneira constante e como consequência, a obtenção de benefícios de ambas as partes.

    Anúncios

    Nesse meio, ainda tem o fato de que no mercado de trabalho as indicações possuem um papel crucial na seleção de profissionais para oportunidades. Como consequência, o networking também. Com o conteúdo a seguir, será possível ter mais dados sobre a construção e a manutenção dessa rede.

    Como criar e manter uma rede de contatos com o networking?

    O termo networking pode indicar o cuidado com uma rede de contatos, de modo mais preciso, com o estabelecimento e cultivo dessa rede de relacionamento. De acordo com os dados acima, é um meio importante no desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal. Veja a seguir algumas dicas para ter essa rede e como manter.

    Anúncios

    Aposte no networking em eventos

    Em primeiro lugar, pense em uma pessoa que tem uma doceria e na cidade em que reside haverá um evento de empreendedorismo. Então agora, imagine quantas oportunidades podem ter alcance a partir da presença nesse evento?

    Além da obtenção de conhecimento com possíveis palestras, será possível conhecer outros empreendedores, até da mesma área. A partir disso, conexões podem surgir. No entanto, não se esqueça de não ter abordagens invasivas.

    Desse modo, será possível ampliar a sua rede de contatos. Então, é algo que se enquadra em eventos de vários tipos. No entanto, essa ampliação também pode ser feita por meio de redes sociais, cursos, entre outros meios.

    Por mais que seja muito importante ter conexões com profissionais da mesma área, não se esqueça que aqueles que atuam com um nicho distinto também podem ajudar na sua jornada. Isso até mesmo com ideias profissionais interessantes.

    Abra espaço para a criação de conteúdo

     Cada vez mais profissionais se preocupam com a criação de conteúdo, em especial, para alcançar o público-alvo. No entanto, vale a pena criar conteúdos que contribuem com o desenvolvimento de outros e tenham valor no geral.

    Dessa forma, será possível construir uma imagem mais sólida no mercado, ou melhor,  a autoridade no seu segmento de atuação. Além disso, é um modo de ser visto pela rede de contatos, mantendo-a informada e até mesmo para ter interações.

    Sendo assim, vale considerar a abertura de espaço em seu dia a dia para apostar nisso. Afinal, publicações aleatórias e que não sejam valiosas podem resultar em um efeito contrário, sem potencializar os resultados do networking.

    networking
    Fonte: Freepik

    Faça um acompanhamento constante das conexões

    Do que adianta criar uma rede ampla de contatos sendo que não há nenhuma troca de dados? Uma forma de manter a rede é o monitoramento constante. No entanto, certamente não é algo que significa que inúmeras mensagens ou ligações devem ser feitas para cada pessoa.

    A ideia é de que ao longo do tempo, além do compartilhamento de conteúdos, interações ocorram, até mesmo com abordagens mais direcionadas quando houver oportunidade.

    Quais são os principais erros ao se tratar de networking?

    Sem dúvidas, cada um conta com as suas particularidades, porém, há algumas ações muito comuns nesse cenário e que podem atrapalhar o networking. Por isso, ao adotá-lo, vale ter esse conhecimento e uma maior cautela.

    Em primeiro lugar, vale citar o e-mail. Sem dúvidas, é uma ferramenta de grande potencial para a comunicação e de amplo uso. No entanto, ao apostar apenas nesse canal, em especial, diante dos vários recursos atuais, a estratégia pode ter resultados ruins.

    Outro ponto crucial é que a aposta em e-mails longos pode piorar a situação. Nesse caso, podem ter um aspecto exaustivo. Saiba que isso não indica que se deve evitar o uso do e-mail, muito pelo contrário, vale enviar mensagens curtas e objetivas. Tenha sempre preocupação com a clareza.

    Já em relação a comunicação com foco nessa ferramenta, vale a pena que os profissionais avaliem outros recursos. Todas as áreas estão em constante evolução e, atualmente, a troca de informações por chamadas de vídeo e de voz também são válidas e permitem contatos rápidos, objetivos e que podem contar com uma interação mais vívida.

    Por outro lado, é preciso cautela para que o foco não seja apenas a discussão de oportunidades ao entrar em contato com outros profissionais. É necessário cuidado na abordagem, ainda mais para quem quer uma rede de contatos sólida. 

    Se pode ver que o networking desempenha um papel importante para os profissionais, em especial, pela troca de informações que proporciona. No entanto, vale sempre ter cautela para que as ações não tenham o efeito contrário e resultem na perda de oportunidades.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.