Dia do Geólogo: características da profissão e mercado de trabalho
Pular para o conteúdo

Dia do Geólogo: conheça as características da profissão

Os profissionais da Geologia são intérpretes de rochas e solos, pelos quais decodificam a história da humanidade.

    Anúncios

    Dia do Geólogo
    Fonte: Freepik

    No dia 30 de maio, comemoramos o Dia do Geólogo, uma data que vem a homenagear os profissionais que se voltam para o estudo da Geologia e suas subáreas. Tais especialistas possuem um grande papel na sociedade, porque através de seus estudos podemos chegar à exploração de metais, minerais e petróleo.

    Além disso, eles têm papel preponderante em construções civis, visto que viabilizam as estruturas necessárias para as obras. Já na engenharia ambiental, são peças chaves para o condicionamento dos aquíferos.

    Anúncios

    Entendendo a grande importância dos geólogos, o Projeto de Lei nº 2028/60, de 30 de maio de 1962, que oficializa e regulamenta a profissão com fiscalização do CREA, serviu como base para a criação do Dia do Geólogo.

    Hoje, entenderemos um pouco mais sobre a profissão desses decodificadores de rochas, bem como alguns de seus campos de atuação no mercado de trabalho.

    Anúncios

    Afinal, o que faz um geólogo?

    Em termos bem simples, podemos definir a Geologia como o estudo da Terra e de seus sistemas. E vale lembrar que esta é uma ciência nova, uma vez que surgiu no século XVIII.

    É certo que entre as ciências há uma compartimentação de especialidades, e com a Geologia não é diferente, visto que ela está enquadrada naquilo que denominamos de geociências. Esta área concentra também a Meteorologia, Oceanografia e até mesmo a Geografia.

    Um dos pontos que faz com que essas ciências conversem é o estudo da litosfera, a camada de rocha sobre a qual habitamos. Nesse sentido, a litosfera é um dos objetos de estudo da Geologia, e podemos resumi-la como as rochas e o solo (o produto).

    No entanto, os geólogos, enquanto cientistas da Terra, estudam bem mais do que a litosfera. Estudos de rocha e solo fora do nosso planeta, como em Marte, também podem ser objetos de foco desses profissionais.

    De todo modo, estes especialistas passam grande parte do seu tempo de trabalho se dedicando ao estudo e descrição de rochas – a petrografia. Afinal, as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares possuem suas estruturas e formas minerais típicas e únicas.

    Sobre a formação do geólogo

    Para se formar geólogo, o profissional precisa cursar um bacharelado em Geologia ou ainda Engenharia Geológica. Embora os cursos possuam grades curriculares que se divergem entre si, o objetivo é que os estudantes aprendam uma nova linguagem, por assim dizer, a linguagem das rochas.

    Desse modo, é como se o geólogo saísse da faculdade com as ferramentas necessárias para fazer a interpretação das rochas para então compreender a vida. Afinal, por meio de cada rocha é possível encontrar vestígios históricos de nosso passado.

    Alguns geólogos se dedicam à análise de todos os minerais que compõem os fragmentos rochosos, seja a olho nu ou com microscópio. Já outros buscarão entender quais os contextos de surgimento das rochas e como eles se alteraram ao longo do tempo.

    De todo mundo, a análise detida desses minerais justifica o fato de os cursos conterem muitas disciplinas com bases na química e na física. Afinal, é importante que o geólogo entenda a mineralogia dos objetos rochosos.

    Esta base é fundamental para que os alunos possam adentrar em disciplinas mais voltadas ao mapeamento rochoso de uma área, que, geralmente, compreendem os anos finais dos cursos.

    Campos de atuação dos geólogos

    Dia do Geólogo
    Fonte: Freepik

    Atualmente, encontramos os geólogos atuando em muitas áreas importantes para a sociedade como um todo. Aliás, esta é uma das profissões mais bem remuneradas do Brasil.

    Por conhecerem muito bem a mineralogia e a petrografia das rochas, é comum que os profissionais atuem na mineração, afinal, conhecem as origens desses objetos e sabem quais são os minerais que possuem maior importância para a humanidade.

    Além disso, ao conhecerem a história geológica das rochas, são os melhores profissionais para delimitar onde há grandes chances de existir petróleo.  Mas, a atuação do geólogo não se reduz somente a essa atividade.

    A extração de água subterrânea de aquíferos requer que um profissional da Geologia esteja presente. Isso porque análises depuradas das estruturas rochosas e delimitação de onde será feito o furo na região propensa ao encontro de água requerem a ação de um geólogo especialista em hidrogeologia.

    Outra área de atuação bastante interessante dos geólogos é a Geotecnia, que consiste basicamente na investigação do solo e das rochas que compreende uma região para a construção de um grande projeto de engenharia, como por exemplo, um projeto de infraestrutura como um túnel ou viaduto.

    Por fim, mas não menos importante, temos também os geólogos da área ambiental, que são responsáveis pelo licenciamento ambiental, sobretudo aqueles que dependem de uma caracterização do meio físico.

    Este foi o nosso post sobre o Dia do Geólogo. Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o escopo de atuação desses profissionais tão elementares na nossa sociedade. Até breve!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.