Transforme cliques em compras: como vender pelo WhatsApp
Não basta ter o WhatsApp Business, é preciso aliar com outras técnicas. Confira a seguir.
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Se você tem uma loja, seja física ou virtual, e ainda não começou a vender pelo WhatsApp está perdendo dinheiro. Sabe por quê? De acordo com uma pesquisa, o app está baixado em 99% dos celulares brasileiros.
E com a criação do WhatsApp Business, você precisa anunciar sua loja no app de mensagens instantâneas. Pensando nisso, fizemos este post com várias técnicas para você vender pelo WhatsApp todos os dias. Veja a seguir e sucesso!
1. Número específico e WhatsApp Business
Primeiro, tenha um número exclusivo para o WhatsApp Business. Assim você conseguirá transmitir mais profissionalismo, posto que diferencia suas interações comerciais das conversas pessoais. Além disso, os clientes tendem a confiar mais em empresas que utilizam um número comercial. Afinal, permite uma abordagem mais formal e comprometida.
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O uso do WhatsApp Business torna-se essencial. Isso porque ele oferece recursos específicos para empresas, como perfis comerciais, etiquetas para organizar conversas e mensagens automatizadas.
Outro ponto importante está no fornecimento de estatísticas sobre o desempenho das mensagens. Logo, você consegue avaliar a eficácia das estratégias e ajustar abordagens conforme necessário.
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2. Catálogo de produtos
O catálogo de produtos consiste em uma funcionalidade valiosa que permite às empresas exibirem e compartilharem seus produtos de forma organizada diretamente na plataforma. Assim, você pode criar um catálogo com fotos dos produtos, descrições e preços. Vale dizer que uma apresentação visualmente atraente e informativa, atrai mais os clientes. Então, capriche!
Inclusive, os clientes podem navegar pelo catálogo sem sair da conversa. Dessa forma, a experiência de compra se torna mais simples e permite que eles visualizem e escolham produtos de maneira conveniente.
3. Lista de transmissão
A lista de transmissão permite agrupar contatos em listas com base em critérios específicos, como interesses, comportamentos de compra ou preferências. Nesse sentido, possibilita uma abordagem mais direcionada.
Além disso, facilita o envio de mensagens personalizadas para diferentes segmentos de clientes. Ou seja, torna a comunicação mais relevante e aumenta as chances de engajamento.
Mas fique tranquilo, porque ao enviar uma mensagem para a lista de transmissão, ela é entregue a todos os contatos na lista de forma individual. Assim, você preserva a privacidade e proporciona uma experiência personalizada.
4. Respostas rápidas
Suas aliadas na conversão das vendas são as respostas rápidas. Isso porque facilitam a tomada de decisão por parte do cliente, proporcionando informações prontamente e mantendo o interesse no produto ou serviço.
Além disso, responder rapidamente mostra ao cliente que a empresa valoriza sua interação e está pronta para atendê-lo de maneira individualizada sempre que for necessário. Ou seja, gera confiança e respeito. E claro, pode fazer com que você perca vendas. Afinal, em ambiente competitivo, respostas lentas podem resultar na perda de oportunidades para concorrentes que oferecem interações mais ágeis.
Inclusive, quando os clientes têm dúvidas, respostas rápidas fornecem esclarecimentos imediatos. Assim, você elimina as barreiras que podem impedir a conclusão da venda.
5. Interações humanizadas
Humanizar as interações desempenha um passo fundamental para estabelecer uma conexão autêntica com os clientes. E assim aumentar as chances de sucesso nas vendas. Dessa forma, inicie as conversas utilizando o nome do cliente e cumprimentos personalizados, criando uma aproximação mais amigável e calorosa. Se possível, coloque emojis fofos.
Além disso, não fique preso em formalidades excessivas. Sendo assim, utilize uma linguagem mais natural, isso ajuda a criar uma atmosfera mais amistosa. Demonstre também empatia ao responder e mostre interesse genuíno em ajudar.
Outro ponto que pode fazer a diferença está em compartilhar histórias ou experiências relacionadas aos produtos ou serviços. Essa técnica torna a conversa mais envolvente e pessoal. Entretanto, use com cautela e se sentir abertura para isso.
6. Ofertas exclusivas
As ofertas exclusivas são eficazes para atrair a atenção dos clientes, gerar engajamento e impulsionar as vendas. Além disso, elas fazem com que os clientes se sintam valorizados. Afinal, sentem a sensação de que estão recebendo algo especial e único.
Nesse sentido, uma boa estratégia está em limitar a disponibilidade ou o prazo das ofertas. Logo, você cria um senso de urgência, incentivando os clientes a agirem rapidamente para aproveitar os benefícios exclusivos. E como bem sabemos, a exclusividade pode impulsionar as taxas de conversão, pois os clientes se sentem mais inclinados a realizar uma compra quando percebem que estão obtendo um benefício especial.
Para finalizar, oferecer vantagens exclusivas aos clientes frequentes incentiva a fidelização. E assim os consumidores podem associar a marca a experiências positivas e recompensadoras.
É isso! Agora você não tem mais desculpas. Coloque essas técnicas em prática e veja como é fácil vender pelo WhatsApp todos os dias. Para melhores resultados, veja como melhorar o atendimento da sua loja virtual. Boa sorte!