Parâmetros UTM: o que são, para que servem e como utilizá-los?
URLs otimizados com as tags UTM podem auxiliar na melhoria de anúncios, campanhas, e-mails e posts.
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Todas empresas e marcas que se prezem possuem muitos canais de aquisição de clientes. E-mails, orgânico, Google ADS, Facebook ADS, Instagram são alguns exemplos. Contudo, como saber qual desses canais está dando resultado de fato? E é aí que os parâmetros UTM são importantes para a mensuração desse tipo de resultado.
Não adianta ficar atirando no escuro ou no achismo quando se trata de métricas. Os números não mentem e, sendo assim, precisamos utilizá-los ao nosso favor a fim de deixar ainda mais otimizadas as nossas análises de tráfego para a otimização de campanhas atuais e construção de campanhas futuras.
Assim, no post de hoje você vai aprender um pouco mais sobre os famosos parâmetros UTM e como otimizar o seu URL para rastreá-lo no Google Analytics.
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O que são e qual a importância dos parâmetros UTM?
É muito comum que, ao fecharmos uma venda online, fiquemos curiosos em saber de onde essa venda surgiu. Ou melhor, qual foi o canal de captação deste cliente. E as coisas podem se tornar ainda mais complexas quando as vendas são provenientes de canais totalmente distintos
Os parâmetros UTM (Urchin Traffic Monitor) nada mais são do que informações que adicionamos no URL, que são captadas pelo Google Analytics. Estas informações podem conter a fonte de tráfego (Ex: Facebook), a campanha e ainda o tipo de mídia de uma página (Ex: imagem).
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E talvez você esteja se perguntando: “mas, por que utilizar os parâmetros UTM?”. E a resposta é bem simples. As tags UTM são essenciais para saber qual canal está gerando resultados e o que deste canal está surtindo efeito em sua audiência.
Será que foi um texto em seu blog que deu muito certo ou quem sabe um vídeo em seu canal do Youtube que alavancou as suas vendas? Ora, a forma mais eficiente de descobrir tudo isso é inserindo os parâmetros UTM no URL.
Entendido até aqui a importância das tags UTM para mensurar as fontes de tráfego e saber qual canal de aquisição está sendo efetivo, vejamos como construir links otimizados com esses parâmetros.
Como inserir os parâmetros UTM no URL?
Existe uma ferramenta bastante prática, gratuita e funcional chamada Campaign URL Builder, um construtor de URL que nos possibilita o preenchimento de todos os parâmetros UTM.
Nela, você só precisa colocar o link a ser rastreado, o qual conhecemos por URL. Pegamos, por exemplo, o URL da home de nosso site (https://infocu.com.br/) e definimos como objetivo acompanhar quantas pessoas acessarão o link por meio de uma campanha de Facebook.
Logo após, será preciso informar a campaign source, ou seja, a fonte de tráfego (Youtube, Instagram, Google, Blog etc). Aqui utilizaremos o Facebook, a título de exemplificação, e o nosso link ficará assim:
https://infocu.com.br/?utm_source=facebook
Além disso, é preciso preencher o campaign medium, o meio de criação. Em outras palavras, o tipo de mídia utilizado (imagem, vídeo, texto, pop up, blogpost etc). Se utilizamos como mídia um vídeo, eis o resultado parcial do URL:
https://infocu.com.br/?utm_source=facebook&utm_medium=video
Em seguida, certifique-se de dar um nome para a sua campanha, o qual você seja capaz de lembrar do que se trata. O nosso nome será: ‘carreiras digitais’, o que nos leva ao seguinte:
https://infocu.com.br/?utm_source=facebook&utm_medium=video&utm_campaign=carreiras_digitais
Poderíamos parar por aqui. Contudo, é comum que empresas criem mais de um vídeo no Facebook sobre um mesmo produto/serviço com diferentes temáticas ou com diferentes promoções.
Por isso, ter palavras-chave de identificação é fundamental. Se este for o seu caso, então preencha a lacuna de campaing term, adicionando uma palavra-chave. Este então seria o link final:
https://infocu.com.br/?utm_source=facebook&utm_medium=video&utm_campaign=carreiras_digitais&utm_term=dicas_e_tendencias
Mensurando os resultados
Após criar e copiar o link otimizado com os parâmetros UTM, você pode inseri-lo em sua campanha no Google ADS ou Facebook ADS. Ou ainda, você pode construir links com tags UTM para inseri-los em seus blogposts como linkagem interna ou externa.
Agora, se for colocar no Instagram ou enviar para uma pessoa de modo a não criar um anchor text, encurte o link no próprio Campaign URL Builder. Assim, o URL ficará esteticamente mais aprazível.
Perceba que, dessa maneira, você utiliza uma estratégia bastante efetiva para mensurar os resultados de tráfego. Isso porque dentro do Google Analytics, na aba de ‘todas as campanhas’, é possível verificar o utm_campaign de acordo com as metas definidas na plataforma.
Dessa forma você pode conferir quantos usuários, inscritos e clientes interagiram com o seu link. No mais, você pode ainda verificar com dados reais se a campanha e a fonte de tráfego estão sendo efetivas para as suas conversões.
Curtiu este conteúdo? Então que tal praticar, produzindo os seus próprios URLs otimizados? Aliás, compartilhe este post nas redes sociais para que assim mais pessoas tenham acesso a informações esclarecedoras. Até logo!