5 tendências de RH 2023 que vieram para ficar!
Contando com inovação tecnológica, o departamento de Recursos Humanos tende a apostar em automação e virtualização de processos.
Anúncios
Novos desafios e também novas tendências de RH 2023 surgirão para otimizar e desenvolver este departamento que já conta com grandes alterações nos últimos anos.
A descentralização do poder, a automatização dos processos e o êxodo para o ambiente virtual são tendências quentes que chegaram sem prazo de validade. E é por isso que o departamento de Recursos Humanos deve estar atento a essas inovações para não ficar atrás da concorrência.
Sendo assim, fique com a gente para entender as inovações em alta do RH para que consiga criar estratégias mais contundentes e alinhadas com o cenário atual.
Anúncios
1. Software de RH
A implementação de um software de RH, que contemple todas as funcionalidades importantes à rotina do departamento, é uma das tendências de RH 2023 que veio para ficar. Assim, gestores e assistentes de Recursos Humanos podem deixar a encargo da ferramenta digital as tarefas operacionais, otimizando assim dinheiro e tempo.
Dinheiro, porque as tarefas podem ser feitas a partir de um software modular, e tempo, porque agora os profissionais podem se dedicar na criação de estratégias e na gestão de pessoas.
Anúncios
Sendo assim, se ainda não implementou um software no RH de sua empresa, o faça o quanto antes. A automatização dos processos internos irá garantir maior produtividade e desempenho de seu corpo de colaboradores.
2. Responsabilidade social e ambiental
Estamos em uma época de maior consciência da importância da preservação ambiental e da responsabilidade social. Isso faz com as empresas se mobilizem em busca de melhorias em suas culturas organizacionais a fim de firmarem valores e missões mais alinhados com propósitos de sustentabilidade.
Essa é uma forma de captar mais clientes a partir do processo de identificação do público com os princípios da empresa ou marca. Além disso, a preocupação ambiental e social pode auxiliar no aumento do valor de mercado de uma organização.
Uma grande forma de demonstrar a sua preocupação quanto aos impactos socioambientais de sua empresa é promovendo programas e ações sustentáveis e responsivas.
Aliás, descrever de forma sucinta e honesta os valores e missão empresariais no site institucional, ressaltando seus princípios sociais e ambientais, é fundamental para a ciência do público de sua cultura.
3. Autogestão
Já imaginou fazer parte de uma empresa em que não há gestores? Pois esta é uma tendência que já está em alta em 2023. A falta de gestores e, de certa forma, de uma hierarquia, faz com que as responsabilidades e decisões sejam coletivas.
Esse regime organizacional descentralizado recebe o nome de holocracia. Nele, cada colaborador é responsável por suas ações, sendo-lhe imputado também as consequências de seus atos.
Essa é uma forma de tornar o ambiente de trabalho menos rígido e mais confortável e inovador. Obviamente que a gestão horizontal ajuda na atração e retenção de talentos, considerando que os colaboradores passam a ter mais autonomia.
4. Modalidade home office
Durante a pandemia, muitas empresas precisaram se reinventar, ao menos no que tange a modalidade de trabalho. Sendo adotado em larga escala, o home office passou a ser realidade em muitas organizações, as quais perceberam que muitos de seus cargos poderiam ser feitos à distância.
Atualmente, 33% das empresas brasileiras adotam o home office, e a tendência é que este número suba cada vez mais. Isso porque a modalidade traz uma rotina de trabalho flexível e aumenta a produtividade, embora seja necessário pensar em estratégias para desenvolver equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Além da nova modalidade de trabalho, uma das fortes tendências de RH 2023 está na flexibilidade da jornada de trabalho. Atualmente, já temos empresas no cenário nacional adotando apenas 4 dias de trabalho por semana. Dessa forma, uma rotina de teletrabalho e jornada flexível são tendências quentes para esse ano.
5. Trabalho no metaverso
Se está achando que o metaverso é papo de futuro, sentimos em dizer que você está enganado. A realidade virtual nunca esteve tão em alta e tem indícios de ascender ainda mais no cenário nacional.
A ideia de manter experiências e relações reais em ambientes simulados está extrapolando o limite dos jogos e entrando no ambiente de trabalho.
Já sabemos que algumas empresas estão realizando processos de recrutamento e seleção no metaverso, conseguindo bons resultados. Além disso, já é possível ver programas de capacitação imersiva pelo mundo paralelo.
Esta certamente é uma forma de levar mais inovação e tecnologia para a empresa e deixar os processos burocráticos mais descontraídos.
Esperamos que tenha ficado claro as tendências de RH 2023. Já estava por dentro de alguma delas? Se gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a rotina de Recursos Humanos, então continue navegando por aqui. Até mais!