Dicas para conseguir vagas no exterior sendo brasileiro
Pular para o conteúdo

Como buscar vagas no exterior?

Aprimore o seu inglês, mantenha o currículo atualizado, participe ativamente das redes sociais e consiga um bom cargo no exterior.

Anúncios

Constantemente, percebemos que os profissionais brasileiros buscam vagas no exterior. Isso pode acontecer pela situação complicada que o Brasil está enfrentando em relação ao desemprego. Ou, por outro lado, pode ser por admirarmos muito outros países.

Enfim, independente de qual seja o motivo, as pessoas se perguntam como buscar vagas no exterior. É nítida a vontade que alguns brasileiros têm de se mudar do Brasil. Dentre os países que os brasileiros mais desejam ir, podemos citar Portugal, Canadá e os Estados Unidos.

Anúncios

Então, caso você se identifique com essa vontade de trabalhar no exterior, hoje trouxemos algumas boas dicas. Se a sua intenção é buscar empregos no exterior, enquanto mora no Brasil, o que temos hoje será muito útil para você.

Até porque, hoje vivemos em um mundo totalmente tecnológico. Logo, é possível encontrar as suas chances no exterior, mesmo morando no Brasil. Além disso, conseguimos perceber como as vagas são mais exigentes. Portanto, caso esse seja o seu desejo, é importante estar avisado.

Anúncios

De qualquer forma, agora você está começando uma nova fase em sua vida. Por isso, a sua preparação para esse momento será diferenciada. Sem mais delongas, vamos conferir algumas formas de como buscar vagas no exterior.

Quais requisitos devem estar presentes para preencher alguma vaga no exterior?

Para começar a sua busca por uma vaga no exterior, algumas coisas precisam ser pontuadas. A primeira dica de todas é que você não terá um padrão nos empregos. Da mesma forma que ocorre no Brasil. Aqui e em qualquer lugar do mundo, não há uma regra de como preencher a vaga de emprego.

Cada emprego tem as suas necessidades, logo, você deve ser maleável. Essa adaptação deve ocorrer de acordo com as suas preferências também. Mas a principal recomendação é que você tenha um certo conhecimento no idioma do país que deseja ir.

Abaixo, separamos outras dicas que você pode usufruir. Porém, você deve adaptar de acordo com a sua realidade. Além, claro, das exigências do emprego no exterior.

Fique por dentro dos requisitos de visto

Diversas empresas no mundo recrutam profissionais estrangeiros. E, dentre eles, os brasileiros também têm o seu lugar especial. Porém, antes de mandar o seu currículo, alguns requisitos devem estar presentes. Um deles é a sua qualificação legal para exercer o trabalho.

Ou seja, para o país que você estiver indo, certifique-se de que você tem capacidade legal para isso. O visto não é necessário em todos os países estrangeiros. Alguns deles têm acordos com o Brasil. Logo, não é necessário o visto. Entretanto, outros países exigem sim.

Além disso, cada país tem os seus vistos e o seu funcionamento. Envolvendo os prazos, características pessoais e afins. Antes da candidatura, veja o que é necessário para ter o visto de trabalho. Inclusive, na própria vaga deve ter o visto requerido.

Se você não encontrar essa especificação, basta entrar em contato com a empresa. Eles poderão te instruir melhor sobre isso. Esses passos também devem ser feitos quando você receber uma proposta. Então, antes de aceitar, formalmente, confira essas questões. Incluindo o passaporte, que possui um prazo específico de validade.

Aprimore a sua fala no idioma para conseguir vagas no exterior

Se você está procurando uma vaga no exterior, muito provavelmente já compreende, ao menos, o idioma local. Porém, entendemos que, com o tempo e sem a prática, a gente fica “enferrujado”. Por esse motivo, se você decidiu que vai trabalhar no exterior, retome os estudos.

No geral, o idioma mais cobrado no exterior é o inglês. Então, independente do país que você pretenda ir, este é o primeiro idioma a dominar. Inclusive, o inglês é muito usado em negociações. Depois do inglês, podemos citar o espanhol e o francês.

Essas também são línguas requeridas, mas não universais. Dessa maneira, comece desde já a aprimorar o seu idioma. Informe-se também acerca dos hábitos culturais. Principalmente sobre as comidas. Caso contrário, você não conseguirá se adaptar ao local.

Atualize o seu currículo para vagas no exterior

A sua candidatura para as vagas no exterior deve ser a mais completa possível. Portanto, deixe o seu currículo atualizado. Mas, com o tempo, você vai adaptando para cada empresa que entrar em contato. Tenha também uma carta de apresentação.

E traduza os dois documentos, possuindo duas cópias. Uma cópia estará em inglês, e o outro, caso o país não tenha inglês como oficial, no idioma local. Dessa forma, você consegue demonstrar habilidade e preparação. É necessário ainda destacar a importância do seu perfil em sites como o LinkedIn. Além disso, ter um portfólio online pode ajudar bastante também.

Faça mais cursos no idioma do país

Para conseguir vagas no exterior, o seu currículo deve ser bem rico de informações. Porém, é interessante também focar no idioma oficial do país que almeja ir. Por exemplo, se você quer trabalhar nos Estados Unidos, uma boa opção é fazer cursos ofertados por universidades estrangeiras consagradas.

Esses cursos podem ser à distância. Contanto que eles te deem certificado. Assim, você consegue enriquecer o seu perfil. Busque também cursos que sejam complementar a sua formação acadêmica. Se você não possui conhecimento de administração, por exemplo, é interessante fazer algum curso na área.

Participe de algumas comunidades virtuais

É importante que você coloque o seu perfil mais exposto. Então, uma forma de fazer isso é participando de comunidades virtuais. Assim, é também uma maneira de conhecer melhor a região que pretende trabalhar.

Quando você fala nessas comunidades o emprego que deseja, alguém pode te ajudar a encontrar. É muito comum ver oportunidades de emprego nessas comunidades. Com o tempo, você vai descobrindo mais comunidades. Logo, ficará apenas nas comunidades que julga mais importantes para você.

Tenha uma presença online

Perceba que todas as nossas dicas foram para a sua presença online. Se todos estão na internet, você também deve estar. Isso conta desde o Instagram até o LinkedIn. Então, comece a participar ativamente de grupos, sites e afins que divulguem empregos.

Agora que você já entendeu como buscar vagas no exterior, vamos preparar o currículo e garantir o seu emprego internacional!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.