4 princípios de Warren Buffett que podem mudar a sua vida financeira
Para ter sucesso na Bolsa de Valores, Buffett recomenda investimentos a longo prazo em empresas com vantagens competitivas. Saiba mais!
Anúncios
Se você investe ou está pensando em começar a investir em renda variável, certamente já ouviu falar no Warren Buffett, o maior investidor do mundo. Buffett apresenta retornos impressionantes de suas ações, com uma média de rentabilidade desde a década de 60 a 21% ao ano.
Anualmente, Warren Buffett escreve uma carta para os acionistas de sua holding, a Berkshire Hathaway, e todas as cartas trazem tantos ensinamentos, que foram compilados nos renomados princípios de investimentos do Warren Buffett. Alguns deles você confere a seguir!
1. Nunca perca dinheiro
A primeira regra é “nunca perca dinheiro”, e a segunda, de acordo com o próprio Buffett, é “nunca se esqueça da regra número 1”. Sabe o que isso significa? Warren Buffett pouco se preocupa com o retorno obtido em uma operação de compra e venda.
Anúncios
Na verdade, o investidor nunca compra pensando na venda, mas no sucesso que o investimento terá no longo prazo. Isso soa familiar? Na verdade, esta é a base do buy and hold.
Esse é um dos melhores princípios do Warren Buffett, visto que ensina bem os investidores iniciantes. Afinal, é muito comum que aqueles que estão começando no mundo dos investimentos encarem a Bolsa de Valores como um grande cassino. Ou seja, querem um retorno imediato sem prospecção de futuro.
Anúncios
Mas, o imediatismo é a ruína de todo investidor. Assim, aqueles que querem resultados rápidos têm grandes chances de arriscar o seu dinheiro em investimentos mal sucedidos.
2. Invista pensando no longo prazo
Comprou uma ação para o longo prazo? Então você não tem motivo algum para ficar acompanhando a oscilação de preço que ela terá a cada dia.
Warren Buffett é a prova viva de que investimentos de longo prazo são a chave para a construção de um robusto patrimônio. Não é à toa que Buffett é o maior investidor do mundo. Mágica? Não, essa é a ação dos juros compostos!
Todas as vezes que é perguntado sobre qual é o prazo de tempo que se deve manter uma ação, Buffett sempre responde: “para sempre”. E isso faz muito sentido, se pensarmos que quanto mais lucro a empresa tiver, maior é o retorno que o investidor terá.
Além disso, sabemos que este retorno pode servir para comprar mais e mais ações, aumentando a rentabilidade do investimento.
3. Invista como se comprasse a empresa inteira
Esse aqui é um dos princípios do Warren Buffett bastante valiosos e que vale a pena levar para a vida. A ideia é que ao invés de você sentar para comprar apenas algumas ações, vá com o pensamento de que está fazendo investimentos que valem a empresa inteira.
Desse modo, se pensar que aquela cota comprada vale a empresa toda, você certamente gostaria de comprá-la por um bom preço, não? Warren Buffett uma vez disse que “até uma empresa excelente pode ser um mau negócio, se você pagar caro demais”.
Além disso, a ação que você está comprando será capaz de gerar bons retornos, que justifiquem o preço pago? Ou ainda, será que você não está sendo movido por um impulso gerado pelo alvoroço de um mercado instável?
Ao assumir que você está comprando a empresa toda, você passa a ser mais consciente sobre onde está investindo o seu dinheiro. Dessa forma, com certeza, tomará decisões mais prudentes e inteligentes e as ações necessárias para ter sucesso nos investimentos.
Veja que este princípio é bem consistente com o princípio anterior. Afinal, um bom dono não pensa em comprar uma empresa com os olhos lá na venda. Ele confia tanto em seu empreendimento, que o seu objetivo é manter as ações pelo máximo de tempo que conseguir.
4. Aplique o seu dinheiro em empresas com vantagens competitivas
Warren Buffett faz uma análise de 3 vantagens competitivas que todas as empresas de sucesso possuem. A primeira delas é ser um empreendimento simples de entender, com desempenho consistente e prospecções futuras favoráveis. Lembrando que Buffett só aplica o seu dinheiro nas empresas que consegue compreender.
A segunda vantagem competitiva diz respeito ao reconhecimento de marca. Ora, quando você pensa em iPhone certamente te vem a Apple na cabeça, assim como ao pensar em barbeador associamos prontamente a Gillette. Esses empreendimentos são facilmente reconhecidos pelo consumidor quando ele pensa na aquisição de um produto.
Já a última das vantagens competitivas é o poder de precificação. Em suma, isso significa que um negócio tem a vantagem de aumentar o preço dos produtos sem colocar em risco a perda de clientes. Afinal, o aumento é compatível com a percepção de valor.
Além disso, a receita do aumento do preço se mostrará maior do que a receita advinda da perda de clientes. E uma empresa que tem poder de precificação é uma líder, visto que não está competindo por preço, mas por valor entregue. E isso se dá melhor a ver quando o empreendimento possui um produto diferenciado.
Curtiu conhecer os princípios de Warren Buffett? Então bora compartilhar este texto com seus amigos investidores para que assim possam conhecer essas ideias e aplicá-las para melhores resultados financeiros. Até mais!