Pós-venda: o que é, importância e como implementá-lo?
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Pós-venda: aprenda como reconquistar os seus clientes!

Mostrar-se preocupado com a satisfação do cliente após um serviço prestado é uma forma de torná-lo assíduo.

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    Freepik

    A captação de clientes é por si só uma ação que requer um engajamento da equipe de vendas. Mas, se dissermos que é possível vender muito sem ter o trabalho de transformar aquele lead em cliente, você acreditaria? O segredo? O pós-venda!

    Muito negligenciado por muitas empresas, o pós-venda é uma área fundamental para todo time de vendas, uma vez que, se as estratégias forem aplicadas de forma correta, bingo! Aquele cliente que comprou uma única vez, pode se transformar em um fã de carteirinha de sua marca ou empresa. Mas como? Bem, isso é que o que responderemos a seguir!

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    Afinal, o que é o pós-venda?

    Podemos dizer que o pós-venda consiste na área responsável por dar seguimento ao relacionamento com o cliente após o fechamento de vendas.

    Daí já podemos entender a importância deste passo em uma negociação. Afinal, o pós-venda é o começo de uma nova venda, o que pode acarretar no aumento da carteira de clientes e até mesmo na fidelização dos mesmos.

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    A área de pós-venda pode ser segmentada em atendimento, implementação e suporte. Além disso, os objetivos são ouvir os clientes, sabendo acolher os seus feedbacks, inclusive as críticas e aumentar a satisfação dos consumidores.

    Vale salientar que o pós-venda é uma peça chave em uma empresa. Afinal, clientes satisfeitos e fidelizados podem sinalizar novas oportunidades de conversão. E é justamente a área de pós-venda a responsável por identificar essas oportunidades.

    Qual é a importância do pós-venda?

    A verdade é que é muito mais barato vender para um cliente antigo do que captar um lead e levá-lo até a decisão de compra.

    Uma vez que o consumidor fez a compra em sua empresa, você já tem todos os seus contatos, já estabeleceu um relacionamento, além de conhecer as suas necessidades. Em outras palavras, o cliente comprador já está mais apto a receber novamente a sua empresa.

    Desse modo, é possível oferecer o mesmo produto vendido ou ainda fazer o cross selling, oferecendo mais produtos para o mesmo cliente. Além disso, a equipe de vendas pode fazer o up selling, comercializando produtos com um maior valor agregado.

    Aqui já deu para perceber que o pós-venda pode ser uma forma de aumentar as chances de conversão, uma vez que o objetivo é vender mais para o cliente já captado. Mas, não somente, um bom serviço de pós-venda pode ainda fidelizar os clientes ao ponto deles serem capazes de recomendar para conhecidos os seus produtos e serviços.

    Como fazer um bom pós-venda: 3 passos simples!

    Agora que entendemos a importância do pós-venda, está na hora de entender quais são as boas práticas do relacionamento com o cliente após a conversão. Confira as nossas 3 dicas a seguir!

    Mantenha contato após a compra

    Após concretizar uma venda, estabeleça um limite de tempo para entrar em contato com o cliente e verificar se o mesmo está satisfeito com o produto/serviço oferecido.

    Nesta etapa você não oferecerá nenhum produto sequer, mas tão somente mostrará que se preocupa com a satisfação de seu cliente. Em outras palavras, como um bom vendedor, neste primeiro momento, preocupe-se em ser lembrado.

    Imagine o quão seria gratificante aos seus clientes após 1 mês, 6 meses ou 1 ano, que seja, alguém lembrar de uma aquisição que foi tão importante para eles? E a melhor forma de fazer isso é através do follow up.

    Acompanhar os clientes, sobretudo após o fechamento da compra, é uma boa estratégia para recaptar consumidores antigos. E você pode fazer isso a partir do envio de um e-mail, ou, se quer algo mais íntimo e acolhedor, a partir de uma ligação.

    Construa um programa de fidelidade atraente

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    Quer aumentar a cartela de clientes assíduos? Então está na hora de pensar em criar um programa de fidelidade. Desse modo, você pode fazer isso devolvendo uma recompensa para os consumidores na compra de ‘x’ produtos ou ainda na indicação de novos clientes.

    Sem dúvidas o programa de fidelidades é uma forma da empresa estreitar os laços com os clientes, promovendo experiências personalizadas. Agora, se não faz ideia de quais recompensas dar ao seu cliente, saiba que você pode ofertar: descontos, cashback, frete grátis, leve 2 pague 1 e até personalização de serviços.

    Engaje os clientes com sugestão de compras

    Para que os seus clientes possam comprar novamente os produtos ou serviços de sua empresa, eles precisam estar inteirados do que está disponível. Por isso, manter um canal ativo para envio de novos lançamentos e promoções é uma ótima ação de pós-venda.

    Dessa forma, o seu time pode utilizar o WhatsApp da empresa para enviar sugestões de lançamentos ou até mesmo o e-mail marketing. Lembrando que é sempre interessante linkar no e-mail uma landing page ao invés da home do seu site. Então, dê o seu melhor na página de vendas, porque ela pode atrair o cliente a uma nova compra.

    Curtiu essas dicas? Então bora compartilhar com os colegas de trabalho que precisam otimizar as ações de pós-venda? Até mais!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.