Dress code: como se vestir no trabalho?
Pular para o conteúdo

Dress code no trabalho: saiba como se vestir!

Ambientes mais sérios requerem looks mais clássicos, enquanto ambientes mais descontraídos permitem looks mais despojados.

Anúncios

dress code
Fonte: Freepik

Em um mundo em que nossa imagem fala antes do que qualquer ato verbal, saber como se vestir no ambiente de trabalho é muito importante. Nesse sentido, o dress code vem para guiar os profissionais na hora de montarem os seus looks corporativos.

É certo que o como se vestir e o que é permitido depende de muitos fatores, como o ambiente ocupado e o cargo exercido. Mas, a depender do nível de formalidade da empresa, os colaboradores já conseguem ter maior clareza de como alinhar suas vestimentas à cultura organizacional.

Anúncios

Sendo assim, hoje separamos algumas dicas de dress code para o trabalho, que vão te ajudar a entender melhor como se vestir em diferentes tipos de ambiente. Confira a seguir!

Dress Code: o que é?

Em termos simples o dress code consiste em um código de vestimenta que se enquadra em diferentes ocasiões. Um exemplo disso, é o dress code voltado para eventos sociais como casamentos, formaturas, festas de 15 anos etc.

Anúncios

Em um casamento, por exemplo, o dress code implica na adequação da vestimenta dos convidados à formalidade do evento social. Então, um casamento na praia implica que os convidados estejam a caráter, com roupas leves (mas não menos formais) e, no geral, veranis.

No trabalho também existem diferentes tipos de dress code, alinhados ao ambiente profissional ocupado pelo colaborador. Desse modo, em ambientes mais fechados e burocráticos como bancos, o código de vestimenta também é mais clássico e formal.

Agora, em uma startup na área de Programação em que grande parte do corpo de colaboradores é composta por jovens, o dress code é mais permissivo e flexível. Perceba assim que tanto o ambiente quanto o tipo de trabalho influenciam no dress code em voga.

O que usar no ambiente de trabalho?

dress code
Fonte: Freepik

Para saber qual dress code seguir no seu ambiente profissional, é importante entender o nível de formalidade do local. Como vimos anteriormente, existem ambientes mais permissivos e outros nem tanto, e isso faz toda diferença na hora de escolher o seu look.

Blazers

Os blazers não tem erro, uma vez que não decepcionam nem em ambientes mais burocráticos, tampouco em ambientes mais flexíveis.

Seja em um escritório ou em uma empresa de tecnologia, o blazer pode ser utilizado de várias formas distintas com saias, calças de alfaiataria e até mesmo calças jeans, se o ambiente permitir. Aliás, estampas lisas ou xadrez caem bem em ambientes mais refinados.

Terninhos

Nessa mesma linha, temos os terninhos com diversas opções de estampas e cores. Desse modo, se o seu ambiente de trabalho é mais formal e conservador, busque apostar em ternos com tons mais sóbrios e opacos.

Já se o seu ambiente profissional permite mais ousadia nas vestimentas, pode se jogar sem medo em terninhos coloridos. Aliás, quando combinados com tênis, formam looks bem modernos.

Camisas

Camisas são um clássico e harmonizam bem em looks de trabalho. E o melhor é que podem ser encontradas em diferentes cores e estampas. Assim, são fáceis de compor aquele look mais classudo e também um look mais despojado.

O segredo aqui é se atentar a cor. Cores mais sóbrias sempre caem bem em ambientes formais como bancos, escritórios e fóruns. Já as cores mais vibrantes e estampas alegres são ótimas para novas profissões, sobretudona área do Marketing, TI e Propaganda.

As pregas nas camisas também podem ser utilizadas, mas vale o cuidado em evitar cores mais românticas. Dê preferência a cores nudes, se quiser sair das clássicas cores neutras.

Jeans

Não se engane, o jeans é super permitido no ambiente de trabalho, mas você deve equilibrar o look para não pesar a mão. Evite aquele jeans destroyed com uma lavagem clara. Este tipo de peça é mais para ambientes informais do que ambientes que reverberam um ar de profissionalismo.

Para passar maior refinamento, busque utilizar um jeans mais escuro com um corte de uma pantalona ou de uma calça flare. Aqui vale até mesmo uma calça jeans de alfaiataria.

O que não usar!

Todas as vezes que adentramos um ambiente de trabalho estamos comunicando algo através de nossa imagem. O ponto é como balancear o nosso gosto com os códigos de vestimenta do ambiente corporativo.

Nem toda tendência cai bem no trabalho. Por exemplo, o animal print, aquela famosa estampa animal, por mais bonita que seja, tem uma conotação sexual, a qual você certamente não quer no seu ambiente profissional.

Aliás, fique bem atento às estampas, quando muito chamativas, elas podem prejudicar a sua imagem profissional. Isso se você trabalhar em ambientes mais fechados, em que se prevalece estampas menores e simétricas, além das linhas mais retas.

Isso se deve ao fato do dress code formal passar a imagem de seriedade, segurança e solidez. Mas, também encontramos o novo formal, que traz uma modernidade à formalidade, sendo mais permissivo. Aqui, talvez caia bem neutros coloridos (verde musgo e mostarda, por exemplo), mas ainda com cortes mais retos.

E por falar em cortes, evite ao máximo o uso de roupas decotadas, alça de sutiã aparecendo e até mesmo roupas que deixam as partes do seu corpo expostas como croppeds e minissaias. Isso passa um ar de informalidade e falta de profissionalismo.

Curtiu essas dicas? Então que tal compartilhar com seus colegas de trabalho nas redes para que mais pessoas estejam antenadas sobre o dress code corporativo? Nos vemos na próxima!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.