5 tipos de cursos para enriquecer o currículo e impressionar os recrutadores
Estar sempre aberto a novas formações profissionais é essencial para construção de um currículo de valor. Saiba mais!
Anúncios
Qualificações profissionais sempre pesam quando o assunto é entrevista de emprego. Nos dias de hoje, ter apenas o ensino médio já não é recomendado para alcançar uma vaga de bem remunerada, uma vez que a concorrência está cada dia mais qualificada.
E é justamente por isso que é preciso se valer de cursos para enriquecer o currículo. Sejamos sinceros, o currículo é a carta de apresentação do profissional, uma vez que une todas as experiências ao longo de sua carreira, além de reunir suas competências até então.
Em contrapartida, um currículo vazio é sinônimo de falta de experiência e de habilidades. Sendo assim, a busca por bons cursos é uma forma de deixar o seu currículo ainda mais robusto e mostrar para os recrutadores que você é um profissional sempre apto a se desenvolver profissionalmente.
Anúncios
Mas, antes que você saia se matriculando em qualquer centro de ensino, nada melhor do que saber quais são os cursos que podem fazer a diferença em sua trajetória profissional. Confira a seguir!
1. Curso de idiomas
Atualmente, aprender um novo idioma pode ser um grande diferencial para aqueles que querem turbinar o currículo. Seja inglês ou espanhol, falar um novo idioma pode te abrir portas profissionais, tanto para conseguir um emprego no Brasil quanto fora do nosso país.
Anúncios
Hoje, já existem muitos cursos no Mercado que prometem a fluência em um curto espaço de tempo com metodologias mais ágeis, as quais não prendem os alunos por anos em uma escola de línguas. E o melhor é que você sai com o certificado em mãos para comprovar que tem fluência.
Mas, se a verba estiver curta, você pode buscar por cursos online e gratuitos em universidades, as quais te permitem aprender um novo idioma com graduandos de Letras. Jogar games em servidores gringos e ouvir músicas no idioma que você almeja conhecer podem ser ótimas formas de aprender se divertindo.
2. Licenciatura e bacharelado
Agora, entre os cursos para enriquecer o currículo temos as licenciaturas e os bacharelados. Antes de entendermos a importância desses cursos, é melhor que entendamos a diferença entre eles.
Assim, a licenciatura diz respeito a uma graduação que tem como foco a formação de professores, com uma duração de 4 a 5 anos. Em suma, aqueles que cursam uma licenciatura, no final do curso, estarão aptos a lecionar.
Já o bacharelado é uma modalidade de graduação voltada a formar profissionais para atuarem em diferentes áreas de suas especialidades. Geralmente, é uma modalidade na qual se encontram os seguintes cursos: Medicina, Psicologia, Direito, Administração, Farmácia etc.
Sendo assim, um bacharel em Psicologia, por exemplo, estará apto a atuar em diferentes áreas como: Psicologia do Esporte, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Jurídica, Psicologia Clínica etc.
Ambos tipos de graduação podem enriquecer um currículo ainda mais quando pensamos em vagas de emprego de nível superior. Afinal, quando as vagas são focadas em determinadas especialidades, os recrutadores esperam profissionais que possuam as habilidades e competências técnicas necessárias para o bom exercício do cargo.
3. Pós-graduação
Agora, suponhamos que você já tenha feito uma graduação e está buscando uma forma de se sobressair no mercado de trabalho, neste caso uma pós-graduação pode ser o que você precisa.
E esta é uma boa aposta, porque te permite se aprofundar mais na área de sua atuação ou ainda escolher uma área de especialização totalmente diversa da qual você atua. Aliás, se está pensando em fazer uma transição de carreira, explorar novas vertentes da sua graduação é uma boa escolha.
Agora, se já tem uma licenciatura completa, cogite a possibilidade de fazer um mestrado e, posteriormente, um doutorado. Ambos te habilitarão a lecionar no ensino superior e podem te ajudar a alcançar aquele emprego sólido e estável tão característico a um concurso público.
4. Curso técnico
Além da licenciatura e do bacharelado, o curso técnico também é uma boa opção para quem quer se qualificar profissionalmente. No geral, possuem uma duração curta entre 2 a 3 anos, sendo uma formação profissionalizante de nível médio.
Existem 3 tipos de curso técnico. O curso técnico integrado é equivalente ao ensino médio, e, ao seu término, o aluno sai portando o diploma do ensino médio e da formação escolhida. Temos ainda o curso técnico concomitante, este é cursado em paralelo ao ensino médio em instituição distinta.
Por fim, ainda existe o curso técnico profissionalizante, o qual só pode ser cursado após o término do ensino médio. Mas, vale lembrar que o curso técnico não substitui uma graduação.
Em contrapartida, o lado bom de ter um curso técnico em seu currículo é que esta é uma modalidade bastante focada no mercado de trabalho, sendo possível até mesmo conquistar um bom emprego mesmo com o curso em andamento.
5. Curso livre
Outras opções de cursos para enriquecer o currículo são os cursos livres. Atualmente, existem milhares de plataformas virtuais que dispõe de um leque de possibilidades de cursos online. Exemplo disso são: Fundação Bradesco, Sebrae e FGV. O mais interessante desses sites é que eles oferecem cursos 100% gratuitos.
Agora, se você tem dinheiro para investir na sua qualificação profissional, a Udemy e a Domestika são boas opções de plataformas educativas. Por elas, você pode acessar cursos sobre finanças, programação, escrita, marketing, fotografia e entre outros.
Seja gratuito ou pago, um curso livre pode ser um diferencial em seu currículo, ainda mais quando pensamos em vagas de emprego bastante concorridas.
Tá na mão! Não perca tempo, escolha uma dessas modalidades de curso e turbine já o seu currículo. E se curtiu esta postagem, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Nos vemos em breve!