Gamificação nas empresas: o que é e quais são suas vantagens?
Aumente o engajamento, atenção, motivação e satisfação dos colaboradores, implementando elementos de jogos nos processos internos.
Anúncios
A gamificação já está sendo bastante aplicada na educação, mas também em muitas empresas de pequeno a grande porte. Isso porque a gamificação nas empresas traz uma série de benefícios, sobretudo para os colaboradores, que uma vez mais engajados com os processos dinâmicos tendem a ser mais produtivos.
Além de criar ambientes mais harmônicos, respeitosos e até lúdicos, a gamificação pode atrair o foco dos profissionais para o que realmente é importante. Além disso, pode ser a peça que faltava para motivá-los na busca da realização de metas e a conquistarem resultados mais satisfatórios para a organização.
Afinal, o que é gamificação?
O conceito vem da palavra ‘game’, que significa jogo, dessa forma, gamificação se refere a aplicação de elementos presentes nos games, como regras, pontuações e até competição em contextos outros. Isso para incentivar um ambiente de jogos e estimular ainda mais os participantes, no caso de empresas, sejam consumidores ou colaboradores.
Anúncios
Aliás, este método criativo surgiu como uma forma de fazer com que os consumidores pudessem ter experiências mais positivas com as marcas. Por isso, em outras palavras, podemos definir a gamificação como o uso de técnicas de estímulos que, originalmente, são aplicadas em games, mas que também cabem em outros contextos, sendo o empresarial um deles.
Como a gamificação se embasa nas experiências das partes envolvidas, tende a aumentar o engajamento e a motivação dos participantes. Quer um exemplo?
Anúncios
A criação de um programa de recompensas para o time interno dado o cumprimento de metas, utilizando alguns elementos presentes no universo dos jogos (pontos, regras, tarefas etc) é uma forma de ilustrar a aplicação da gamificação nas empresas.
Quais as principais vantagens da gamificação nas empresas?
Agora que já entendemos no que consiste a gamificação, vejamos a seguir 5 dos benefícios de sua aplicação no ambiente empresarial. Acompanhe abaixo!
1. Melhoria do aprendizado
Considerando que a gamificação traz elementos e dinâmicas dos jogos, a técnica pode melhorar o aprendizado e a aplicação dos conhecimentos técnicos dos colaboradores no ambiente profissional. Afinal, é comum que quando recebemos estímulos mais agradáveis, as chances de assimilação da mensagem são maiores. Não é de se espantar que a gamificação também esteja tão presente na educação.
Aliás, o processo de gamificação pode ser a chave para que líderes possam lidar melhor com colaboradores da geração Z. Isso porque eles são os mais afeitos ao universo dos games e, com certeza, tendem a aprender mais rápido e de forma mais eficiente quando estão imersos nesse universo.
2. Potencialização do foco e da concentração
Você já viu a concentração despendida por um gamer ao ter que passar por um obstáculo de um jogo desafiador? Então já deve entender o quanto a gamificação pode melhorar o foco, a organização no trabalho e a concentração dos funcionários da empresa.
É a essência dos jogos trazer narrativas que possam prender a atenção, envolvendo os jogadores no universo criado. Assim, com processos internos mais dinâmicos, interativos e (por que não?) divertidos, os seus colaboradores certamente se manterão focados por mais tempo.
3. Harmonia nas relações profissionais
Outro benefício da gamificação nas empresas diz respeito a manutenção de relações profissionais mais harmônicas e até mesmo de um clima organizacional mais saudável. Isso porque a gamificação permite que os colaboradores se entendam melhor e resolvam entre si problemas que possam existir de forma mais respeitosa possível.
E claro, que a gamificação aplicada nos processos internos aproximará ainda mais os funcionários, promovendo o trabalho em equipe e o espírito de cooperação.
4. Mais motivação e engajamento
A dinâmica dos jogos nas atividades empresariais ainda proporciona que os colaboradores se mostrem mais engajados e motivados na busca por resultados. Mesmo porque é comum que os funcionários se sintam desafiados a atingirem determinadas metas que, no geral, são recompensadas
E de quebra, a autonomia dos funcionários acaba sendo uma outra habilidade promovida pela gamificação. Isso porque para cumprirem suas demandas os colaboradores demonstrarão um papel mais ativo, tal qual nos games.
5. Coleta de feedbacks
E não pense você que os benefícios da gamificação param por aí. A partir da implementação da gamificação, a cultura do feedback passa a ser otimizada, visto que a resposta dada ao estímulo é automática.
Assim, em tempo real, os líderes conseguem analisar as conquistas, evoluções e superações dos colaboradores ao decurso de realização de suas atividades. Além disso, os pontos de dificuldade, que precisam ser melhor desenvolvidos, também são mais fáceis de serem acompanhados.
Sabendo dos benefícios da gamificação nas empresas, nada melhor do que compartilhar este post para que mais pessoas acessem essa informação, não acha? Nos vemos na próxima, até mais!