Saiba como funciona o seguro de vida
O que é e como funciona o seguro de vida e suas particularidades!
Anúncios
“A vida é uma caixinha de surpresas” é uma frase bastante conhecida que carrega muita sabedoria. Afinal, não se sabe quando uma oportunidade boa pode surgir, nem quando um imprevisto ruim pode aparecer. No final, a vida é imprevisível e tudo pode acontecer.
Dessa forma, como se preparar para o desconhecido? Muitas pessoas se preparam para essas possibilidades através dos seguros. É visto como uma maneira de assegurar uma facilidade ou um caminho mais fácil num futuro difícil que pode acontecer.
Resumindo, o seguro é uma maneira de garantir a si mesmo e a quem você ama benefícios que lhe auxiliarão num momento complicado! Entretanto, cada tipo de seguro conta com as suas particularidades: o seguro de vida é aquele que discutiremos aqui. Você sabia que apenas 15% dos brasileiros têm um seguro de vida?
Anúncios
Muito disso se dá por falta de conhecimento ou por achar que não “precisam” do serviço. No entanto, o seguro de vida é voltado para quem se preocupa com o futuro das pessoas que ama!
Então, se você sempre teve dúvidas de como funciona o seguro de vida, não se preocupe que este artigo irá saciar suas curiosidades!
Anúncios
O que é o seguro de vida?
O seguro de vida, assim como demais seguros, é um serviço contratado que visa a proteger e garantir as finanças dos beneficiários. Como assim? Bom, diante de algum imprevisto ou acidente que leve o segurado à morte, os beneficiários (herdeiros, parentes ou amigos) recebem uma quantia em dinheiro.
Essa quantia é chamada de indenização e serve como uma forma de ajudar os beneficiários num momento tão difícil quanto o luto. No entanto, o seguro de vida também pode ser acionado quando não houver morte.
Por exemplo, se o segurado sofre algum acidente ou imprevisto que o impeça de trabalhar, o seguro pode ser ativado mesmo em vida. Também pode ser acionado em caso de doenças graves ou cirurgias que são cobertas pelo plano.
E como se contrata o seguro de vida, você me pergunta? Bom, primeiramente é necessário comprar uma apólice. Assim deve ser feito um pagamento único ou dividido em parcelas. Após isso, caso ocorra uma fatalidade com o segurado, o dinheiro é liberado. É bem simples, não é?
Quer entender melhor como funciona o seguro de vida? Então continue a leitura!
Como funciona o seguro de vida?
O seguro de vida funciona de forma parecida com os demais seguros, ou seja, através de um contrato entre o segurado e seguradora. Este contrato é feito voltado para as necessidades do cliente. Dessa forma, a abrangência do seguro assim como os valores a serem pagos (integralmente ou dividido em parcelas) é decidido ao fechar o contrato.
Primeiramente, o segurado pode fazer uma simulação do seguro de acordo com as próprias necessidades. Satisfeito com as especificidades, assim como o valor da cobertura total do seguro, o contrato é firmado.
Dessa forma, para ter direito ao seguro, o segurado precisa pagar o valor mensal (ou anual) estipulado no contrato. O valor é variável dependendo do perfil do contratante assim como a cobertura escolhida. Caso não haja o pagamento em algum momento, o acesso ao seguro é revogado.
Então, quando um imprevisto ocorrer, desde que ele seja coberto pelo seguro, a indenização ocorre. Primeiramente, os segurados entrarão em contato com a seguradora e a mesma retornará o que chamam “aviso de sinistro”.
Este documento deve ser retornado preenchido de maneira correta e anexado com uma lista de documentos (que variam de acordo com cada seguradora). Então, a indenização ocorre. E indenização significa, logicamente, receber uma quantia em dinheiro. Essa indenização pode vir para familiares, amigos ou até mesmo o próprio contratante em casos específicos estipulados no contrato.
Quanto tempo demora a esta quantia de dinheiro ser liberada? Bom, isso também é previamente acordado, mas geralmente demora até 30 dias. No entanto, vale a pena apontar que esses detalhes podem variar de acordo com cada seguradora. Algumas podem incluir adicionais, outras podem exigir mais documentos para efetivação do seguro. Tudo depende da norma de cada empresa.
E aí? Conseguiu entender como funciona o seguro de vida?
O que acontece se eu cancelo o seguro de vida?
Muitas pessoas têm essa dúvida, pois esperam que, ao cancelar o seguro, ganhem de volta os pagamentos feitos. Mas não é assim que funciona o seguro de vida. Primeiramente, você pode cancelar seu seguro de vida sim! Entretanto, ao fazer isto, você não ficará mais comprometido com os pagamentos futuros, mas perderá o direito ao seguro caso algo ocorra.
Existe, porém, um seguro de vida, chamado seguro de vida resgatável, onde é possível receber de volta os pagamentos feitos. No tanto, esse não segue as mesmas regras e especificações aqui ditas.
Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o seguro de vida, compartilhe essa informação com quem se interessar pelo assunto!