Novas gerações no trabalho: o que esperam das empresas?

Novas gerações no trabalho: o que elas esperam do ambiente profissional?

A melhor forma de aumentar o engajamento das Gerações Y e Z é entendendo suas expectativas quanto às empresas.

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novas gerações no trabalho
Fonte: Freepik

Hoje a geração dos Millennials soma ⅓ da população brasileira e, quando pensamos no ambiente de trabalho, esta representatividade passa a ser maior. Um estudo do Itaú BBA apontou que a força de trabalho brasileira é composta de 50% de Millennials, e o esperado é que até 2030 essa geração represente 70% de nossa força de trabalho.

Esses dados só nos apontam o quanto as novas gerações têm peso nos ambientes profissionais e, portanto, merecem ter suas opiniões e valores respeitados. Além do mais, como refletem a maior mão de obra das empresas, são elas a chave para o aumento da produtividade.

Para entendermos melhor esta relação das novas gerações no trabalho, devemos antes dar um passo para trás e pensarmos nas características de cada geração. Vejamos a seguir!

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Características profissionais de cada geração

Comecemos então pelos Baby Boomers que são aqueles que nasceram entre 1940 e 1960. Esta geração é conhecida como a geração dos trabalhadores, uma vez que os seus membros priorizavam o trabalho em detrimento de sua vida profissional.

Já a Geração X contempla os que nasceram entre 1960 e 1980, os quais são marcados por uma maior independência financeira e estabilidade profissional.

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Agora, os nascidos entre 1980 e 1995 marcam a Geração Y, popularmente conhecida como a geração dos Millennials. Estes são caracterizados por um alto nível educacional, gosto pela tecnologia e maior consciência social.

Por fim, quando pensamos em força de trabalho, ainda temos a Geração Y, que compreende aqueles que nasceram entre 1995 e 2010. As grandes características deste grupo são: hiperconectividade, preocupação com a estabilidade financeira e engajamento com as lutas sociais.

O que as novas gerações buscam nas empresas?

Já podemos antever o grande impacto que essas diferentes características podem ter no ambiente profissional. Afinal, está cada vez mais comum o uso da expressão ‘conflito geracional’. Desse modo, o conflito está no desentendimento impulsionado pelas diferentes gerações em uma mesma empresa.

Mas, talvez este conflito possa tomar novos contornos no futuro em que grande parte dos Millennials assumirão cargos de liderança. Por isso, é fundamental que entendamos o que as novas gerações no trabalho esperam de seus empregadores.

Uma pesquisa feita pela Gallup revelou que tanto a Geração Y quanto a Geração Z querem que as empresas valorizem o seu bem-estar. O ponto é que se os colaboradores não tiverem a sua integridade física e mental assegurada, a organização como um todo também deixa de ser saudável.

Outra conclusão apontada pela pesquisa é que as novas gerações esperam que seus líderes sejam mais éticos. Devemos lembrar que estamos falando de gerações que vivenciaram grandes escândalos de corrupção, vendo desmoronar diversas organizações.

Aqui, a ética está intimamente ligada aos valores humanos que são incorporados dentro do ambiente de trabalho e que são a base de princípios como sustentabilidade, integridade e confiança.

Além disso, por um lado, os Millenials mais velhos prezam por líderes mais transparentes e abertos, o que só é possível a partir de uma comunicação dialógica verdadeira e clara. Por outro lado, a Geração Z e até mesmo os Millennials mais novos esperam por líderes que apoiem a inclusão, a diferença e a diversidade no ambiente profissional.

Em outras palavras, as novas gerações no trabalho estão buscando um alinhamento com os princípios que norteiam suas vidas e aqueles que embasam as empresas.

Como aumentar o engajamento das novas gerações no trabalho?

novas gerações no trabalho

Fonte: Freepik

Partindo das expectativas das novas gerações ao que se refere os espaços profissionais que ocupam, percebemos que o ambiente profissional deverá ser revisto. Atualmente, já não há mais aceitação, tampouco espaço, para regras mais rígidas e engessadas.

Sistemas hierárquicos em que se faz ver abuso de poder também já não cabem mais. Desse modo, o melhor é que as organizações se moldem com espaços mais abertos, flexíveis e inclusivos.

Aliás, ambientes mais integrados e colaborativos devem ganhar maior popularidade e apreço das novas gerações. Até porque a busca por relações mais equilibradas e saudáveis tem se tornado corrente no dia a dia dessas gerações.

Além disso, uma outra forma de aumentar o engajamento das novas gerações no trabalho é oferecendo um maior suporte tecnológico. Devemos lembrar que estamos falando de gerações que amam tecnologia e que vivem conectadas 24 horas por dia.

Desse modo, empresas que investem em automação de seus processos e em ferramentas digitais estão mais propensas a captarem esses talentos.

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Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

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