Tipos de leilão: conheça os principais - INFOCU
Pular para o conteúdo

Tipos de leilão: conheça os principais

Embora tenham basicamente o mesmo objetivo, os tipos de leilão podem divergir de forma significativa. Veja a seguir.

    Anúncios

    tipos de leilão
    Fonte: Freepik

    É muito provável que você já tenha escutado o termo leilão, mesmo que no meio ficcional. No entanto, os tipos de leilão vão além de obras e diamantes. Eles podem divergir de forma significativa, não apenas em relação aos bens que abrangem, como a respeito das pessoas que podem participar, dinâmica da apresentação de valores, entre outros pontos.

    Basicamente, um leilão é uma modalidade de negociação antiga, e hoje em dia, é mais comum do que muitos podem imaginar. Esse tipo de venda de bens ocorre comumente a partir de órgãos públicos, mas empresas privadas também podem efetuar.

    A seguir, você poderá compreender os principais parâmetros do assunto, em especial, as particularidades dos tipos de leilão.

    Anúncios

    As principais diferenças entre os tipos de leilão

    Conforme citado, um leilão consiste na venda de bens de forma pública. Os bens normalmente estão dispostos em lotes e ocorre a emissão de um edital, com as regras do processo e características desses bens.

    Além disso, há o leiloeiro, que condiz a figura responsável pelo processo de venda dos itens. Já em relação aos interessados, eles realizam um cadastro para que no dia e horário agendados, participem e possam ofertar lances.

    Anúncios

    Aliás, segundo dados acima, os tipos de leilão se diferenciam de várias formas, inclusive no âmbito legislativo.

    Judicial ou extrajudicial

    No leilão judicial, conforme o próprio nome indica, trata-se de um processo que envolve bens com vínculo a alguma ação na justiça. Por isso, muitas vezes, há diferentes pendências associadas aos lotes, mas não deixa de ser um processo capaz de reunir boas oportunidades.

    Por exemplo, no caso de leilões judiciais de veículos, são aqueles comumente que tiveram apreensão por pendências nas justiças trabalhista e cível ou até mesmo em operações investigativas. Nesses casos, contar com suporte de um advogado pode ser interessante para a resolução de questões judiciais, caso necessário.

    Já o leilão extrajudicial, acontece segundo a autorização do representante legal do bem ou do proprietário. Deste modo, negócios privados, comumente em casos de não pagamento de dívidas, retomam o bem para que o montante atenda o valor.

    Dinâmica dos lances

    Entre as particularidades que diferenciam os tipos de leilão, está a dinâmica dos lances. O mais comum recebe o nome de leilão inglês ou leilão aberto de preço ascendente. Neste caso, lances abertos são feitos e devem progredir.

    O envio dos lances pode ocorrer por meio digital de acordo com o tipo de leilão. Os valores podem ter anúncio pelo leiloeiro, do mesmo modo que as ofertas podem partir dos participantes ou de um procurador que represente alguém no processo. É uma opção muito comum para itens de segunda mão, obras de arte e até mesmo imóveis.

    Já o estilo de leilão holândes tem aplicação com menor frequência, em casos como de ordens de mercado. Também é nomeado como leilão de preço descendente aberto. No processo, um valor é proposto e se refere a uma quantidade de itens.

    Ocorre a redução do valor até o momento em que exista disposição de um participante para o pagamento de certa quantidade dos bens que integram o lote ou do preço de reserva.

    Local dos tipos de leilão

    Já no que diz respeito a como os tipos de leilão se diferenciam em relação ao local de realização, vale citar que alguns ocorrem de forma digital. Todavia, outros, são presenciais e há ainda, aqueles simultâneos.

    No primeiro caso, as diretrizes podem ser semelhantes em relação à alternativa presencial. No entanto, todos os lances são feitos por esse canal. Do mesmo modo que, a atualização de ofertas é ao vivo.

    Ao falar do presencial, um local é escolhido, com horário e data pré-agendados. Certamente, há necessidade de comparecimento para dar os lances. No caso do simultâneo, o leilão conta com os dois ambientes e por meio de um sistema que apresenta integração, tem atualização dos lances em tempo real.

    Não esqueça de ter cuidado 

    tipos de leilão
    Fonte: Freepik

    Além das informações acima, vale citar que leilões, em especial, os virtuais, podem ser alvo de golpes. Essa é uma modalidade de leilão que aumentou durante a pandemia. Um exemplo deste crime ocorreu no início do ano, quando criminosos se passaram pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) para agirem.

    Para isso, foram usados dados e fotos dos veículos que seriam leiloados pelo órgão. A partir de uma plataforma fictícia, o pagamento por PIX era solicitado.

    Contudo, vale sempre a pena investigar sobre a plataforma para se certificar sobre a autenticidade. Ainda mais, o edital do leilão também deve ser verificado com cuidado. Dependendo do tipo de leilão, certas medidas podem ser tomadas para ter maior segurança, por exemplo, em um leilão de carros, há chance de solicitar a visita ao pátio onde os veículos estão.

    Além disso, se pode checar na junta comercial do estado se há o cadastro do leiloeiro. Esses são apenas alguns dos diversos cuidados que podem existir, mas de um modo geral, referências e uma boa pesquisa não podem ficar de fora.

    Por fim, com o crescimento dos diferentes tipos de leilão, vale ressaltar que muitas vezes é uma opção para obter um veículo ou outro bem por um valor mais atrativo. Todavia, vale sempre se planejar e ter cuidado.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.