PIS em Dobro – Mais de 150 mil brasileiros beneficiados
Mais de 150 mil brasileiros tem valores do abono esquecidos e podem ser pagos este ano
Anúncios
A partir do recebimento do abono no começo de fevereiro e outras notícias que estão nas buscas dos trabalhadores brasileiros, o PIS em dobro surgiu como algo inesperado.
Entretanto, antes de procurar o seu dinheiro “esquecido” ou mesmo saber se tem ou não direito a ele, vale a pena entender melhor de onde está saindo esse abono.
Nesse post, você vai entender tudo sobre o assunto e descobrir como consultar os valores e programar melhor o seu ano. Vamos lá!
Anúncios
O que é e como funciona o PIS
O PIS se refere ao Programa de Integração Social, sendo que este e o PASEP são “benefícios” que foram incorporados, ou seja, sempre são falados em conjunto.
Na prática, funciona da seguinte maneira: as empresas fazem uma contribuição que serve para o financiamento de benefícios aos trabalhadores, como o seguro desemprego.
Anúncios
Como resultado, a partir da quantia de meses trabalhadores, você tem direito a essa transferência de renda, que recebe o nome de abono salarial.
O foco dessa transferência são os brasileiros de baixa renda, sendo que existem diversos requisitos para poder receber o valor. Desde a questão dos meses trabalhados, com o mínimo de 30 dias, e a inscrição no benefício, com o mínimo de cinco anos.
PIS em dobro – Valores que podem estar disponíveis em 2022
O chamado PIS em dobro de 2022 se refere a correção de um erro, que acabou acontecendo com vários trabalhadores brasileiros.
Em síntese, o pagamento do abono deste ano terá a correção referente ao ano base de 2019. Como resultado, milhares de brasileiros podem ter um valor em dobro depositado em conta.
Na prática, tudo começou no início de fevereiro para mais de 150 mil trabalhadores, devido a uma falha no processamento dos pagamentos que aconteceram em 2019.
Tal informação foi anunciada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, que também apontou que os valores serão depositados nas contas digitais da Caixa Econômica Federal. Agora, separamos as principais dúvidas, e as respostas, sobre o assunto. Confira!
Como saber se tenho direito
Se você estiver na dúvida sobre o abono salarial, a melhor alternativa é conferir os requisitos básicos, sendo eles:
- Você deve ter trabalhado ao menos 30 dias no ano base, sendo ou não consecutivos;
- Ter recebido o máximo de até dois salários mínimos;
- Seu cadastro do PIS/Pasep deve estar ativo por, ao menos, cinco anos;
- O exercício deve ter sido com carteira assinada.
Como o Governo Federal definiu o prazo máximo de 29 de dezembro para que o saque seja feito, após o fim do calendário até março, vale a pena ficar atento.
Já para saber se você tem direito ao PIS/Pasep em dobro 2022, a melhor alternativa é conferir a Carteira de Trabalho Digital e outros meios de atendimento do Portal do Governo.
A Carteira Digital está disponível através do aplicativo ou diretamente no site, basta acessar o site oficial e fazer o login usando as informações do acesso.gov.br.
Além do mais, você pode enviar uma solicitação diretamente no Ministério do Trabalho ou através do email: [email protected].
Vale destacar que, neste email, você substitui o termo “uf” pela sigla do Estado, como “SP” ou “RJ”.
Você também pode solicitar o saque esquecido através do telefone Alô Trabalho: 158.
Caso você não faça a solicitação e saque dentro dos prazos de 2022, será necessário esperar pelo próximo ano e considerar as novas leis vigentes.
Como ter mais informações sobre o abono?
Se você está na dúvida se vai receber ou não, quer conferir mais informações ou outras questões, é essencial acessar a Carteira de Trabalho Digital.
Para isso, baixe o aplicativo no seu celular ou acesso através do site oficial.
Outros canais de atendimento também podem contar informações sobre abonos e outros benefícios, como o Portal do Governo. Logo, é preciso ficar atento.
Para mais informações, consulte:
PIS:
- Diretamente com o empregador
- Aplicativo Caixa Trabalhador
- Telefone de atendimento 0800 726 0207
PASEP:
- Central do Banco do Brasil: 4004 0001 ou 0800 729 0001
- Central para deficientes auditivos: 0800 729 0088
Enfim, agora que você sabe tudo sobre o PIS em dobro e tem as respostas que precisa, ainda ficou na dúvida?
Não deixe de comentar aqui na página, ficar de olho nos seus canais de recebimento e já deixe o seu e-mail para receber todas as novidades.