4 dicas indispensáveis para abrir uma empresa de software
Programadores, vendedores e uma forte equipe de RH precisam fazer parte do seu corpo de colaboradores, se quiser ter sucesso neste mercado.
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O mercado de tecnologia está bem aquecido devido a transformação digital que estamos vivendo nos últimos anos. E quem puder embarcar neste mercado só tende a lucrar muito dinheiro. Aliás, uma das formas de fazê-lo é a partir da abertura de uma empresa de software.
Em termos simples, uma empresa de desenvolvimento de softwares opera com a criação de programas que visam a resolução das necessidades e demandas dos clientes. Por isso, precisa contar com profissionais capacitados e familiarizados com o universo da tecnologia.
Mas, não só isso! Antes da contratação dos profissionais para compor o seu time, vale dar uma espiada no cenário atual deste mercado em constante ascensão. Fique tranquilo, que a seguir você irá conferir as melhores dicas para abrir a sua empresa de software do absoluto zero. Vem com a gente!
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1. Analise o mercado
Antes de abrir um CNPJ, é fundamental que você faça uma pesquisa de campo para entender um pouco melhor como está este mercado. Para termos uma pequena noção, após a pandemia, o setor de desenvolvimento de software cresceu em 29%, impulsionando segmentos semelhantes como o setor de hardware.
Dessa forma, novas oportunidades de emprego e alta valorização dos profissionais começaram a despontar. E claro, para um crescimento maior que 20%, isso só demonstra que as empresas começaram a investir ainda mais em tecnologia.
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Além de acompanhar o crescimento, é fundamental entender quais são as tendências do momento. Internet das Coisas, Cibersegurança e Inteligência Artificial tem prospecções de forte crescimento este ano.
2. Defina o tipo de empresa
Além da possibilidade de abrir uma empresa de software em que os produtos serão fabricados pela sua equipe, você ainda pode se concentrar na customização de produtos pré-fabricados. Ou mais que isso, pode entrar no mercado de commercial off-the-shelf (COTS), ou seja, os produtos prontos para uso.
Um exemplo desse tipo de produto consiste no Microsoft Office, uma solução de software voltada para empresas. A ideia dos produtos COTS é que sejam implementados nos sistemas sem que a modificação e customização seja necessária. Eles são fornecidos por um fornecedor terceirizado e podem ser comprados pelo público em geral.
3. Escolha o público-alvo
Todo empreendedor precisa ter em mente o público-alvo de sua empresa, se quer prosperar. Então, a quem seus programas ou aplicativos serão comercializados? Qual é o comportamento consumidor desse público?
Além disso, seus produtos serão passíveis de modificação ao gosto do cliente ou não? Por exemplo, é comum no mercado de desenvolvimento de ERPs que alguns modelos sejam pré-produzidos para cada um dos possíveis setores de compras: papelaria, hortifruti, supermercados, autopeças etc.
Contudo, eles podem ser modificados a gosto do cliente. Um sistema de gestão criado para uma loja de varejo, como uma loja de materiais de construção, pode requerer soluções para controle de estoque, emissão de notas fiscais e gestão de gastos e cobrança. Isso indica que o software precisará de vários módulos integrados para satisfazer a necessidade do varejista.
Entenda que a delimitação das especificidades de seus produtos é fundamental para entender o público comprador. Aliás, o ideal é que a sua equipe seja capaz de desenvolver softwares que possam resolver grande parte das demandas dos clientes.
4. Capte profissionais talentosos
Não é segredo que uma empresa de desenvolvimento de software deve contar com profissionais da área de programação habilidosos para a construção dos produtos. Os programadores são os responsáveis por criar o código do programa, seja este para desktop ou mobile.
No geral, eles são divididos em front-end e back-end. Desenvolvedores front-end são responsáveis por fazer com que a interface de um programa esteja funcional ao usuário a partir de códigos em linguagens como HTML e JavaScript.
Já os desenvolvedores back-end devem estruturar o funcionamento dos programas. Aliás, seus trabalhos se dão por trás da parte visual.
Mas, nem só de programadores se faz uma empresa de software. Profissionais de vendas também precisam fazer parte do seu corpo de colaboradores. Afinal, é necessário que alguém comercialize os softwares e capte os clientes. Sendo assim, aposte em treinamentos para preparar o time comercial para alavancar suas metas.
E, por fim, mas não menos importante, a equipe de RH também precisa ser muito bem estruturada em sua empresa. Afinal, ela é responsável por toda a gestão de pessoas, o que abrange: recrutar, treinar, avaliar e garantir a saúde integral dos seus colaboradores.
E aí, curtiu essas dicas de como abrir uma empresa de desenvolvimento de software? Então não perca tempo, pratique-as e se surpreenda com os resultados. Além disso, não deixe de compartilhar nas redes com os amigos. Até a próxima!