Desenvolvimento pessoal: 4 dicas para realizar seus objetivos!
Pular para o conteúdo

Desenvolvimento pessoal: 4 dicas para alcançar o sucesso!

Além do estabelecimento de metas, a atenção focada na realização dos objetivos pessoais é fundamental para o progresso individual.

    Anúncios

    desenvolvimento pessoal
    Fonte: Freepik

    Todas as vezes que o assunto em pauta é desenvolvimento, é comum que associemos a ideia de progresso com carreira. Mas, tão importante quanto o desenvolvimento profissional é o desenvolvimento pessoal, fundamental a qualquer indivíduo.

    E quando pensamos em desenvolvimento pessoal, estamos nos referindo ao processo de ação focada em evolução de habilidades individuais. Estas podem ser tão importantes para o convívio social e profissional, mas também para a relação do indivíduo consigo mesmo sempre em vista da realização de seus sonhos.

    Sendo assim, trouxemos 4 dicas interessantes para você que quer se aprofundar no desenvolvimento pessoal, mas não faz ideia de por onde começar. Confira a seguir!

    Anúncios

    1. Defina suas metas

    Onde você quer chegar? Essa é uma pergunta inicial, mas elementar. Quando pensamos em desenvolvimento pessoal, a definição de metas é fundamental, uma vez que elas estão muito alinhadas a propósitos de vida.

    Assim como muitos profissionais possuem metas de trabalho a serem cumpridas, no plano pessoal, traçar objetivos é sempre uma forma de se manter em constante desenvolvimento. Então, olhe com atenção para o seu momento atual e liste as áreas de sua vida que gostaria de mudar. Você pode definir metas para a sua vida financeira, acadêmica, amorosa, social, familiar etc.

    Anúncios

    Desse modo, a forma mais eficiente de pensar em metas, independentemente da área de sua vida, é traçando o prazo de realização do objetivo. Por isso, divida as suas metas em curto, médio e longo prazo e estipule datas precisas e realistas.

    Por exemplo, digamos que o seu objetivo é aprender a tocar piano. Então, você pode estabelecer o mês e ano que quer chegar a este fim. Aliás, se o objetivo for muito difícil de realizar, dividi-lo em metas menores também pode ser uma saída.

    Seguindo o nosso exemplo, talvez aprender a tocar piano em 1 ano pode ser um grande desafio para você. Mas, conseguir tirar 1 música em até 6 meses talvez seja mais factível e realista com suas crenças.

    2.  Tenha foco

    Após definir as suas metas, dando-lhes prazos muito bem definidos, é hora de buscar os meios para alcançá-las. Mas, para tanto, é fundamental que você tenha foco. Afinal, embora os seus objetivos estejam traçados, isso não significa que você precisa realizá-los tudo de uma vez.

    Já ouviu aquele ditado de quem quer abraçar o mundo fica sem nada? Pois então! Tentar conquistar tudo ao mesmo tempo sem definir prioridades pode te levar a lugar nenhum. Ora, considerando que você traçou as metas, distinguindo os prazos em curtos, médios e longos, o mais sensato é que comece pelas metas de curto prazo.

    Não apenas porque essa é a atitude mais lógica, considerando que o seu tempo de realização é pequeno, mas também porque a realização de uma meta pode te dar uma motivação maior para galgar voos maiores.

    Nesse sentido, ter foco é saber definir muito bem o que é prioridade dentro de um período de espaço e de tempo e mover todos os seus esforços para execução dessa prioridade. Unicamente e exclusivamente em busca desse fim.

    3.  Gerencie estrategicamente o seu tempo

    desenvolvimento pessoal
    Fonte: Freepik

    Planejar e gerenciar seu tempo também é um fator de peso quando falamos em desenvolvimento pessoal. Isso porque o tempo é uma das coisas mais valiosas que temos e saber como e com o que distribuir nossos horários é muito importante.

    Há hora para tudo. Hora de trabalhar, hora de se divertir, hora de se comprometer e hora de estar consigo mesmo. Agora, o desafio é saber como gerenciar e dispor suas horas para cada compromisso, além de não as perder com procrastinação.

    Por isso, o melhor é traçar com antecedência um planejamento das suas tarefas, seja um planejamento diário ou semanal.

    Nele, você pode anotar tanto as suas demandas profissionais, bem como as suas demandas pessoais, definindo o grau de prioridade. Lembrando que suas ações durante a semana precisam ser compatíveis com a realização de suas metas.

    Por exemplo, digamos que você possui uma meta pessoal de começar a fazer uma reserva de emergência. Sendo assim, terá que dispor de um tempo para planejar seu orçamento financeiro, estudar os melhores investimentos com alta liquidez e, talvez, abrir uma conta em uma corretora. Perceba, pequenas ações que visam alcançar um fim.

    Contudo, é claro que existem algumas tarefas que não podem ser deixadas de lado, como por exemplo, trabalhar. No entanto, como você pode otimizar o seu tempo fora do trabalho de acordo com os seus objetivos? Eis a pergunta de um milhão. Aliás, suas ações antes e/ou após o expediente estão te aproximando mais dos seus sonhos ou te distanciando deles?

    4.  Cuide de sua saúde física e mental

    Está animado para começar a realizar suas metas pessoais? Antes, encontre um tempinho no seu dia a dia para cuidar da sua saúde física e mental. Cuidar do seu corpo, nutrindo-o e exercitando-o é uma forma de mantê-lo apto a realização de suas devidas funções.

    Então, tire um tempo para praticar um esporte, fazer uma caminhada, um yoga e quem sabe até meditar. Aliás, tão importante quanto cuidar do seu corpo físico é cuidar da sua mente, atingindo um equilíbrio mental e emocional.

    E isso pode ser feito de várias maneiras, como por exemplo, a partir da prática atividades que te deem prazer como: tocar um instrumento, ler um livro, brincar com o seu pet ou ainda cozinhar a sua comida favorita. Aliás, ter um tempinho consigo mesmo para fazer algo que gosta é uma forma de se autoconhecer e praticar o autodesenvolvimento.

    Além disso, fazer a manutenção de sua rede de apoio também é uma ótima forma de cuidar de sua saúde mental. Então, ter aquele amigo chegado sempre disposto a te ouvir é ótimo! No mais, o auxílio de um profissional da saúde como um psicólogo pode ser efetivo para te ajudar a aprender lidar melhor com suas emoções.

    Curtiu essas dicas de desenvolvimento pessoal? Então que tal compartilhá-las nas redes sociais com seus amigos? Para mais posts como esse, continue navegando pelo nosso site e conferindo os nossos conteúdos. Até logo!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.