Desenvolvimento de líderes: uma parceria entre Inter e Selpe
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Parceria entre o Inter e a Selpe: entenda o processo de desenvolvimento de líderes feito no banco digital

A partir de assessments a empresa de consultoria angariou dados precisos para o desenvolvimento de habilidades de liderança.

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desenvolvimento de líderes
Fonte: Reprodução/Inter

Entre o final de 2020 e começo de 2021, o Banco Inter sentiu a necessidade de adotar um programa de desenvolvimento de líderes a fim de capacitar seus colaboradores a cargos de liderança. Além disso, o banco digital apostou em uma estratégia para melhorar a aderência do processo de recrutamento e seleção a fim de conseguir funcionários mais compatíveis com a cultura e clima organizacional da empresa.

Dessa necessidade, nasceu uma parceria com a consultoria de RH Selpe, que acompanhou o Inter em todo o processo de desenvolvimento de novos líderes e carreiras. Confira a seguir como se deu esta parceria.

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Sobre o banco Inter e a Selpe

O Banco Inter dispensa apresentações, afinal, consiste em um dos bancos digitais mais populares do Brasil. O grande propósito do Inter é oportunizar o acesso a produtos e serviços financeiros que possam descomplicar a vida dos seus clientes. Veja abaixo alguns deles:

  • Conta digital gratuita;
  • Empréstimos;
  • Plataformas de investimentos;
  • Cartões de crédito e débito;
  • Seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Vale dizer que o Inter conta com mais de 20 milhões de clientes e mais de 4 mil colaboradores, atuando em 99% dos municípios brasileiros.

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Contudo, mesmo com a solidez de seu corpo de colaboradores, em 2020, a instituição percebeu a necessidade de desenvolver um programa de liderança, firmando assim uma parceria com a Selpe.

Criada em 1965, a Selpe, por sua vez, consiste em uma empresa de consultoria de RH, especialista em Gente e Gestão. Seu grande objetivo é prestar apoio às empresas no que se refere aos processos de recrutamento e seleção, contratação de candidatos por tempo determinado e programas de desenvolvimento de liderança.

Por que é importante desenvolver a liderança nas empresas?

Quando uma organização conta com bons líderes, a gestão impacta de forma positiva a equipe liderada, proporcionando relações mais equilibradas e desenvolvendo a confiança entre os colaboradores.

Então, quando falamos em desenvolvimento de liderança, pensamos no processo de gestão de pessoas, cujo objetivo é a formação de líderes. Desse modo, é preciso que os gestores olhem para os atributos e requisitos do cargo de líder para desenvolverem as habilidades e competências nos colaboradores que pleiteiam a vaga.

Assim, é esperado que um líder esteja ciente dos resultados que sua equipe precisa entregar. Além disso, é preciso que o líder tenha conhecimento de qual é o desempenho dos liderados no exercício de suas atividades a fim de desenvolvê-los a partir dos perfis comportamentais.

desenvolvimento de líderes
Fonte: Freepik

Daqui se segue a importância de um líder. Ao estar atento aos pontos fortes e fracos de seus colaboradores, um bom líder consegue delegar melhor as tarefas da empresa para os profissionais de acordo com cada perfil. Isso permite que as tarefas sejam cumpridas com maior qualidade e excelência.

Um bom líder também deve ser capaz de ouvir os seus liderados, fornecendo-lhes feedbacks construtivos para o aprimoramento de seus trabalhos. Essa ação da liderança é uma ótima forma de retenção de talentos.

Processo de desenvolvimento de líderes no Inter pela Selpe

Entendendo a importância de formar bons líderes, em 2020, o Inter firmou uma parceria com o grupo Selpe. Dessa maneira, o grupo começou a atuar, aplicando assessments – relatórios para a compreensão de perfis comportamentais dos colaboradores –, visando líderes em potencial.

Sendo assim, a AssessFirst Brasil (representada pela Selpe), tomou como foco o desenvolvimento de habilidades comportamentais embasadas no Learning Agility.

Os resultados dos testes foram então transformados em planos de desenvolvimento de liderança, focados nas particularidades e desempenhos de cada um dos colaboradores.

Capacitação do RH para um recrutamento e seleção mais efetivo

Além do desenvolvimento de líderes, a Selpe também assumiu uma outra responsabilidade diante dessa parceria, no caso, o desenvolvimento de carreiras. Dessa forma, a empresa organizou alguns workshops para treinamento da equipe de recrutamento e seleção em 2021.

A grande finalidade do treinamento foi desenvolver e aumentar o desempenho do processo de contratação de colaboradores, buscando profissionais mais alinhados às necessidades do cargo e à cultura organizacional do Inter. Mas, isso só foi possível devido à alta qualidade dos dados apresentados pela AssessFirst.

Dessa forma, embasada na inteligência artificial e na People Analytics, a plataforma pode ancorar as decisões da equipe de RH, permitindo processos de captação e contratação de colaboradores mais assertivos.  

Gostou de saber sobre este case de sucesso da Selpe no que tange o desenvolvimento de líderes? Não se esqueça de compartilhar esta publicação nas redes e continue a acompanhar os nossos demais conteúdos de valor aqui no site.

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.