4 dicas para acabar de vez com a procrastinação

Procrastinação: como vencer o medo e criar bons hábitos?

O famoso “eu deixo para amanhã" é uma ação comum para jovens e adultos com rotinas sistemáticas, isto é, tarefas com prazos e metas com conclusões estabelecidas.

Anúncios

De acordo com a definição da Oxford Languages “Procrastinação é o ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga”.

Logo, um dos principais sintomas presentes na procrastinação é a sensação de medo, ansiedade e a facilidade de distrações, desse modo, acarretando dificuldade para terminar ou iniciar uma atividade.

Procrastinação e o famoso “amanhã eu termino!”

Trabalhar ou estudar com prazos é uma tarefa que exige o autocontrole e a autoconfiança do indivíduo, dessa forma, atribuímos o desenvolvimento de atividades como uma ação fatigante, desinteressante e exaustiva, assim, encaminhando a sensação de desconforto ao corpo.

Anúncios

Desta maneira, procuramos formas de compensação para substituir o sentimento de medo e ansiedade, ocasionados pela procrastinação, isto é, cliques no smartphone, conversar com um amigo durante o expediente e até alimentar-se compulsivamente para sentir a sensação de prazer.

Todas as ações provocadas pela procrastinação acarretam transtornos físicos e mentais, bem como, objeções no ambiente de trabalho. Insônia, impulsividade, má alimentação e ausência de gerenciamento do tempo são alguns malefícios de procrastinar.

Anúncios

Qual o primeiro passo para livrar-se da procrastinação?

Reconhecer os seus anseios e erros é o primeiro passo para reduzir a procrastinação, dessa maneira você se permite estabelecer métodos e prazos individuais para o desenvolvimento e conclusão de tarefas.

Abandonar o perfeccionismo enquanto inicia o andamento de um trabalho, também é uma técnica que auxilia na autonomia e autocontrole do indivíduo.

Ainda mais, elaborar rotinas como por exemplo: acordar às 05:00, alongar-se e vestir-se para o trabalho são tarefas que geram prosperidade para livrar-se da procrastinação. Continue abaixo para acompanhar métodos que ajudam a reduzir a ação de procrastinar.

1. Comece pelas tarefas mais fáceis

Para garantirmos o sentimento de compensação é muito comum repetirmos e estimularmos o cérebro a enviar pensamentos como “essa tarefa é fácil”, “limpo minha casa em 15 minutos”, “o prazo é amanhã”.

No entanto, o acúmulo de operações e a sensação de cansaço constante, também conduzem as ações corriqueiras à procrastinação, dificultando a conclusão da rotina semanal.

Sendo assim, comece estabelecendo objetivos “simples” para começar o dia, por exemplo: Lavar os cabelos, limpar a casa e preparar o almoço.

Dessa forma, você evita transtornos secundários e ganha mais tempo para iniciar as atividades de alto nível como a conclusão de um projeto na faculdade ou trabalho.

2. Estabeleça objetivos curtos

Se você sofre com a procrastinação raramente vai sentir a necessidade de concluir uma tarefa com objetivos rigorosos, dessa forma, abandone “concluir 10 páginas” e “treinar por 1 hora”.

Para obter o melhor aproveitamento da rotina é recomendado determinar objetivos que não conduzam a exaustão, quero dizer, comece com “vou escrever 3 paragrafos”, outro exemplo “estou indo treinar por 10 minutos”.

Dessa maneira, você vai ser estimulado a começar uma atividade simples só para manter a rotina, consequentemente o desenvolvimento será prolongado pelo sentimento de prazer e satisfação.

3. Pratique meditação

Conhecemos os benefícios de praticar exercícios físicos, entretanto, a mediação também é uma aliada no combate a procrastinação.

Com o objetivo de conduzir a mente a um estado de relaxamento com o encontro da paz e tranquilidade interior, a meditação é um tratamento alternativo para livrar-se do ato de procrastinar.

Sendo assim, comece com vídeos no Youtube e aplicativos de 5 a 10 minutos, preferencialmente ao despertar ou antes do descanso para iniciar o controle de pensamentos negativos que dificultam a conclusão de tarefas.

4. Faça elogios e crie bons hábitos

Evoluímos com as falácias que o autoelogio é um ato de egoísmo e egocentrismo do indivíduo, entretanto, a autossabotagem que é a sensação de não se sentir bom em uma tarefa, está conectada com a ausência de elogios próprios.

Dessa maneira, encontre uma forma de compartilhar atividades e objetivos que você encontre bem-estar no desenvolvimento, isto é, escrever em diários e até mesmo tomar um bom vinho são práticas de autocuidado.

Uma recomendação é após finalizar as tarefas do dia, se agradar com uma caminhada no quarteirão, ouvir uma música e cozinhar um prato favorito.

Sendo assim, o gerenciamento do tempo é essencial para harmonizar a rotina e ficar livre da procrastinação.

Tuanny Silva

Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo