Como se preparar para uma entrevista de estágio: dicas para se destacar!

Como se preparar para uma entrevista de estágio?

A aprovação em uma entrevista depende do quanto você está preparado para demonstrar o melhor de você para o recrutador.

Anúncios

Se você chegou até aqui certamente é porque está passando pelo processo de seleção para a vaga de um estágio. Conseguir ser aprovado não é nada fácil e por isso resolvi compartilhar dicas de como se preparar para uma entrevista de estágio.

Durante a graduação ou mesmo um curso de nível técnico os estudantes recorrem ao estágio, tanto por uma obrigatoriedade da própria faculdade, quanto por uma questão de obter experiência profissional antes de concluírem o processo de formação.

Várias são as empresas que investem sistematicamente no processo de contratação destes jovens que podem ser chamados de jovens talentos. Há casos em que as vagas em determinadas empresas são bem concorridas entre os estudantes e envolve uma série de etapas. Nessas etapas temos testes, dinâmicas, entrevistas e congêneres.

Anúncios

Todas essas diversas etapas tem sobretudo o objetivo de assegurar que a empresa contratará o profissional mais bem qualificado para integrar o seu corpo de colaboradores. Por outro lado, tais processos exigem cada vez mais dos estudantes que necessitam de uma vaga de estágio.

Em alguns casos as etapas mais importantes que acabam eliminando mais da metade dos participantes consiste na entrevista. Somente em ouvir a palavra entrevista alguns estudantes ou mesmo profissionais sentem uma certa ansiedade e um incômodo na barriga.

Anúncios

Sem mencionarmos o nervosismo que toma conta sobre o que fazer e como se preparar adequadamente para a entrevista. Para te ajudar selecionei algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de estágio. Vamos lá?

1. Conheça a empresa

Essa é clichê, mas é sempre bom lembrar. Você precisa conhecer a empresa para a qual está se candidatando para uma vaga. E quando digo para conhecer a empresa, não é apenas se dedicar a ler a sua história, mas conhecer sua missão, valores, projetos, ações sociais, posicionamento de marca, todas as principais características da empresa e que envolvam o seu nome.

Conhecer as particularidades da empresa ajuda na construção de boas respostas que fazem a diferença durante a entrevista. Sem contar que conhecer a empresa a fundo fará você ter certeza se quer de fato trabalhar lá ou não.

2. Fale sobre você

Muitos candidatos acabam se enrolando quanto a sua capacidade de comunicação. Durante a entrevista é fundamental que você seja capaz de se comunicar de forma clara e objetiva. Não é necessário usar de um vocabulário complexo, ou requintado, mas ser apenas capaz de transmitir a sua mensagem.

Isso porque você será indagado ao longo da entrevista a falar e sobretudo a falar sobre si mesmo. Ou seja, a dica aqui é que você pense nas respostas antes da entrevista para evitar imprevistos quanto às respostas que você dará.

Quanto às questões, comumente o entrevistador questiona o candidato sobre suas experiências profissionais anteriores caso haja, sobre o transcurso da faculdade, sobre o que o estudante já aprendera, suas afinidades e correlatos.

Tirar alguns minutos para pensar em respostas para tais questões pode auxiliá-lo de maneira significativa na hora de apresentar seu ponto de vista ou a resolução do problema perante o entrevistador.

Se você não tem experiência profissional na área do referido curso, tente direcionar a resposta dessa questão para suas experiências pessoais tais como, por exemplo, intercâmbios, experiências propiciadas pela faculdade e similares.

3. Seja coerente nas suas redes

Hoje vivemos conectados o tempo todo e isso não é novidade alguma. O problema, ou não (tudo depende do seu ponto de vista), é que nós somos avaliados por nossas redes sociais. Nesse sentido você pode sim acabar sendo prejudicado por suas postagens.

Por mais que você tente proteger a sua privacidade de pessoas entranhas, que não te seguem ou que não são seus amigos, pode ter certeza que o recrutador deu uma espiadela em suas redes para avaliar o que você anda postando.

A dica aqui é que você seja coerente, afinal as redes sociais impactam na seleção. Logo, não adianta tentar vender uma versão sua diferente da versão que você divulga nas redes sociais. Não é possível saber que o entrevistador viu ou não o seu perfil e na dúvida seja sincero e coerente com o que você posta.

Cuidado apenas com o que você posta para não se contradizer depois em alguma situação como essa, por exemplo.

4. Não pense em mentir 

Alguns candidatos acreditam que não fazem mal algum mentir em uma ou outra coisa. Aumentar algo aqui e acolá. Mas não faça isso, os recrutadores consistem em pessoas especializadas em identificar deslizes e mentiras dos candidatos e isso custa caro em um processo seletivo.

Mesmo que você esteja se sentindo pressionado, nervoso, ansioso ou até mesmo acreditando que não conseguirá a vaga, apenas se esforce para ser você da maneira mais objetiva e clara possível. Não minta na entrevista, se isso não te custar caro agora, pode custar depois.

5. Vista-se adequadamente

A questão da roupa também acaba sendo um clichê clássico quando falamos sobre como se preparar para uma entrevista de estágio ou de emprego. Mas não há o que fazer, a primeira impressão é a que fica e caso você chegue vestida de maneira inadequada, ou com roupas de lazer, por exemplo, fará com que o entrevistador se sinta receoso quanto a sua candidatura.

Para se ajustar de maneira assertiva tente descobrir como os profissionais daquela empresa se vestem. Caso não seja possível recorra sempre a um figurino mais formal. Evite decotes, maquiagens pesadas e roupas demasiadamente chamativas.

Gostou de saber mais sobre como se preparar para uma entrevista de estágio? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Caroline

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo