Pensar fora da caixa: 4 dicas para inovar no seu negócio!
Se as mesmas atitudes são capazes de gerar sempre os mesmos resultados, está na hora de tomar novos rumos profissionais.
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Derivada da expressão inglesa ‘thinking outside the box’, ‘pensar fora da caixa’ diz respeito a pensar de forma criativa e inovadora. E quando aplicada no mundo dos negócios, requer que as empresas e, claro, todos aqueles que as compõem, permitam-se deixar de lado velhos preconceitos e padrões para se abrirem ao novo.
É certo que pensar fora da caixa requer coragem para sair da zona de conforto e contestar verdades consolidadas. Mas, também é uma atitude libertadora, tanto para líderes quanto para liderados.
No post de hoje, você irá aprender 4 dicas simples para pensar fora da caixa e catapultar o seu negócio, deixando colaboradores e clientes satisfeitos.
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1. Permita-se se reinventar
Infelizmente, muitas empresas têm certa dificuldade de se abrir a mudanças. Não é de se espantar que frases do tipo: “em time que está ganhando não se mexe” e “sempre fizemos assim e tivemos bons resultados” estão na boca de muitos líderes. E isso pode trazer uma série de obstáculos para o crescimento do negócio.
Isso porque por mais que sua empresa já tenha bons resultados replicando as mesmas velhas fórmulas, poderia estar crescendo ainda mais, se você explorasse novos métodos, novas estratégias, novos caminhos e novas possibilidades.
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Não se apegue a processos, mas seja capaz de reinventá-los sempre, buscando a produção e oferta de produtos e serviços, que possam atender as necessidades de diferentes clientes. Dessa forma, as chances de conversões serão ainda maiores.
Pense o seguinte, será que as empresas de serviços de assinatura recorrente venderiam tanto assim se oferecessem apenas um único pacote de serviço? É bem provável que não!
Não é à toa que a Netflix saiu da zona de conforto para adoção de um pacote mais barato, o pacote Netflix com anúncios, para captar ainda mais clientes, que não podem arcar com seu atual plano mensal.
2. Incentive o lado criativo dos colaboradores
A criatividade é responsável por grande parte do sucesso de um negócio. Em um mercado tão competitivo como o atual, ter ideias criativas e originais para não chover no molhado é fundamental.
Colaboradores criativos propõem soluções criativas e produtos criativos e, quando pensamos em datas comemorativas, por exemplo, ter um produto que se destaca no mercado pode alavancar as vendas do seu negócio.
Contudo, a criatividade exige ambientes menos conservadores e mais flexíveis. Geralmente, ela não combina com regimes hierárquicos em que cada colaborador possui uma função específica sem uma visão sistêmica de todos os processos. Sendo assim, cogite a hipótese de um sistema holocrático, mesmo porque ele já é uma forte tendência de RH para 2023.
3. Desvencilhe-se da visão míope
Pensar fora da caixa no meio empresarial requer também uma capacidade de deixar para trás a visão míope de negócio, aquela em que a empresa só foca no produto/serviço, esquecendo-se dos benefícios que os clientes podem alcançar com a compra daquilo que a empresa oferta.
Quer um exemplo de empresa que tem uma visão ampliada de negócio? É só pensarmos na Cacau Show, a empresa não diz respeito apenas ao nicho de chocolate, uma vez que os consumidores a percebem como o ambiente perfeito para encontrar o presente perfeito.
Afinal, nas unidades podemos encontrar presentes para todas as datas comemorativas do ano, inclusive para o Natal, época em que a loja se destaca pela comercialização de panetones trufados. Além disso, a Cacau Show já virou referência para aqueles que procuram um presente para Páscoa, Dia Das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Amigo Secreto e até aniversários.
Dito isso, perceba o potencial dos seus produtos e serviços e, claro, conheça o nicho que sua empresa está inserida, fazendo uma pesquisa de imagem institucional. Já com a sua equipe, trace ideias para explorar ainda mais as possibilidades de atuação de seu negócio.
4. Busque novos desafios
Existem dois tipos de empresas: aquelas que fogem de desafios e aquelas que inventam novos desafios. Qual delas é a sua? Pensar fora da caixa requer se colocar à prova constantemente, buscando resoluções novas e mais eficientes.
Lembre-se que os clientes compram a solução para os problemas e, quanto mais inteligente forem as suas soluções, mais chances de venda você tem.
Sendo assim, antecipar os desafios é uma forma de estar a um passo à frente da concorrência, conhecendo dores dos clientes, que muitos desconhecem. E, quando você tem acesso às necessidades dos seus consumidores, fica mais fácil de criar produtos e serviços que possam suprir tais.
Não se esqueça que o pós-venda pode ser uma ferramenta inteligente para captar o nível de satisfação dos clientes e te dar novas ideias para se desafiar a desenvolver produtos e serviços mais eficientes e funcionais.
Com essas 4 dicas, será fácil pensar fora da caixa e alavancar os resultados da sua empresa. Se curtiu este post, não hesite em compartilhá-lo nas redes sociais com seus amigos empreendedores. Até mais!