Quantas linguagens de programação existem e qual aprender?
Pular para o conteúdo

Quantas linguagens de programação existem e por qual delas começar?

JavaScript, Python, GO, C++ e C são algumas das milhares de linguagens existentes com finalidades variadas.

Anúncios

quantas linguagens de programação existem
Fonte: Freepik

A verdade é que não temos um número específico de quantas linguagens de programação existem. São muitos guias espalhados pela internet, que diferem entre si a respeito dessa quantidade.

Segundo a Universia.net, existem milhares delas, aproximadamente 1.300. Aliás, de acordo com uma pesquisa feita pelo Stack Overflow, as linguagens mais amadas são Rust, Typescript e Python. Já as mais temidas são VBA, Objective-C e Perl. Quanto às mais procuradas, temos na lista JavaScript, Python e GO.

Contudo, como será que funcionam essas linguagens? Mais que isso, qual delas escolher para começar a programar? Isso é o que você descobre a seguir!

Anúncios

Como se comunicar com um computador?

A primeira coisa que precisamos entender, é que todos os dias, assim que ligamos o nosso computador, já estamos nos comunicando com ele. Assim que digitamos na barra do navegador o endereço do site que queremos encontrar, já estamos passando instruções para o PC. E a máquina, por sua vez, acaba nos obedecendo.

Agora, e se quiséssemos verificar quantos vídeos existem no Youtube inteiro e classificá-los pela quantidade de views? É claro que gostaríamos que isso acontecesse de forma rápida através de um comando de voz. No entanto, o nosso computador ainda não é capaz de compreender a linguagem natural.

Anúncios

Contudo, existe um jeito de repassarmos funções mais difíceis para o computador a partir da programação. E para isso, precisamos utilizar uma linguagem bastante específica, a qual chamamos de linguagem de programação.

Como funcionam as linguagens de programação?

quantas linguagens de programação existem
Fonte: Freepik

Se pudéssemos ter acesso às ‘veias’ do computador, enxergaríamos um sistema binário de 0 e 1. Mas, esta linguagem é estranha a nós humanos. É justamente por isso, que os programadores utilizam programas que são como pontes, em que uma linguagem com uma sintaxe mais próxima da natural será transformada no 0 e 1.

Por isso, para codar, é necessário o programa da linguagem, o compilador, capaz de transformar o código em uma ‘linguagem de máquina’.

Em termos simples, o compilador faz a análise do código fonte escrito em uma linguagem de alta performance, como C, C++ e Python, e a compila. Em outras palavras, transforma o código em uma linguagem de baixo nível, o código binário, que será lido pela máquina.

Com qual linguagem de programação começar?

Entenda que, embora a dificuldade em saber quantas linguagens de programação existem, o importante é entender qual delas aprender. A primeira coisa que você precisa definir, antes de escolher a linguagem de programação, é qual é o seu objetivo.

Por exemplo, se o seu objetivo for a Internet das Coisas, talvez para programar uma casa inteligente uma linguagem de programação de baixo nível pode te suprir. Neste caso, a linguagem C seria ideal, embora não seja tão simples.

Agora, se o seu objetivo éser um designer de games, o que você precisa é de uma linguagem rápida e que possua orientação objetos para facilitar o seu trabalho. Aqui, você poderia utilizar a C++ ou a C#. Mas, se for para jogos Web, o JavaScript é uma boa pedida.

Para desenvolvimento de aplicações mobile é preciso escolher para qual sistema operacional as aplicações serão desenvolvidas – iOS ou Android. O Kotlin é uma boa linguagem de programação para Android enquanto o Swif cai bem com aplicações para iOS.

Já ao que tange a inteligência artificial, a linguagem Python é ótima, além de ser fácil de aprender e rica em recursos. Vale dizer que essa linguagem é muito utilizada na academia e, portanto, possui uma ampla biblioteca.

Agora, para o desenvolvimento de aplicações desktop. Para sistemas como o macOS, a linguagem é a mesma do Iphone – Swif. Já para o Windows, a C# é uma das melhores alternativas.

É claro que, para quem nunca teve contato com uma linguagem de programação, o estranhamento é recorrente. Por isso, hoje já temos uma linguagem mais simples, a linguagem em blocos.

Ou seja, o programador coda, mexendo os blocos que serão compilados em ‘linguagem de máquina’, sem a necessidade de códigos mais complicados.

Quantas linguagens de programação devo saber?

Como vimos anteriormente, atualmente, não existe um consenso de quantas linguagens de programação existem. O que temos são sites apresentando listas robustas de 700 a 1.300 linguagens de programação. Isso tudo para dizer que é impossível que você aprenda todas elas.

Uma forma de saber quantas linguagens de programação você precisa saber é delimitando em qual nicho você quer atuar. Seria desenvolvimento Web, mobile ou desktop?  Além disso, direcione o seu aprendizado à linguagem adotada pela empresa em que você atua. No geral, escolha de duas a três linguagens para se aprimorar.

Se este conteúdo foi útil para você, então compartilhe com os amigos que também estão querendo entrar para o universo da programação. E até mais!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.