Marketing no TikTok: as principais características
Ainda há muito o que se descobrir sobre o marketing no TikTok, que já é visado por diversas empresas e reúne diferentes táticas.
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Atualmente, ao abordar as redes sociais de maior destaque, o TikTok não pode ficar de fora. Naturalmente, isso se reflete nas possibilidades de como a plataforma pode ter uso para que as empresas alcancem um maior público. Desse modo, cada vez mais, o marketing no TikTok é alvo para estudos e estratégias.
Afinal, é preciso entender o funcionamento para que as estratégias tenham uma aplicação efetiva. Em especial, quando se fala de um mercado com alta concorrência. Logo, vale identificar não apenas as plataformas em alta, como o potencial e possibilidades que oferecem.
Como aplicar o marketing no TikTok?
O TikTok é um aplicativo que se destaca por sua usabilidade e, com disponibilidade para iOS e Android, o aplicativo permite a sincronização de contas com a de outras redes sociais ou a criação com um e-mail. De qualquer modo, o processo é ágil, com um uso que permite ações com a gravação de vídeo como o principal fator.
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O que chama grande atenção na rede, é que o usuário pode aplicar diferentes efeitos, inclusive uma trilha sonora. A partir disso, há também uma área para salvá-los, se pode fazer dublagens, desafios ou até mesmo lives. De acordo com o Hubspot, são mais de 1,5 bilhão de downloads ao considerar a Google Play e a App Store.
Quando se fala do marketing, alguns dos seguintes pontos merecem atenção:
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Produção de conteúdo adequada
Para quem deseja que a marca seja vista, é fundamental estudar as diferentes formas para o marketing no TikTok e claro, conhecer a operação da rede. O primeiro ponto consiste na produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo.
Além da relevância, é preciso considerar alguns dos seguintes pontos:
- Uso de hashtags;
- Frequência de publicação;
- Tipo de vídeo;
- Atratividade alinhada à relevância.
O conhecimento do público é indispensável para delinear cada traço da estratégia em qualquer ponto do marketing digital. Isso envolve a aplicação de hashtags que a sua audiência possa encontrar ou marcar o seu negócio. Desse modo, informações são obtidas para avaliações cruciais, assim como o ganho de um maior reconhecimento no geral.
E, naturalmente, é preciso verificar qual tipo de vídeo ou os tipos de produções que são mais viáveis para a marca. Por exemplo, uma campanha pode envolver duetos. Como exemplo, se pode citar a famosa rede de fast food Burger King, que concedeu desconto para clientes que fizessem dueto com o vídeo da campanha e marcasse a empresa.
Além disso, alinhar a qualidade do material com os objetivos, envolve a atratividade. Esse é um fator que não pode ser posto de fora. Do mesmo modo que se deve reconhecer qual frequência de publicação é mais eficaz para a sua audiência. Por isso que cronogramas são ideais para publicações regulares, pois é algo indispensável para a presença da empresa e potencializa as chances de bons resultados.
Marketing de influência
Em meio aos recursos a serem explorados ao se falar do marketing no TikTok, sem dúvidas, está o trabalho com os influenciadores. Eles são visados nas táticas de marketing em prol de um melhor alcance do público em diferentes sentidos.
Afinal, os influenciadores são acompanhados por milhares de pessoas e estão presentes nos mais diversos nichos. O modo de comunicação com o público conta com uma proximidade interessante para o marketing, pois possuem maior confiança ao transmitir sugestões. No entanto, é preciso ter muita cautela para a escolha de influencers que sejam compatíveis com a empresa.
Como funciona o TikTok Ads?
Há ainda, o TikTok Ads e quando se fala de marketing nessa rede, é algo que não se pode esquecer. Afinal, é uma área especificamente voltada para os anúncios na plataforma. Por meio de inteligência artificial, o aplicativo contribui com uma segmentação ainda mais satisfatória dos anúncios. Isso envolve o comportamento e informações demográficas.
Um outro ponto importante consiste nas possibilidades para alterações, o que envolve o que aparece para os seguidores, até a call to action, que é a chamada para ação, um elemento crucial para as campanhas.
Vale abordar que além dos vídeos publicitários, os profissionais podem encontrar a opção de banners para a criação de anúncios. Na plataforma, os vídeos patrocinados não podem ser pulados como ocorre com alguns outros conteúdos em demais plataformas.
Além do Burger King citado como exemplo, outras marcas já criam para a plataforma, seja por meio de vídeos publicitários ou desafios. Se pode citar o Itaú, Nike, Disney e a Coca-Cola. Isso só reforça o quanto as empresas enxergam cada vez mais o TikTok como uma forma em potencial para chegar ao público.
Desse modo, não apenas a respeito da ferramenta de anúncios, mas no geral, se pode perceber que o marketing no TikTok carrega grande potencial. Todavia, estudos devem ser sempre feitos, juntamente com o acompanhamento de resultados para obter maiores chances de sucesso.