Entenda a antecipação do décimo terceiro e o novo saque do FGTS!
Com a antecipação dos benefícios, estima-se que 40 milhões de trabalhadores serão assistidos.
Anúncios
Vamos começar do inicio. Ao trabalhar, você recebe um salário, não é mesmo? Bom, o décimo terceiro é uma espécie de décimo terceiro salário dado ao fim do ano, em conjunto com o décimo segundo salário (12 meses de trabalho).
O décimo terceiro existe desde 1962 no Brasil e é concedido a todos os trabalhadores que atuam com carteira assinada ao final do ano. A gratificação concede, por mês trabalhado, 1/12 do valor do seu salário. Dessa forma, se o trabalhador tiver trabalhado doze meses, ele receberá 12/12 do valor de seu salário, ou seja, um salário completo a mais.
O benefício não é só uma gratificação trabalhista, mas também um direito dos trabalhadores e uma iniciativa inteligente para a economia do país ao final do ano. Com o décimo terceiro salário os comércios melhoraram as perspectivas de natal e ano novo, festanças onde há muita compra associada.
Anúncios
Dessa forma, a gratificação é tão importante para os trabalhadores assalariados quanto para as empresas e comerciantes.
O que é o FGTS?
Agora que você já sabe o que é o décimo terceiro, falemos um pouco a respeito do que é o FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é outra ferramenta de proteção ao trabalhador.
Anúncios
Esse foi criado para proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Ao começar o trabalho mediante contrato, os empregadores devem depositar certa quantia do salário bruto mensal ao fundo de garantia.
Assim, ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador tem direito a receber a quantia total do fundo. Dessa forma, quanto maior for o tempo trabalhado, maior será o valor acumulado.
A antecipação do décimo terceiro e o novo saque do FGTS
Agora que você já compreendeu como funciona esses direitos trabalhistas, falaremos a respeito da decisão do governo federal.
Como dito, a medida de antecipar o décimo terceiro e aumentar o saque do FGTS é uma forma de ajudar cerca de 40 milhões de trabalhadores, socorrendo aqueles que precisam se livrar de dívida e também uma forma de injetar 30 bilhões de reais na economia — pois o dinheiro logo entrará em circulação.
O novo saque do FGTS permitirá ao trabalhador que saque cerca de 1 mil reais caso esteja com saldo em conta ativa ou inativa.
Assim, esse saque deve ocorrer seguindo os mesmos parâmetros dos auxílios emergenciais de 2020 e 2021: levando em conta o mês de aniversário do beneficiário. Veja agora como funcionará o calendário da antecipação do décimo terceiro!
O calendário da antecipação do décimo terceiro
Os pagamentos da antecipação do décimo terceiro começarão em abril de 2022. Assim, a primeira parcela será liberada a partir do dia 25 de abril para aqueles que recebem cerca de um salário mínimo. Após o dia 2 de maio, as parcelas serão para aqueles que recebem acima de 1200 reais.
No mês seguinte a regra será a mesma. A partir do dia 25 de maio receberão a parcela aqueles que recebem até um salário mínimo. Após, no dia 1 de junho, receberão a parcela quem recebe acima do valor de salário mínimo.
Você pode conferir o calendário completo no site do INSS. É importante lembrar que o pagamento se dá a partir do dia informado. Aliás, para saber o dia certo que você receberá a sua parcela é importante conferir o número do seu benefício.
Cada benefício pago pelo INSS contém essa numeração única. Então, veja o último dígito sem o dígito da sua numeração. Dessa forma, os que terminam em números baixos receberão antes do que aqueles que terminam em números mais altos.
É claro, o dígito só vale dentro da categoria do salário (os que recebem um salário mínimo receberão sempre primeiro que os que recebem mais que um salário mínimo não importando o último dígito).
E aí, gostou do texto? Então envie para mais pessoas interessadas na antecipação do décimo terceiro ou no novo saque do FGTS e ajude a espalhar informações relevantes e de qualidade!