4 habilidades que todo dono de academia precisa desenvolver
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Dono de academia: 4 habilidades indispensáveis que você precisa ter!

Dispor de empatia e de uma boa comunicação é essencial para retenção não só de funcionários quanto de clientes em seu espaço fitness.

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    dono de academia
    Fonte: Freepik

    É dono de academia, mas está com dúvidas de quais soft skills precisa desenvolver para ter sucesso em seu negócio? Então, deixe-nos te ajudar com essa empreitada.

    Sabemos que assumir um perfil de liderança dentro de uma academia é fundamental para inspirar e motivar funcionários e alunos. Assim, como assumir uma postura autoritária e impositiva pode deixar aqueles que frequentam o ambiente desconfortáveis e temerosos.

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    Se quer criar um ambiente harmônico e seguro, então acompanhe as 4 habilidades que um dono de academia deve ter.

    1.  Liderança

    Todo dono de academia que quer alcançar o sucesso em seu negócio precisa desenvolver a habilidade de liderança. E perceba, dissemos liderança e não chefia, mesmo porque existe um abismo entre ser um líder e ser um chefe. Comecemos por esse último.

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    Chefes, geralmente, são figuras que estão no topo de um sistema hierárquico, no qual transparece graus de poder e, claro, autoritarismo. É comum que os chefes ocupem uma relação de distanciamento dos seus funcionários, sendo visto como uma figura bastante temida. E isso é o completo oposto de um líder.

    Líderes têm por função o engajamento de seus liderados, mostrando-lhes seus respectivos potenciais. Além disso, ocupam um papel de orientação, guiando a equipe na tomada de decisão, que, no geral, é feita em conjunto.

    Podemos ainda destacar que bons líderes se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores, promovendo momentos de abertura para que se sinta confortáveis para comunicar suas dores e suas necessidades. Sem contar que buscam levar motivação ao time, explorando ao máximo o melhor de cada um dos funcionários.

    Dito isso, para o bem do seu time e, claro, de sua academia, pergunte-se se está ocupando uma posição de chefia ou de liderança.

    2.  Solução de conflitos

    Você se considera um dono de academia mais apaziguador ou aquele que coloca ainda mais lenha na fogueira quando os colaboradores brigam entre si? Independente do porte de sua academia e da quantidade de funcionários, saber solucionar conflitos é essencial.

    Lembre-se que você está lidando com pessoas, sendo comum que algumas divergências de opiniões e ruídos comunicacionais podem se fazer presentes. Assim, cabe a você apaziguar qualquer conflitono interior da sua academia. Claro, isso visando a manutenção de um  clima organizacional mais harmônico para todos que o frequentarem.

    Aliás, melhor do que ficar buscando culpados é tentar dissolver o conflito de modo que ambas partes envolvidas se sintam bem com a resolução e não injustiçadas. E, bem sabemos, que a melhor forma de fazer isso é desenvolvendo a habilidade da comunicação.

    3.  Comunicação clara e eficiente

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    Fonte: Freepik

    O diálogo é base de toda e qualquer relação, sobretudo a profissional. Um dono de academia precisa ter uma comunicação clara, ao ponto de se fazer compreender por todos, sejam os professores e clientes. Isso porque, quando pensamos na equipe de profissionais que compõem a academia, a boa comunicação interna é fundamental para dissolver conflitos e propor ações mais estratégicas que possam gerar maiores resultados.

    Agora, lembre-se, a comunicação não se resume a falar sem parar, estamos falando de um contexto dialógico em que ambas partes falam, mas também escutam. E vá por nós, é de uma sabedoria imensa saber a hora de se calar e ouvir.

    Agora, quanto aos clientes, uma comunicação clara e eficiente também é essencial para o estabelecimento de um ambiente mais harmônico. Aliás, ninguém gostaria de habitar uma academia em que a figura de maior poder é ríspida, grossa, mal educada e não trata bem seus colaboradores e alunos, não acha?

    Uma comunicação agressiva pode levar a sua academia a perder clientes, além de influenciar na construção de uma imagem negativa da sua empresa.

    4.  Empatia

    Ser empático é uma forma de ler os desafios alheios pela ótica do outro. E, como não poderia ser diferente, a empatia é uma soft skill que deve ser desenvolvida por um dono de academia, porque antes de lidar com colaboradores e clientes, você está lidando com seres humanos, que nem sempre estarão em seus melhores dias.

    Isso se deve ao fato de que muitas vezes a nossa vida pessoal impacta diretamente na forma como agimos em nossa vida profissional, por mais que não queiramos. Dessa forma, é natural encontrar, vez ou outra, um colaborador para baixo ou até mesmo um cliente desmotivado e sem perspectiva de desenvolvimento.

    E aqui, cabe a você, praticar a escuta atenta e se colocar em um espaço de empatia, estando disposto a ajudá-los no que for preciso. Aliás, essa é uma forma, inclusive, de estreitar os laços com seus funcionários, fazendo com que se sintam seguros para contar com você quando precisarem.

    Uma relação embasada na empatia pode ainda levar a sua equipe a se sentir mais satisfeita no ambiente de trabalho. E trabalhadores satisfeitos é sinônimo de trabalhadores mais produtivos.

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.