Novas profissões: Conheça as características - INFOCU
Pular para o conteúdo

Novas profissões: Conheça as características

As novas profissões estão associadas principalmente com as mudanças tecnológicas, inclusive para adaptação de empresas nesse meio.

    Anúncios

    novas profissões
    Fonte: Freepik

    Nos últimos anos, em especial, devido a transformação digital, diversas posições no mercado de trabalho foram extintas e novas profissões surgiram. É algo que faz parte da dinâmica de acordo com as inovações e demandas. Certamente, quem já faz parte do mercado ou pretende ingressar precisa de atenção a essas mudanças.

    Afinal, a partir de questões como essas, é possível ter um direcionamento mais preciso ao buscar por qualificações, inclusive no ensino superior ou até mesmo para iniciar uma carreira. Não se pode negar que, além de ser um meio amplo, as mudanças são constantes.

    Anúncios

    Basta imaginar que, hoje em dia há uma maior adoção do trabalho remoto, em especial, pelo período de pandemia, assim como estratégias diferenciadas de marketing digital, crescimento de marketplaces, o metaverso, soluções cada vez mais avançadas de mobilidade, maior demanda de segurança no meio virtual, entre outras questões.

    Quais são as novas profissões?

    É possível encontrar diferentes perspectivas de novas profissões, algumas em um prazo mais recente e outras que vão mais além. Neste conteúdo, você poderá conhecer cargos com essas duas perspectivas, tais como:

    Anúncios

    Gestor de comunidades

    O gestor de comunidade, também chamado de community manager, atua como o porta-voz de uma empresa ou instituição. Desse modo, assume o papel de interlocutor entre o negócio e seu público.

    Para isso, é responsável por análises e comunicação com os clientes por meio dos canais mais compatíveis com a empresa. O monitoramento do mercado, o que envolve a concorrência, também tem um papel importante em sua atuação, em especial, para avaliar diferentes oportunidades.

    Líder de live streaming

    O live streaming está cada vez mais em destaque, inclusive, como tática de marketing em e-commerce. Segundo um levantamento da Business Insider, só em 2020 o crescimento de lives foi de 70%. Sendo assim, as transmissões ao vivo ganham cada vez mais adeptos e são realizadas com objetivos diversos pelos profissionais.

    Neste contexto, assegurar que as transmissões sejam de qualidade para o público-alvo, independente de seu objetivo, é indispensável. E, é nesse ponto que o papel do líder de live streaming tem grande relevância.

    Esse profissional assume a coordenação de uma equipe para que as transmissões tenham uma boa execução. Por isso, conhecimentos técnicos, capacidade analítica e de coordenação de pessoas são pontos importantes.

    Especialista em people analytics

    Não é de hoje que se sabe o poder dos dados para a tomada de decisões em empresas e gestão de um modo geral. E, há pouco tempo, a atividade de People Analytics tem ganho um destaque interessante no mercado.

    Afinal, não basta ter dados, é preciso que existam soluções. É nesse caso que o profissional de People Analytics entra em ação. Afinal, a obtenção de informações pode ser mais produtiva ao invés de usar esse fator apenas analisar o desempenho dos profissionais. Por exemplo, pode agregar nos processos de atrair e reter talentos.

    Isso indica uma atividade analítica e preditiva. Por isso, tem um papel estratégico para as empresas que desejam explorar ainda mais o seu potencial, encontrando para isso, modos de enxergar o desempenho que determinados candidatos podem ter, melhorar a produtividade e engajamento.

    Novas profissões na área de segurança da informação

    Assim como outras, a área de segurança da informação conta com diversos caminhos, inclusive o campo de cibersegurança. No primeiro caso, se trata de práticas e normas para resguardar a integridade de dados que os negócios armazenam.

    novas profissões
    Fonte: Freepik

    Sendo assim, os profissionais atuam na estruturação de estratégias, políticas de segurança e até mesmo na auditoria de sistemas. É uma atuação bem ampla, logo, podem atuar em instituições de pesquisa, empresas de tecnologia, financeiras e de outras áreas.

    Nesse mesmo cenário se pode citar também o destaque para o engenheiro de cibersegurança, que estipula os métodos para proteger os dados, com a realização de testes, captura de vulnerabilidades a partir do desenvolvimento de sistemas que captam comportamentos incomuns, criptografia de dados, entre outras atividades.

    Arquiteto de soluções

    Essa é uma área que integra a Tecnologia da Informação (TI). Basicamente, a partir da análise das necessidades do negócio, um arquiteto de soluções, conforme o próprio nome já indica, constrói soluções para os negócios de acordo com os recursos e padrões existentes.

    Desse modo, pode alinhar e ajustar a empresa com a infraestrutura técnica para que resultados mais positivos sejam obtidos. Além disso, pode liderar a integração de sistemas, de forma que a implementação e ajustes sejam feitos adequadamente.

    Sendo assim, em sua base de conhecimento, estão funcionalidades e conceitos como de banco de dados, big data, modelagem, cloud computing, sistemas operacionais, entre outras.

    De um modo geral, se nota, em especial, o impacto dos avanços tecnológicos em diversas áreas, o que se aplica até mesmo na saúde e meio ambiente. Com isso, vale ainda abordar que além das profissões citadas, atividades de marketing digital para e-commerces, soluções tecnológicas na área da saúde e uso de energias alternativas e/ou renováveis, entre outras, também desempenham papéis de destaque.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.