Financiamento Imobiliário Inter: confira as características - INFOCU
Pular para o conteúdo

Financiamento Imobiliário Inter: confira as principais características

Com o financiamento imobiliário do Inter, a casa ou apartamento pode ser pago em até 30 anos. Veja como funciona.

    Anúncios

    financiamento imobiliário Inter
    Fonte: Rawpixel

    Um imóvel é um dos principais objetivos grande parte das pessoas e, hoje em dia, uma série de soluções podem ser encontradas para contribuir nessa trajetória. Uma delas é o financiamento Imobiliário Inter, com prazo de até 360 meses e diferentes taxas.

    Normalmente, o financiamento é uma opção comumente procurada quando o indivíduo deseja adquirir um apartamento ou casa, mas não possui a quantia total para oferecer para o proprietário. Desse modo, recorre ao banco, que efetua o pagamento, enquanto o cliente tem a dívida parcelada e deve pagá-la ao banco, envolvendo taxas, parcelas e um período pré-definido.

    Anúncios

    Sendo assim, o processo depende muito da realidade financeira do interessado, o que envolve a quantidade de meses em que se pretende acertar, as taxas e demais aspectos que serão ou não compatíveis com o perfil de cada um.

    Como funciona o financiamento imobiliário Inter?

    O financiamento imobiliário Inter tem direcionamento para imóveis a partir de 150.000,00. Além disso, é possível obter o financiamento de até 70% do valor, o que, em alguns casos, pode ser favorável para o objetivo do cliente. Desse modo, o cliente necessita de 30% da quantia do imóvel para apresentar de entrada.

    Anúncios

    Há chance de financiar o imóvel em 360 meses, o equivalente a 30 anos. Já as taxas são a partir de 9,4% ao ano + Taxa Referencial (TR), uma das principais taxas aplicadas pelos bancos. Essa pode ser uma opção para quem deseja menor variação e maior previsibilidade.

    No entanto, no Inter, o cliente que escolhe a taxa mais compatível com suas preferências e necessidades. Sendo assim, além da opção da TR, é possível encontrar a opção a partir de 3,9% ao ano + poupança. Esse é um caso que apresenta um teto máximo de 10,17% ao ano, com prazo também de até 360 meses. A diferença é que as parcelas podem ser menores.

    Há ainda o financiamento para imóveis comerciais a partir de 7,0% ao ano + IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Com o mesmo prazo dos demais e assim como a TR, pode apresentar uma variação mais baixa e por outro lado, maior previsibilidade.

    Sobre o processo de solicitação do crédito Imobiliário

    Em primeiro lugar, vale citar que no Inter só existe a possibilidade de financiamento de imóveis que tenham Habite-se. Trata-se de um documento com emissão da prefeitura, que comprova a construção de acordo com as exigências legais, assim como a aptidão para habitação. É um documento crucial para que o imóvel esteja regular e conta com emissão depois do encerramento da obra.

    Para a obtenção desse documento, basta falar com o proprietário do imóvel, uma vez que a partir da matrícula do imóvel, é possível obtê-lo.

    No geral, o processo para o financiamento imobiliário Inter é simples. Ele ocorre a partir da simulação, em que o primeiro passo requer informações predominantemente do imóvel, como o valor. Também será preciso preencher as suas informações.

    Em cerca de 24 horas, um dos especialistas do Banco Inter entrará em contato. Após enviar a documentação requisitada, uma análise de crédito será feita, com o prazo de 5 dias. Além disso, mais documentos podem ser pedidos para que o contrato seja preparado. A partir desse ponto, 20 dias, em média, podem levar para que o contrato de financiamento seja assinado.

    financiamento imobiliário Inter
    Fonte: rawpixel

    Em relação aos documentos necessários para o processo, estão os do imóvel, como IPTU, fotos e matrícula. Já do vendedor, se pode requisitar o RG, comprovante de endereço atualizado e CPF ou CNPJ. No caso do comprador, os mesmos são necessários, além da declaração de saúde e certidão de casamento ou nascimento. Há ainda outros que podem ter solicitação para o processo, como de renda.

    O processo se encerra com o registro do imóvel, feito pelo cartório de registro de imóveis. Uma vez que a documentação completa for entregue, as chaves do apartamento ou casa serão recebidas pelo cliente. Vale enfatizar a questão de que o registro é responsabilidade do cartório.

    Dicas para contratar o financiamento imobiliário inter ou outro

    A princípio, pode soar como um processo muito burocrático, porém, ao se informar e contar com um banco de confiança, o processo pode ser mais tranquilo. Esse é um compromisso de longo prazo, por isso, é preciso se planejar para a entrada e ter atenção em cada etapa do processo para evitar frustrações.

    Não se esqueça que a organização financeira é crucial em qualquer ponto da vida e ao tomar uma decisão dessas, o cuidado deve ser redobrado. Além da cautela para se planejar para pagar a entrada, é preciso se organizar para atender as parcelas mensalmente pelos próximos anos. Por isso, resolver dívidas antigas e traçar um plano mais sólido são ações viáveis.

    Do mesmo modo se deve ter atenção ao Custo Efetivo Total (CET), que envolverá as taxas de administração, índices de correção, seguros obrigatórios e as taxas de juros do banco. Além disso, estar atento aos custos com cartório também vale a pena.

    Por fim, se pode perceber que, uma solução como o financiamento imobiliário Inter é capaz de tornar possível o alcance de um grande objetivo de muitas pessoas. No entanto, é preciso se planejar e identificar a opção mais compatível com cada realidade.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.