Curso técnico e graduação: qual cursar?
Pular para o conteúdo

Técnico e graduação: qual deles escolher?

Escolher cursar uma graduação ou um curso técnico pode mudar de vez o seu futuro, uma vez que as formações possuem enfoques distintos.

    Anúncios

    O curso técnico acaba se diferenciado da graduação em vários aspectos, bem como em suas vantagens. Nesse sentido, é fundamental que você conheça ambos para poder determinar qual dos dois melhor atende seus objetivos profissionais.

    Conhecer as características do curso de graduação ou do curso técnico fará com que você não se sinta perdido na hora de fazer a escolha.

    Anúncios

    Curso técnico e graduação? Conhecendo o curso técnico 

    O curso técnico consiste em um processo de formação que é tido como de nível intermediário, por assim dizer, estando acima do ensino médio e antes do ensino superior, entre ambos. Ao concluir o curso o estudante recebe um diploma informando que se trata de um técnico em determinada área, que seria o campo de concentração escolhida.

    A principal característica que devemos enfatizar sobre essa formação é que o curso técnico prepara profissionais para o mercado de trabalho e nessa perspectiva as disciplinas de cunho prático são predominantes na matriz curricular do curso independente da área escolhida.

    Anúncios

    Quais são as vantagens de escolher o curso técnico?

    Cursos técnicos tem duração média de dois anos. Cursos técnicos igualmente valorizam a práxis, ou seja, desde o início o estudante tem um contato substancialmente expressivo com a prática na área escolhida.

    Você pode começar um curso técnico com apenas dezesseis anos, antes mesmo de terminar o ensino médio, podendo realizá-lo de maneira conjunta.

    Do ponto de vista econômico o curso técnico em sua grande maioria possui um custo relativamente menor do que a graduação. Sem mencionar que sua grade curricular está voltada especialmente para o mercado.

    Outro ponto que preciso destacar aqui diz respeito a empregabilidade de técnicos. A mesma apresenta níveis elevados. Isso acontece porque mercado precisa de pessoas aptas para a realização de atividades operacionais que demandem de uma formação específica.

    Graduação

    A graduação é uma formação de nível superior que somente pode ser realizada após a conclusão do ensino médio e temos aqui a primeira diferença com relação ao curso técnico. Alguns estudantes inclusive conhecem uma determinada área do conhecimento durante o ensino médio ao realizarem o curso técnico em conjunto. Posteriormente ingressam em uma faculdade na mesma área.

    A graduação por sua vez, ao contrário do curso técnico, tem foco tanto no campo prático quanto teórico e o objetivo aqui não é a formação de um profissional para o mercado, longe disso aliás. O objetivo da graduação é formar um profissional capaz de ser crítico e reflexivo quanto ao seu próprio papel.

    Ao concluir a graduação o estudante pode se direcionar tanto para o mercado de trabalho, como o técnico, quanto pode ir para o campo da pesquisa. Nesse segundo caso investigar um determinado problema que o tenha instigado. Igualmente é possível fazer uma pós-graduação, ou uma especialização para aprofundar-se em uma determinada área.

    No caso da graduação há três possibilidades, a graduação tecnológica que possui um tempo de duração menor, a graduação em licenciatura e o bacharelado.

    Quais as vantagens da graduação?

    Bom, assim como o curso técnico, a graduação também possui vantagens que lhe são particulares. Dentre elas está, por exemplo, um maior aprofundamento no conhecimento de nível teórico, sobretudo se comparado ao curso técnico.

    Além disso, após a conclusão do curso, as remunerações tendem a ser melhores. Isso não é uma regra, e pode variar significativamente a depender da área escolhida. Outro ponto que merece destaque diz respeito ao fato que ao optar pela graduação você tem um aumento substancial do chamado networking. Esses contatos transitam tanto no campo profissional quanto no campo de pesquisa.

    Essa também é outra vantagem da graduação, se você não quiser ir para o mercado de trabalho pode se direcionar para a pesquisa, por exemplo.

    Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens da graduação é permitir uma expansão substancial tanto das experiências profissionais quanto do conhecimento teórico do estudante ao longo dos anos de formação. Comumente a graduação tem de quatro a cinco anos de duração.

    Mas qual escolher entre técnico e graduação?

    A partir dessa breve apresentação proposta aqui você deve levar em consideração uma coisa que acaba sendo a mais importante. O que você busca para o momento? É fundamental que você busque identificar o que você espera para o momento e o que você quer de fato fazer e pode fazer.

    Por exemplo, um curso de graduação acaba exigindo muito mais do estudante do que um curso técnico. Além disso, caso estejamos falando de instituições privadas, precisamos considerar o custo também.

    Ou seja, ambas as opções possuem vantagens e características próprias que são mais apropriadas para um determinado momento de nossa vida ou que melhor atendem um determinado objetivo. Nesse sentido, se questione, a partir do que você sabe agora sobre cada um deles e sobre o que você espera para você.

    Vale considerar nessa escolha também quanto tempo você tem disponível para estudar e igualmente em quanto tempo você quer ingressar no mercado de trabalho. A partir dessas considerações, você consegue decidir qual dos dois escolheria? O curso técnico ou a graduação? Qual deles melhor te atende?

    Gostou de saber mais sobre como escolher entre técnico e graduação? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

    Caroline