Sites para freelancers: quais são os melhores? - INFOCU
Pular para o conteúdo

Sites para freelancers: quais são os melhores?

Apesar das particularidades, os sites de freelancers, no geral, contam com buscas assertivas e uma série de oportunidades.

    Anúncios

    sites para freelancers
    Fonte: Freepik

    Hoje em dia, é possível encontrar cada vez mais modos de trabalhar com a internet, tanto pela variedade, quanto pela praticidade. É um meio que viabiliza uma série de caminhos, entre eles estão os sites para freelancers, que podem ou não abranger várias áreas.

    Essa é uma opção para quem deseja renda extra ou apostar somente nesse caminho. Para quem atua apenas como freelancer, diferentemente do modo de trabalho convencional, há maior autonomia em diversos pontos, como dias e horários de trabalho.

    Anúncios

    Nesse caso, não há vínculo empregatício, mas isso não significa que a formalidade é posta de lado. Afinal, se pode ter contratos para serviços recorrentes ou pontuais, entre outros acordos entre o profissional e a empresa interessada.

    Sendo assim, há pontos que podem ser atrativos, com destaque para a flexibilidade, mas existem pontos que podem ser negativos, como a instabilidade financeira e o fato de não contar com alguns benefícios da CLT. Certamente, cada pessoa que opta por esse caminho, deve estar consciente de ambos os lados, o que serve para qualquer modo de atuação.

    Anúncios

    Quais são os principais sites para freelancers?

    Segundo citado, esse meio é amplo, logo, existem vagas tanto para o meio digital, quanto para as que são presenciais. Entre elas estão a área de edição de fotos e vídeos, redação, atendimento, desenvolvimento de sites e muitas outras. Em meio aos sites para freelancers, se pode citar:

    Workana

    sites para freelancers
    Fonte: Workana

    A Workana está no mercado desde o ano de 2012 e desde então, ganha cada vez mais espaço, sendo atualmente uma das principais plataformas de trabalho para freelancers no meio remoto na América Latina. De acordo com a empresa, são mais de 3 milhões de freelancers e 600 mil empreendedores, micro e pequenas empresas que contam com seus serviços.

    Na plataforma Workana é possível se cadastrar como freelancer gratuitamente, porém, planos pagos também estão disponíveis e contam com diferentes benefícios, como um maior número de propostas enviadas e de dias para saques.

    Há uma série de projetos publicados na plataforma para encontrar freelancers. Ao preencher a área e demais especificações, será possível identificar os que são compatíveis com o segmento de atuação e habilidades. Desse modo, se pode enviar propostas com orçamentos para os clientes.

    99freelas

    sites para freelancers
    Fonte: 99 freelas

    No caso da 99freelas, o processo para cadastro também é rápido e gratuito. O mesmo serve para a estruturação do perfil, onde se pode preencher a experiência do freelancer, habilidades e demais fatores pertinentes.

    Vale observar que, assim como outros sites para freelancers, há a recomendação de trabalhos que sejam compatíveis com os interesses e habilidades dos profissionais. Além disso, após a aprovação do serviço e liberação do pagamento por parte do cliente, em até 6 dias úteis ocorrerá o recebimento.

    No entanto, isso depende do plano. Isso porque, assim como o Workana, há diferentes planos e benefícios. Por exemplo, caso seja o plano Premium, o prazo terá redução para 2 dias úteis.

    Upwork

    sites para freelancers
    Fonte: UpWork

    Para quem tem o domínio do inglês, a UpWork pode ser uma boa opção e tem um sistema parecido com as anteriores. Sua atuação conta com mais de duas décadas e é uma pioneira na promoção de um modo melhor de trabalhar. Assim como na proposta de conectar talentos com mais conexões e para que as empresas tenham maior flexibilidade.

    Nessa opção, um perfil com as habilidades e experiências é o ponto de partida, onde também deverá constar a taxa de pagamento ideal.

    Posteriormente, será possível buscar as oportunidades mais compatíveis com seu perfil, por hora ou preço fixo. Ao ver algo que seja interessante, é possível fazer o envio de uma proposta. Há diversas áreas de atuação, como escrita e tradução, vendas e marketing, design, tecnologia da informação e desenvolvimento, administração, arquitetura, entre outras.

    GetNinjas

    sites para freelancers
    Fonte: GetNinjas

    Com lançamento em 2011, a GetNinjas também é um dos principais sites para freelancers e carrega a proposta de conectar “quem precisa com quem sabe fazer”. São mais de 500 serviços em oferta no aplicativo, que é intuitivo e está disponível para iOS e Android.

    De acordo com a plataforma, já são mais de 140.000 clientes e R$960.000.000 em serviços. Por mais que o cadastro seja gratuito, se pode obter moedas no aplicativo para o desbloqueio do contato dos clientes.

    Uma diferença da plataforma para as demais, é que diversas vagas para serviços presenciais estão disponíveis, como para carretos, montagem de móveis, serviços de pedreiro e pintura.

    Esses são apenas alguns entre os vários sites para freelancers existentes. É preciso avaliar qual disponibiliza as melhores condições para cada caso, em especial, se a busca é por algo online ou presencial. De qualquer modo, é uma opção interessante para quem busca renda extra ou até mesmo como meio principal de renda.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.