Gestão de pessoas: significado e aplicação - INFOCU
Pular para o conteúdo

Gestão de pessoas: significado e aplicação

Com a gestão de pessoas, há maiores chances de atrair, desenvolver e reter talentos nas empresas, independente do porte ou área.

    Anúncios

    gestão de pessoas
    Fonte: Freepik

    Diferentes áreas possuem grande importância para que uma empresa tenha um bom desenvolvimento. Entre elas, se pode citar a gestão de pessoas, que é um setor indispensável para que os recursos humanos de um negócio sejam bem administrados.

    A partir de uma boa gestão de pessoas, será possível contar com uma vantagem competitiva. Afinal, é algo capaz de influenciar no desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores. Com as informações abaixo, será possível compreender mais do potencial desse setor.

    Anúncios

    Saiba mais sobre o que é a gestão de pessoas

    Por mais que as empresas apresentem suas particularidades, quando se trata de gestão de pessoas, há alguns pontos em comum na aplicação. A partir deles, é possível conciliar táticas de recursos humanos com as metas da organização.

    Para a execução de atividades dos profissionais dessa área, é indispensável que exista alinhamento com os colaboradores e análise das equipes. A partir disso, será possível observar como o desenvolvimento dos funcionários pode ocorrer, o que envolve ações de motivação e engajamento.

    Anúncios

    Sendo assim, entre as principais metas da área, estão:

    • Auxílio no desenvolvimento de uma cultura empresarial, onde o potencial dos colaboradores é melhor trabalhado;
    • Contribuição no alcance dos objetivos a partir da atuação integrada com a estratégia das empresas;
    • Incentivo de uma abordagem mais ética e engajada na gestão;
    • Maior visibilidade na atração e retenção de talentos.

    Sendo assim, a área tem um papel importante desde o processo de seleção, até o desenvolvimento e retenção dos profissionais nas equipes. Não é à toa que, em cursos do setor, o aprendizado abrange gestão de conflitos, liderança, desenvolvimento de times, recrutamento, entre outras questões cruciais para as empresas.

    Conheça os pilares da gestão de pessoas

    Acima, foi possível descobrir a importância do papel do setor de gestão de pessoas. Para a execução das atividades e alcance das metas, há alguns pilares comumente aplicados em empresas de diversos portes e setores, tais como:

    Conhecimento e treinamento

    O conhecimento é um dos principais fatores ao se tratar da gestão de pessoas. Para trabalhá-lo, a implementação de treinamentos e incentivos à qualificação são importantes. Vale observar que, uma das consequências da valorização do conhecimento é um desempenho melhor.

    Tudo dependerá da demanda e necessidade observada na empresa. O ideal é que se analise quais competências merecem atenção. Para isso, a coleta de dados, inclusive com avaliações de desempenho pode ocorrer.

    Comunicação

    Uma comunicação interna eficaz é indispensável para a gestão. No entanto, para que seja trabalhada, é importante analisar a dinâmica da empresa e a partir disso, estabelecer processos que tornem a transmissão de informações mais clara.

    Afinal, uma comunicação falha pode prejudicar tanto as relações dentro das equipes quanto a realização de tarefas de forma adequada, sendo que estes fatores também estão ligados. De qualquer maneira, como um todo, é algo capaz de minimizar a incidência de erros.

    gestão de pessoas
    Fonte: Unsplash

    A desmotivação também é uma das consequências. Logo, a prática da comunicação deve visar a inclusão e transparência. Isso pode ocorrer por meio de métodos que visam mudanças e a troca de conhecimento no dia a dia, além da aplicação de recursos tecnológicos.

    Cooperação

    A criação de um ambiente de trabalho que seja colaborativo também faz parte da gestão de pessoas. Para alcançar a integração entre os colaboradores e alcance de objetivos, se pode visar o incentivo de tal aspecto, assim como também uma comunicação clara e desenvolvimento de todos os profissionais.

    Basta considerar que, em uma empresa, há diferentes áreas com seus respectivos times de colaboradores cujas atividades dependem uma das outras. Por isso, esse é um fator de grande importância. Uma das maneiras de trabalhar esse aspecto é por meio de softwares de compartilhamento de tarefas, grupos de trabalhos e momentos de diversão entre os colaboradores.

    Motivação

    De certa forma, os pilares anteriores estão ligados, principalmente ao se tratar de motivação. Inclusive, se pode observar que um trabalho inadequado ou inexistente deles, pode ter consequências prejudiciais para o ambiente de trabalho, o que envolve a desmotivação.

    Aliás, este é um fator de grande impacto para a produtividade. Além disso, é preciso analisar quais elementos podem estar associados com o desinteresse dos funcionários, o que envolve os casos isolados. Afinal, um colaborador desengajado pode ter impacto no restante da equipe.

    Por mais que esse fator possa ser trabalhado de modo mais geral, cabe ao gestor observar as equipes. Considere ainda que, a negligência no aspecto geral e individual pode resultar na perda de talentos.

    Por fim, se pode perceber que as ações de gestão de pessoas impactam em um ambiente de trabalho melhor. Logo, pode contribuir até mesmo com uma maior produtividade e satisfação dos colaboradores.

    Foi possível perceber também que estímulos podem ser aplicados para diversas finalidades, como na qualificação e em prol da comunicação. O importante é que, os profissionais dessa área tenham atenção às equipes e implementem soluções que sejam, de fato, compatíveis com cada local e seus objetivos.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.