Principais erros de português no ambiente profissional

Descubra os principais erros de português no ambiente profissional e aprenda como evitá-los

Falta de concordância, acentuação e pontuação podem colocar em xeque o bom entendimento de sua mensagem. Evite já!

Anúncios

erros de português no ambiente profissional
Fonte: Freepik

Cometer erros de português no ambiente profissional pode comprometer a sua credibilidade e até imagem profissional. Isso porque a comunicação no trabalho é essencial para estabelecer boas relações com os clientes e até com os companheiros de equipe.

Aliás, não é segredo para ninguém que erros de português podem gerar ruídos na comunicação e colocar em xeque a compreensão da mensagem. Mas, calma, isso não quer dizer que você precisa ser o professor Pasquale para se comunicar bem.

Com as dicas certas, é possível evitar estes erros e manter uma comunicação clara e objetiva. Por isso, reunimos os piores erros de português que você não deve cometer no ambiente profissional, seguidos de dicas precisas para melhorar a sua escrita. Acompanhe a seguir!

Anúncios

Quais os principais erros de português no ambiente profissional?

Erros de ortografia e acentuação são bastante comuns no ambiente profissional e podem causar uma má impressão. Dentro dessa categoria, a confusão entre ‘mas’ e ‘mais’, ‘agente’ e ‘a gente’ e ‘concerteza’ e ‘com certeza’ é a que mais se dá a ver na troca de mensagens em ambientes empresariais.

Além dos erros mencionados, a falta de concordância verbal e nominal também é comum, devemos lembrar que ‘mim’ não conjuga verbo, então: ‘é para mim fazer’ não existe. Aliás, a ausência de concordância verbal é um dos erros crassos que devem ser evitados: ‘nós vai’ é inaceitável.

Anúncios

De modo geral, esteja atento às regras de concordância entre sujeito e verbo, substantivo e adjetivo, além de evitar o uso de pronomes e artigos de forma incorreta.

No ambiente profissional, evite também as abreviações e opte por escrever as palavras em integridade. Afinal, não é certeza que a outra parte irá entender a referência do vocabulário abreviado.

Esteja atento também às pontuações. A falta de vírgulas e uso em excesso pode comprometer o entendimento da mensagem que você quer passar. Afinal, uma vírgula inadequada pode fazer toda a diferença.

Por fim, mas não menos importante, um dos maiores erros de português no ambiente profissional diz respeito ao uso de ambiguidade. Quando você se utiliza de expressões ambíguas, está abrindo um universo de interpretações possíveis. Portanto, seja objetivo e utilize termos claros para evitar mal-entendidos e tornar sua comunicação mais eficiente.

Como evitar erros de ortografia?

Entendido até aqui os erros a se evitar no ambiente de trabalho, agora se ligue nessas dicas que separamos para você melhorar ainda mais a sua escrita.

1.   Leia com frequência

Seja no trabalho ou na vida como um todo, a melhor forma de evitar erros de português é praticando o ato da leitura.

É bem verdade que a leitura abre várias portas para diferentes universos, mas, além de nos apresentar narrativas surpreendentes, a leitura também nos ajuda a melhorar o nosso vocabulário e a nossa escrita.

Assim, dê uma chance a livros da literatura brasileira, eles são uma verdadeira mina de conhecimento e podem te ajudar a ter maior contato com a gramática correta para assimilar padrões de escrita mais adequados. Desse modo, a prática de leitura pode fortalecer seu vocabulário e sua compreensão das regras gramaticais.

Machado de Assis, Eça de Queiroz e Graciliano Ramos são grandes nomes da nossa literatura e possuem obras que com certeza poderão enriquecer o seu vocabulário.

E por falar em leitura, você pode começar dando uma chance para as nossas 7 dicas de livros que irão te ajudar no desenvolvimento pessoal.

erros de português no ambiente profissional
Fonte: Freepik

2.   Utilize dicionários e gramáticas

Todas as vezes que você encontrar uma palavra que te cause certo estranhamento, não hesite em procurá-la no dicionário.

Há quem ache que dicionário é coisa do passado, mas hoje em dia, já encontramos sites com conjugações de verbos, gramáticas e dicionários, que nos permitem consultar quaisquer palavras em poucos cliques. Tente o Dicio, um dicionário de português bastante funcional.

Essa é com certeza uma forma contundente de pesquisar aquele vocabulário, o qual você tem dúvidas sobre a grafia, antes mesmo de enviar a mensagem para o seu interlocutor.

3.   Revise as mensagens antes de enviá-las

A maioria dos erros de português no ambiente profissional poderia ser evitada se revisões atentas e cuidadosas fossem feitas nas mensagens antes do envio. A verdade é que estamos mais propensos a errar quando escrevemos de qualquer jeito na ansiedade de responder rápido.

Contudo, é sempre importante lembrar que uma resposta desatenta pode ser pouco concisa e esclarecedora, dificultando o entendimento do seu interlocutor. Por isso, sempre que possível, faça revisões antes de enviar o texto, assim você corrige o que for necessário para o bom entendimento.

4.   Pratique a escrita

Ao contrário do que muitos pensam, escrever bem não é um dom, mas prática. Se quer melhorar a sua habilidade de escrita, então o melhor mesmo é escrever nos mais diferentes tipos de mídia.

Por exemplo, você pode criar um blog sobre um hobby que domina e escrever blogs posts informativos a respeito. Ou ainda, que tal comprar um diário e escrever sobre o seu dia com uma maior frequência? Além disso, alimentar aquele seu perfil do Instagram, caprichando nas legendas também vale, viu?!

Dessa forma, quanto mais você se expuser à escrita, mais confortável ficará com as regras gramaticais e menores serão as chances de cometer erros.

5.   Utilize ferramentas de correção ortográfica

Considerando que a maior parte da comunicação no ambiente profissional acontece mediante os aplicativos mensageiros, como o WhatsApp, habilite o corretor ortográfico. Dessa forma, na maioria das vezes que escrever incorretamente uma palavra, é bem provável que a ferramenta corrija o erro.

Existem várias ferramentas disponíveis, que podem ajudá-lo a identificar e corrigir erros de português automaticamente. Contudo, cabe ainda uma revisão no texto antes de mandá-lo para o seu interlocutor. Afinal, a inteligência artificial não substitui a inteligência humana, ao menos não ainda.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo