Desenvolvimento de novos produtos: conheça as principais etapas do processo e suas abordagens
Entre uma grande ideia e sua realização existe uma série de ações a serem executadas para que um produto inovador seja criado.
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O desenvolvimento de novos produtos consiste em uma das formas de crescimento das empresas. Afinal, toda empresa visa o crescimento e para tanto precisa se manter bastante competitiva no mercado. Desse modo, o crescimento pode ser alcançado a partir da inovação e geração de novos produtos e serviços que tendem, por sua vez, a gerarem lucros futuros.
O desenvolvimento de produtos pode ser visto como um processo de negócio. Em outras palavras, um conjunto de atividades em série, cujo objetivo final é agregar valor ao consumidor.
Assim, o processo de criação de novos produtos precisa de um ponto de partida, sejam ideias novas, demandas não supridas, dores dos consumidores, atualização de um produto/serviço já existente e alternativas para produtos de alto custo.
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Partindo daqui, a criação de novos produtos requer que vários setores da empresa se conectem em fluxo contínuo de informações para se chegar ao resultado final. Mas o que de fato compreende esse processo de desenvolvimento de produtos?
Etapas do processo: pré-lançamento, desenvolvimento e pós-lançamento
Como vimos anteriormente, o processo em si parte das demandas, ideias e necessidades de um mercado. A partir daqui a empresa se valerá de um conjunto de estratégias que, para serem realizadas, precisam levar em conta as possibilidades tecnológicas. Vale soltar a criatividade no uso da tecnologia.
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Isso mesmo! A tecnologia é fundamental no processo de criação de produtos, porque agrega ferramentas que podem otimizar e até automatizar o processo, deixando-o menos custoso e moroso.
As especificações do projeto também são importantes, visto que os funcionários precisam ser guiados a uma produção padronizada. Além disso, é necessário que a empresa disponha dos recursos certos para a produção ou entrega de um serviço.
Pensemos então no processo de desenvolvimento de novos produtos de uma maneira ampla. Assim, podemos dividir as etapas em: pré-lançamento, desenvolvimento e pós-lançamento.
Na fase de pré-lançamento, a empresa precisa apresentar os projetos e conceitos e desenvolver um planejamento estratégico.
Já na fase de desenvolvimento, é hora de coletar informações do consumidor, definir os conceitos alternativos para solução das dores do mercado e, finalmente, criar o produto. Além disso, nesta fase, são implementados os serviços de vendas e logística.
Agora, no pós-lançamento, a organização precisa acompanhar a inserção do produto no mercado, testando, reavaliando e aprimorando o mesmo. Por isso, precisa estar atenta a possíveis melhorias que o produto deve receber. E aqui, estamos falando desde as atualizações até a descontinuidade da mercadoria no mercado.
Não precisamos nem dizer que todas as fases são importantes, visto que são capazes de gerarem aprendizados que serão levados para uma nova produção.
Aliás, na fase de pós-lançamento, faz-se muito importante que a empresa invista no pós-venda, angariando feedbacks dos clientes. Assim, os dados coletados podem ser utilizados na entrada de futuros desenvolvimentos.
Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos: 3 abordagens!
Lembremos que o que move uma empresa a desenvolver novos produtos é a competitividade. Desse modo, considerando que novas tendências aparecem todos os dias, visto que as mudanças tecnológicas têm tornado muitos produtos obsoletos, há uma redução do tempo dos produtos no mercado e também do lançamento de novas mercadorias.
Sendo assim, o grande desafio das empresas é ter um domínio dos processos ao ponto de aumentar a produtividade e a qualidade das produções em um diminuto espaço de tempo.
Partindo deste cenário, atualmente, a abordagem utilizada na gestão do processo do desenvolvimento de produtos é a de um desenvolvimento integrado. Assim, os colaboradores de diferentes setores da empresa atuam em uma equipe multifuncionalem todas as fases da produção.
Daqui se seguem alguns possíveis métodos que tornam a gestão integrada possível, confira a seguir 3 dos principais:
Engenharia simultânea
A engenharia simultânea consiste em um paralelismo de atividades a fim de reduzir o tempo de desenvolvimento do produto e garantir a comunicação entre as áreas.
Desse modo, enquanto o produto está em desenvolvimento, a equipe de Marketing, por exemplo, poderia realizar testes com o consumidor, angariando informações importantes para a melhoria da mercadoria antes que a empresa a lance em definitivo no mercado. Isso permite o ajuste do produto ao longo de seu desenvolvimento.
Stage Gates
Outra abordagem que pode ser utilizada é o stage gates que diz respeito às revisões das fases do desenvolvimento. Nesse sentido, a equipe apresenta relatórios que demonstram o que foi feito para o comitê de organização, que avaliará se a fase será aprovada, revisada ou suspensa.
Essa abordagem é importante, uma vez que permite o redirecionamento do processo ainda no desenvolvimento do produto a fim de alcançar o resultado esperado.
Visão completa do ciclo de vida
Por fim, temos ainda a visão completa do ciclo de vida, o que garante que a equipe responsável pelo desenvolvimento tenha uma visão ampla e sistêmica dos processos, os quais vão desde o surgimento da ideia até o descarte do produto. Isso é crucial para que os requisitos de cada fase sejam incorporados em todo o processo de desenvolvimento.
Tá na mão! Agora que você já tem um panorama geral do processo de desenvolvimento de novos produtos, que tal compartilhar esta publicação nas redes sociais? Nos vemos em breve!