5 dicas para quem precisa conciliar estudos e trabalho

Como conciliar estudos e trabalho sem deixar de ser produtivo?

Ter consciência dos seus horários e buscar formas de aproximar ambas atividades por afinidade são atitudes que podem te ajudar nesta empreitada.

Anúncios

conciliar estudos e trabalho
Fonte: Freepik

Sabemos que a vida de quem trabalha e estuda não é nada fácil. Contudo, também sabemos que essa é a realidade de muitos em nosso país, que não têm escolha a não ser conciliar estudos e trabalho na rotina do dia a dia. Mas como equilibrar ambas atividades? É isso que vamos te contar a seguir!

A ideia é que você saia daqui tendo dicas para levar simultaneamente estudo e trabalho, executando ambas tarefas muito bem. Afinal, de nada adianta ter uma rotina de estudos contraproducente e fazer um trabalho mal feito, certo?!

1.  Defina seus horários

Da mesma forma que o seu trabalho possui um horário de entrada e de saída, você precisa estabelecer horários na sua rotina de estudos. E, se possível, definir metas e prazos para entregar seus projetos.

Anúncios

Então, suponhamos que você precise fazer um trabalho de faculdade, cuja entrega é para daqui uma semana. Defina exatamente os dias e os horários em que vai se comprometer para a execução do trabalho, bem como a quantidade da tarefa que está apto a realizar.

Quando você define horários e prazos, cria um senso de compromisso de que naquele dia e naquela hora precisa sentar e realizar suas tarefas. 

Anúncios

Agora, se você trabalha home office, a dica é a mesma. Estipule um horário de jornada de trabalho, sobretudo se a sua rotina é bem flexível. Do contrário, poderá cometer o erro de trabalhar mais do que deveria, ficando muito cansado para estudar após o expediente.

2.  Não misture trabalho com estudos

Hora de estudar é hora de estudar e hora de trabalhar é hora de trabalhar e isso precisa estar muito claro para você. Isso equivale a dizer que, quando sobrar um tempo livre no trabalho, ao invés de se ocupar com as demandas da faculdade ou estudos no geral, o melhor é adiantar demandas profissionais.

Mesmo porque, a depender do seu emprego, pode pegar mal entre os seus superiores você estar se ocupando de outras tarefas no ambiente de trabalho, que não representem atribuições do seu cargo.

E a recíproca é verdadeira. Em momentos que sobrar um tempinho na faculdade, utilize o tempo livre para fazer os trabalhos das disciplinas que estão atrasados ou até para adiantar tarefas.

3.  Busque um emprego que tenha afinidade com seus estudos

conciliar estudos e trabalho
Fonte: Freepik

Se está precisando conciliar estudo e trabalho, unir o útil com o agradável pode ser uma boa solução. Desse modo, que tal buscar um emprego que tenha algo em comum com sua área de estudos?

Por exemplo, para um estudante de Letras, um emprego em uma biblioteca é uma opção possível de não só utilizar suas habilidades e competências desenvolvidas em sala de aula como aprender muito em um ambiente literário por excelência.

Aliás, para todos aqueles que cursam uma licenciatura, empregos na área da educação são grandes oportunidades de aprendizado. Isso porque quanto mais cedo estiverem no ambiente escolar e afins mais bagagem prática para compor o currículo.

Essa é uma forma eficiente de aplicar a teoria aprendida em sala e experienciar na pele os prazeres e os desafios da carreira pretendida. E é importante lembrar que, no atual mercado de trabalho, a experiência pode abrir muitas portas, bem como a falta de experiência pode fechar muitas delas.

4.  Adeque seus horários de estudos ao horário de trabalho

Se você tiver a flexibilidade de montar a grade de disciplinas da sua faculdade, então a estruture de forma a deixar lacunas e horários a serem preenchidos pelo seu trabalho. Por exemplo, se você conseguir um trabalho de meio período pela manhã, organize a sua grade de tal forma a deixar todas as manhãs livres.

Aliás, a dica básica para conciliar trabalho e estudos é trabalhar em um período inverso ao seu período de estudos. Isso porque se ambas atividades se encontrarem, possivelmente, em algum momento irão se chocar e você terá que escolher entre estudar e trabalhar.

5.  Não tenha pressa

É comum que muitos estudantes tenham pressa em se formar para logo encontrarem um emprego mais compatível com suas formações. Contudo, é preferível que você atrase a sua formação, se for preciso, mas com a possibilidade de ganho de experiência do que sofrer para se formar em um curto período de tempo e continuar desempregado após pegar o diploma.

Se você acha que é uma vergonha não se formar no tempo padrão, saiba que isso é mais comum do que se pensa. Afinal, a dupla jornada de estudo e trabalho está cada vez mais popular entre os brasileiros.

Demore o tempo necessário para aprender e para ir, aos poucos, conseguindo o seu espaço no mercado de trabalho. Mesmo porque entrar na faculdade para fazer o mínimo e às pressas só te formará um profissional medíocre. Pense nisso!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo