Como migrar de área profissional: saiba como dar o primeiro passo
Pular para o conteúdo

Como migrar de área profissional

Não tem um jeito correto de migrar de área profissional, mas existem maneiras de tornar esse processo menos complicado

Anúncios

Migrar de área profissional pode ser um processo totalmente inovador em sua vida, porém, não precisa ser um momento desafiador. Nem todo mundo gosta de mudanças, e na vida profissional isso não é muito diferente.

Ao falar em migrar de área profissional, a primeira coisa que vem à mente é a dificuldade desse processo, mas não precisa ser assim.

Anúncios

Apesar de essa transição parecer complexa, a sua força de vontade precisa superar os obstáculos que estão por vir. Dito isso, abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar como migrar de área profissional. Vamos conferir?

Como é possível migrar de área profissional?

Não tem um jeito correto de migrar de área profissional, mas existem maneiras de tornar esse processo menos complicado. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem facilitar essa migração de área profissional.

Anúncios

Ter uma reserva financeira é importante

O primeiro passo antes de migrar de área profissional é ter uma reserva financeira, até porque você não sabe quanto tempo isso pode durar.

Isso significa dizer que você precisa avaliar se você poderá ocupar um cargo com boa remuneração, mesmo que em breve.

Não tem como ter certeza do seu futuro nessa nova área, entretanto, “andar no escuro” pode ser uma atitude muito arriscada. Os riscos são sim, inevitáveis, porém você deve traçar planos para reduzir as chances de erro.

Ter a sua própria reserva financeira não é apenas uma forma de se resguardar, mas também de ter segurança quanto às contas. Todos nós recebemos contas mensais, e não tem como deixar de pagar.

Nessas ocasiões, a reserva financeira pode garantir os próximos pagamentos e a tranquilidade para se dedicar á nova escolha.

Caso você tenha filhos ou pais dependentes, essa reserva financeira se torna ainda mais importante. A sua reserva deve ser para, ao menos, um ano, com base em suas contas periódicas.

Entenda sobre o mercado de trabalho da sua nova área profissional

Agora que você já tem uma reserva financeira, chegou o momento de entender o mercado de trabalho da área profissional que almeja.

Entender sobre o mercado de trabalho permite que você não se deixe entrar em más oportunidades.

Nem todas as oportunidades são interessantes para você, e com o conhecimento necessário, você poderá escolher melhor a atuação na nova área profissional.

Entenda quais possibilidades reais existem nessa nova área profissional, afinal, não é o suficiente gostar da nova área. Você precisa entender de que forma ocorrerá a sua atuação, sempre da maneira mais vantajosa. Fazer o que gosta é primordial, entretanto, saber sobre o seu público, e como lidar com ele, é ainda mais importante.

Peça conselhos de alguém que passou por isso

Agora, você vai pedir conselhos para duas pessoas: alguém que já migrou de área e quem atua nessa área que você almeja entrar.

Esse é um dos passos mais importantes nesse novo início, afinal, você precisa saber onde está entrando. É necessário, portanto, ouvir a voz da experiência e, com isso, saber quais os seus próximos passos.

Pedir conselho para alguém que passou por essa migração de área profissional te ajudará nos aspectos emocionais. Como falamos ao longo do texto, não é fácil migrar de área profissional, principalmente se você não tem apoio.

Essa pessoa poderá dizer a você onde errou, o que faria de diferente e quais devem ser as suas atitudes nesse processo de transição. Outra pessoa que você deve conversar é com quem já exerce a profissão nessa nova área.

Ela poderá te instruir sobre como você deve se preparar, pois, entrevistas de emprego virão por aí. Dessa maneira, você tem que saber alguns detalhes sobre a área, que apenas o profissional que exerce poderá te informar.

Busque extrair ao máximo os aprendizados para área desejada

Toda experiência é válida, principalmente as que podem agregar nesse momento de migração profissional.

Se você está migrando de área profissional, o melhor a ser feito é buscar extrair ao máximo os aprendizados. Além disso, caso você tenha as condições financeiras necessárias, faça alguma especialização.

Dessa maneira, será possível se destacar na nova área profissional, além, claro, de já se adaptar a essa nova profissão. Algumas formas de aprendizado são a pós-graduação, cursos livres, MBA ou afins.

Mas, por outro lado, se você não estiver com condições de arcar com isso, é possível procurar por estágios. Qualquer experiência é válida, principalmente nesse momento, logo, procure enriquecer o seu currículo.

Faça o seu networking para mudar de área

A sua rede de contatos também é um ponto bem delicado e que merece atenção para essa migração de área profissional.

A sua rede de contatos é o famoso networking, visto que, você não pode entrar em uma área sem conhecer ninguém para te ajudar. Esse networking pode ajudar a captar clientes, dependendo da sua nova área profissional.

Além disso, esse networking auxilia também a sua atuação nessa nova área. Como terá uma rede de contatos maior, você não terá apenas mais clientes, mas também dicas de como pode exercer a profissão.

Cuide da sua saúde antes de migrar de área

O rendimento na sua nova profissão deve ser bem produtiva, e, para isso, precisa cuidar da sua saúde. Cuide da sua saúde física, estando cada vez mais disposto e preparado para as novas tarefas. Mas, além da saúde física, você precisa da sua saúde psicológica em dia também.

Se possível, procure ser acompanhado por um profissional da área de psicologia. Assim, você evita o desgaste mental e aumenta a sua produtividade, agregando muito valor para a nova empresa.

Tenha certeza sobre migrar de área

Antes de migrar de área profissional, é necessário ter certeza sobre a sua decisão. Nenhuma decisão será para sempre em sua vida, entretanto, todas elas têm consequências, que podem repercutir por muito tempo, por isso o cuidado.

Entendemos que não tem como ter a certeza das suas decisões, entretanto, busque ter algo mais próximo da certeza. Saiba que essa mudança poderá te deixar feliz com o resultado, é o que importa.

No final das contas, o que vai te satisfazer de verdade é saber estar fazendo o que ama e sentir prazer por essa função. Por fim, com todas essas dicas, você poderá mudar de área profissional sem causar muitos danos certo? Afinal, ficar em um emprego que não gosta não é nada produtivo. Por isso, escolha a área profissional que você se identifica e sucesso nessa mudança!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.