Positividade tóxica no ambiente de trabalho: como evitar?

Positividade tóxica: quando o excesso de otimismo acaba sendo prejudicial?

O enaltecimento de uma cultura de excessiva positividade e supressão de sentimentos legítimos de frustração e insatisfação pode gerar problemas de saúde mental no trabalho. Entenda!

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positividade tóxica
Fonte: Freepik

Sabe quando você conta algum problema para uma pessoa e ela rebate dizendo “pelo menos, você tem saúde” ou deslegitima suas emoções? Isso se chama positividade tóxica. Uma percepção de que os pensamentos positivos devem ser sempre superiores aos negativos.

Tentar se manter otimista em relação aos obstáculos é uma atitude genuína, mas invalidar o que o outro sente com uma constante onda de positividade exacerbada pode gerar situações complicadas, principalmente no ambiente de trabalho.

Mas, afinal, o que é positividade tóxica?

Positividade tóxica se refere a uma mentalidade excessivamente positiva que, em certos contextos, pode ser prejudicial. Ocorre quando pessoas promovem uma visão irrealista de manter a todo momento uma atitude positiva, muitas vezes ignorando ou minimizando emoções negativas.

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Alguns indicadores de positividade tóxica incluem: a invalidação de emoções negativas, falta de consideração pelos desafios reais, dificuldade em expressar sentimentos autênticos e pressão para manter uma atitude sempre positiva.

Logo, a promoção do otimismo exacerbado pode culminar em sentimentos de culpa ou de vergonha ao experimentar emoções menos positivas e também na negação de realidades sofridas em prol de manter uma fachada de positividade.

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Além disso, pode desencorajar a autocrítica construtiva e dificultar a aceitação e aprendizado com erros ou falhas, devido ao medo de parecer ‘não positivo o suficiente’. E, assim, com o passar do tempo longo, um aumento do estresse e da ansiedade pode surgir.

6 dicas para lidar com a positividade tóxica no ambiente profissional

É crucial evitar a manutenção da positividade tóxica no ambiente de trabalho para preservar um espaço saudável e seguro. Aqui estão algumas dicas para lidar com esta questão.

1.  Promova comunicação aberta

Promover a comunicação aberta fortalece a confiança entre as partes envolvidas. Afinal, quando as pessoas se sentem ouvidas e respeitadas, são mais propensas a compartilhar suas opiniões de maneira construtiva. Isso cria uma atmosfera de colaboração e cooperação, essencial para o sucesso de equipes e relacionamentos interpessoais.

Aliás, a comunicação aberta facilita a resolução de conflitos e a tomada de decisões eficazes. Quando todos os envolvidos têm espaço para expressar suas perspectivas, é mais provável que se chegue a soluções mutuamente benéficas.

2.  Crie um ambiente de apoio

Um ambiente de apoio pode ser feito por meio do incentivo à comunicação sincera e ao compartilhamento de preocupações e desafios entre os colaboradores. Isso faz com que eles se sintam acolhidas para expressar suas emoções e necessidades.

Além disso, considere as contribuições individuais de cada membro da equipe. Seja a partir de feedbacks construtivos ou elogios. Ao se sentirem valorizados, os colaboradores se tornam mais engajados e motivados, promovendo um ambiente de trabalho genuinamente mais positivo.

3.  Fomente a autenticidade

Quando você fomenta a autenticidade, então cria um espaço onde os colaboradores se sentem confortáveis para serem genuínos em relação às suas experiências e emoções.

Isso contribui para o desenvolvimento de relações mais honestas entre os integrantes da equipe. Vale lembrar que a honestidade consigo mesmo e com os outros é a base para a superação de desafios e a busca por soluções inovadoras.

Além disso, ao encorajar os colaboradores a serem verdadeiros, você promove um ambiente de aprendizado e desenvolvimento contínuo.

4.  Tenha uma liderança exemplar

Uma liderança efetiva reconhece e valida as emoções dos colaboradores. Isso envolve ouvir ativamente, mostrar empatia e oferecer suporte em momentos de desafio. Ao fazê-lo, os líderes promovem um espaço de confiança e respeito.

Inclusive, líderes exemplares também são modelos a serem seguidos no que diz respeito ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Eles demonstram a importância de cuidar do bem-estar físico e emocional, estabelecendo limites saudáveis e encorajando os colaboradores a fazerem o mesmo.

5.  Ofereça apoio e recursos

Promova um ambiente profissional onde os colaboradores se sintam apoiados e capacitados. Para tanto, é possível criar políticas e práticas que incentivem a busca de ajuda quando necessário.

Assim como a inclusão de políticas para questões de saúde física, mental e social, programas de assistência ao empregado e incentivos para a participação em atividades de bem-estar. Tais ações geram uma ambiência de cuidado mútuo, que vai além da mera busca pela positividade superficial.

6.  Promova o autocuidado

Promover o autocuidado não se trata apenas de palavras, mas de ações concretas. Como a disponibilização de espaços para a prática de atividades físicas, áreas de relaxamento e, até mesmo, o incentivo financeiro para a busca por um equilíbrio estável entre trabalho e vida pessoal.

Outra forma seria estimular a prática de mindfulness e técnicas de controle do estresse. Essas práticas capacitam os colaboradores a lidar de modo saudável com desafios do dia a dia, contribuindo para um ambiente mais equilibrado e resiliente.

É isso! Trabalhe essas dicas para evitar a positividade tóxica e transforme o seu ambiente profissional de uma vez por todas. Para um resultado ainda melhor, desenvolva um bom clima organizacional e impulsione o sucesso da sua empresa.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

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