Bom vendedor: Como se tornar um? - INFOCU
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Bom vendedor: Como se tornar um?

Ser um bom vendedor é algo que pode ser alcançado em uma série de setores e certamente faz a diferença para quem quer cada vez mais resultados.

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O que faz de um profissional um bom vendedor? Essa é uma habilidade importante em uma série de segmentos em que é preciso prospectar e vender. Além disso, há certos aspectos que podem estar entre as expectativas dos clientes de um modo geral.

bom vendedor
Fonte: Freepik

No decorrer do conteúdo será possível conhecer tais aspectos, que podem ser cruciais para quem trabalha com vendas, o que está associado a uma série de segmentos no mercado.

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Quais são as características de um bom vendedor?

É possível se tornar um bom vendedor e, naturalmente, os aspectos de um profissional encarado dessa maneira podem variar. No geral, há muita paciência, empatia, habilidades de comunicação, persuasão, entre outros pontos que serão apresentados nos tópicos a seguir. 

É alguém que oferece solução

Sem dúvidas, um vendedor lida com diferentes situações ao considerar os perfis de clientes que podem surgir no dia a dia. E, um ponto crucial nesse contexto é que esse profissional é capaz de oferecer uma solução de valor para os clientes.

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Por isso, é preciso ter em mente que o serviço ou produto que oferece não é apenas uma opção banal para o cliente. Vale lembrar que a forma como o vendedor enxerga o que oferece, tem grande impacto na abordagem.

Tem disposição

Imagina um cliente que deseja um item para a sua casa e, ao chegar em uma loja, não é atendido? Ou, ao ter dúvida entre materiais de diferentes opções, não recebe qualquer suporte com explicação por parte do vendedor?

A prestatividade faz a diferença na hora das vendas. Com isso, mostrar disposição, em especial, para colaborar com que o cliente encontre uma solução, é um grande passo.

Transmite confiança

A confiança de alguém nos próprios produtos ou serviços pode ser contagiante. Além disso, lembre-se que resultados falam mais do que palavras. Por isso, busque trabalhar formas de transmitir confiabilidade para os clientes nas vendas.

Ainda mais, vale a pena trabalhar a própria confiança na capacidade de conseguir resultados. Afinal, é algo que pode ter grande influência em toda a abordagem com os clientes.

Aliás, uma das formas de transmitir confiança a partir da compreensão do que o cliente necessita e apresenta uma solução, é a contribuição com que possíveis armadilhas sejam evitadas. Ao informar os clientes dos cuidados que devem tomar em determinados cenários, maior confiança pode ser passada.

Desse modo, certamente, a transparência fará uma diferença ainda maior. Por isso, vale a pena agir com honestidade, o que potencializa as chances de fidelização e indicação.

Um bom vendedor sabe ouvir

Ao se deparar com informações dos clientes e suas necessidades, vale respeitar o quão valiosa essa troca pode ser, em especial, para entender de forma mais precisa tais necessidades. Dessa forma, também será possível se conectar de uma melhor maneira.

Muitas vezes, o discurso de vendas já está pronto, porém, comprometer o diálogo com o cliente para fazer uma oferta antes de escutá-lo pode ser um grande erro.

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Fonte: Freepik

Quais são os maiores erros dos vendedores?

Acima, foi possível conferir alguns dos principais aspectos que tornam um profissional um bom vendedor. A partir deles, já se pode ter uma ideia de quais seriam grandes erros. Entretanto, nesse tópico há mais algumas ações que podem comprometer o desempenho do profissional.

Primeiramente, se pode citar a desorganização. Hoje em dia, há diversos recursos, como softwares, que podem contribuir com a organização de informações dos clientes, serviços e produtos. E, faça ou não uso de tais opções, é importante que o vendedor se mostre organizado em relação aos dados necessários para o seu trabalho.

Caso contrário, o atendimento e até mesmo fechamento de uma compra podem ser comprometidos, assim como a confiança. Por isso, vale a pena se planejar sempre e seguir um processo, principalmente ao considerar que muitos vendedores lidam com diversas pessoas todos os dias.

Além disso, um bom vendedor é resiliente. E, um grande erro consiste em não trabalhar esse fator. Buscar soluções e nutrir a criatividade são ações que podem contribuir com uma série de cenários negativos, em que a resiliência será necessária para encontrar novas maneiras de seguir em frente.

Por outro lado, se pode notar também a necessidade de trabalhar a habilidade com networking. Afinal, esse é um fator crucial para fazer conexões e ter trocas valiosas de informações. Para vender bem, faz diferença ter uma cartela de parceiros e clientes, e a partir de uma rede de contatos, isso é possível.

Por fim, se pode observar que, para ser um bom vendedor, uma série de habilidades devem ser trabalhadas e estão associadas, especialmente, com conhecimento e uma boa conexão com os clientes. Todavia, não se esqueça que o processo de pós-venda também tem importância nesse cenário, logo, merece atenção para potencializar os resultados.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.