3 erros para não cometer ao escolher a profissão
Pular para o conteúdo

Veja aqui 3 erros para não cometer ao escolher a profissão

Escolher a profissão com base no que seus pais prospectam para o seu futuro está entre os erros que você deveria evitar.

Anúncios

erros para nao cometer ao escolher a profissao
Fonte: Element5 Digital para o Unsplash

Se existe algo que a maioria das pessoas tem é a difícil tarefa de escolher uma profissão. São muitas as questões para se levar em conta. Afinal, você está escolhendo um trabalho para exercer por muito tempo durante sua vida.

Dessa forma, é importante ter cuidado e estar preparado para a decisão. Muitos jovens erram na primeira escolha, acabam por trancar o curso superior e começam outro. Isto não é um problema, é sempre tempo de novas escolhas.

Anúncios

Porém, existem erros que podem ser evitados para deixar a jornada mais fácil. Por isso, neste artigo você encontrará 3 erros para não cometer ao escolher a profissão! Quer saber mais? Então continue a leitura do texto!

Pensar apenas no dinheiro

O primeiro dos três erros para não cometer ao escolher a profissão é, talvez, o mais comum e óbvio. No entanto, isso não significa que não se deve falar sobre isso. Afinal, se é comum e óbvio é porque as pessoas continuam cometendo esse erro!

Anúncios

Quando se escolhe uma profissão pensando apenas no dinheiro, você acaba matando a própria identidade. Profissões como especialistas em informática ou marketing digital, engenheiros e médicos só tendem a crescer no futuro. Entretanto, caso seu interesse não tenha nada a ver com estas áreas, de que vale?

É importante pesar o que você realmente almeja: dinheiro ou uma rotina que não lhe canse e que você odeie? Reflita sobre o quanto vale a pena acordar todo dia para fazer algo que você não gosta apenas para ganhar um salário maior.

Pessoas com mais experiência de vida provavelmente vão sugerir que é melhor tentar alinhar um bom emprego com aquilo que você gosta e se sinta bem fazendo! Então, se puder evitar esse erro, evite!

Escolher uma profissão por causa da família

Outro erro muito comum cometido pelos jovens mundo a fora. Querendo o melhor para o filho, os pais ou familiares acabam tentando auxiliar na decisão do jovem.

No entanto, muitos pais escolhem para os filhos algo que não tem nada a ver com os filhos, mas sim com eles mesmos. Dessa forma, caso você tente agradar esses sonhos e projeções de sua família, quem acabará frustrado é você mesmo.

Claro, muitas das coisas que seus pais aconselharem podem sim ser válidas. Entretanto, não se esqueça de que quem precisará exercer a profissão todos os dias é você e não eles. Por isso, a primeira pessoa que você tem que agradar é você mesmo.

No final das contas, você pode sim pesar a influência de seus pais, afinal sua família provavelmente fará parte da sua vida de perto. No entanto, não perca seus próprios pontos de vista e desejos de vista, ainda mais se eles forem muito diferentes dos de seus pais ou família.

A decisão precipitada, neste caso, pode trazer consequências sérias para o futuro. E, muitas vezes, é melhor lidar com a situação agora do que depois. Não deixe a frustração acumular por medo de lidar com ela no momento, pois o futuro sempre chega! Então, este é definitivamente um dos erros para não cometer ao escolher a profissão! 

erros para nao cometer ao escolher a profissao
Fonte: Brooke Cagle para o Unsplash

Não conhecer direito a profissão que deseja

O último dos erros para não cometer ao escolher a profissão é talvez o mais importante. Superado o obstáculo do retorno financeiro e da expectativa da família, é importante superar o obstáculo da própria expectativa.

Um dos maiores motivos para um jovem trancar o curso superior e desistir de uma carreira é o choque de realidade. A pessoa ingressa uma profissão esperando uma coisa e se depara com outra totalmente diferente.

Estes cenários montados em nossas cabeças muitas vezes são frutos do imaginário popular, de filmes, livros e etc. e cenários fantasiosos de nossa mente. Afinal, quem não assiste a um seriado televisivo e fica desejando que a vida real seja igual, não é mesmo?

A boa notícia é que se trata de um obstáculo fácil de contornar. Com o acesso fácil à internet, principalmente. Hoje em dia é possível entrar em contato com profissionais da área, encontra-los nas redes sociais e esbarrar em textos e vídeos que mostram a realidade de cada profissão!

Assim, você terá o conhecimento real de como será o seu futuro e quais obstáculos terá que enfrentar para chegar lá!  Então não deixe de ir atrás para descobrir, afinal, é de sua vida que estamos falando.

Muito pior será se descobrir que fez a escolha errada durante o curso superior ou apenas quando ingressar no mercado de trabalho. Pesquise direitinho e tente ao máximo evitar a frustração das próprias expectativas!

E aí, curtiu o texto? Então compartilhe para que mais pessoas saibam quais são os erros para não cometer ao escolher a profissão!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.