Eficiência operacional: aprenda o que é, sua importância e como alcançá-la?
Com uma boa gestão de processos e investimentos em inovação, sua empresa pode se tornar mais eficiente e crescer de forma sustentável.
Anúncios
Se está buscando formas da sua empresa conseguir aumentar a margem de lucro, entenda de uma vez por todas que você precisa investir em eficiência operacional. Isso porque uma boa gestão dos processos a fim de aumentar a produção, gastando o mínimo possível, é uma forma contundente de não entrar no vermelho.
Não se engane, para oferecer um produto e/ou serviço de qualidade para o seu cliente não é preciso de muitos investimentos, mas dos investimentos certos. Em outras palavras, é extremamente factível oferecer um resultado exímio enxugando custos e cortando desperdícios.
Para tanto, é fundamental que você compreenda que a eficiência profissional anda lado a lado com a gestão de processos internos, ambos são responsáveis por ditar o lucro ou o prejuízo de uma empresa.
Anúncios
Eficiência operacional: o que é e como calcular?
A eficiência profissional está ligada à capacidade de uma empresa de produzir mais com menos recursos. Dessa maneira, é fundamental que as empresas aprimorem seus processos de modo a entregarem produtos e serviços com o máximo de economia, sem que isso interfira na qualidade da produção.
Por isso, é fundamental que a organização conheça os seus processos internos de forma a entender seus custos, mas também suas receitas. Isso porque simplificar ao máximo os processos internos é uma forma de reduzir gastos desnecessários. Mas, isso não quer dizer que a empresa tem que diminuir a qualidade de sua produção.
Anúncios
O cálculo da eficiência operacional é muito simples, isso porque consiste na razão das entradas sobre as saídas. Ora, quanto mais entradas uma empresa tem, maior é a sua eficiência operacional.
Perceba que essa é uma forma de compreender se os seus investimentos estão tendo um retorno substancial ou se os gastos estão se sobrepondo a qualquer rentabilidade.
Sendo assim, para fazer este cálculo, basta que você saiba o custo das entradas – salário dos colaboradores, tempo gasto e trabalho executado –, e o retorno das saídas, no caso, o retorno dos produtos e serviços.
Por que investir em eficiência operacional?
A eficiência operacional é um fator de peso quando pensamos em competitividade. Uma empresa que não possui eficiência não consegue estar à frente da concorrência. Sem contar que estará propensa a gastar mais do que o necessário.
A ideia é que a empresa seja capaz de fazer mais com menos dentro dos métodos de qualidade estabelecidos. Em outras palavras, com eficiência operacional, a organização tende a ter maiores resultados com poucos investimentos e tempo.
Com uma boa gestão de processos e um contundente controle do desperdício, a empresa terá o máximo de aproveitamento de seus recursos, dito de outro modo: terá mais rentabilidade.
Como atingir a eficiência operacional em sua empresa?
Como vimos anteriormente, o conhecimento dos processos internos da empresa é muito importante para atingir a eficiência profissional. Assim, comece por mapear estes processos buscando verificar três fatores:
- Existem desperdícios?
- Possuem qualidade?
- Geram mais lucro ou prejuízo?
Após levantar essas questões, para uma gestão de processos mais promissora, é crucial levantar os problemas que estão atravancando a eficiência de sua empresa. Uma vez conhecidos, elimine-os de forma estratégica.
Além disso, é interessante também identificar a posição da empresa diante da concorrência. Por vezes, é possível aumentar o preço do produto para conseguir uma margem maior de lucro, mas vá com calma para não ser soterrado pelos concorrentes e para não perder clientes.
Outro fator importante que deve ser levado em conta é se a empresa tem bons processos de controle de estoque e de prevenção de perdas. Afinal, qualquer desperdício mínimo pode diminuir a eficiência da organização.
Lembre-se ainda que o seu bem mais valioso é o capital humano. Por isso, certifique-se que seus colaboradores são qualificados para o desempenho de suas respectivas funções. Entender as necessidades do cliente também cai bem, tanto as de hoje quanto as futuras, assim você alinha os seus produtos para que sejam soluções e não novas dores.
É fundamental também que sua empresa esteja engajada em investir em inovação. Tanto ao que tange a equipamento quanto ao que concerne aos seus produtos e serviços.
Lembre-se de que o Mercado já está saturado do óbvio, e pensar fora da caixa pode fazer toda a diferença na hora de aumentar a eficiência de seus processos. Por isso, seja criativo no uso da tecnologia.
Por fim, não se esqueça de traçar bons planejamentos financeiros, buscando sempre orçamentos mais enxutos, mas que não comprometam a sua produção. Faça isso e com certeza a eficiência de sua empresa irá aumentar naturalmente.