Por que você quer sair do seu emprego? 6 dicas de respostas!

Por que você quer sair do seu emprego? Dicas de respostas aos recrutadores!

Em todo caso, evitar falar mal da empresa atual e dos colegas de trabalho é fundamental para não ser desclassificado do processo.

Anúncios

por que você quer sair do seu emprego
Fonte: Freepik

“Por que você quer sair do seu emprego?”. Já esteve diante dessa pergunta em uma entrevista, mas não soube como evitar a saia justa com o recrutador? Calma que vamos te ajudar para que não se sinta acuado quando isso acontecer novamente.

É comum que o departamento de RH faça uma pergunta desse tipo quando um candidato está pleiteando a vaga, mas já está trabalhando. O problema é quando o candidato fica hiperventilado e não tem uma resposta profissional para essa questão.

Por isso, separamos aqui 6 dicas de respostas para dar aos recrutadores na próxima vez que você se ver nesta situação. Acompanhe já!

Anúncios

Antes de tudo, entenda os motivos pelos quais você quer mudar de emprego

Para responder de forma agradável esta questão é fundamental que você tenha claro para si o porquê você quer sair do seu emprego atual. Seria porque gostaria de receber mais? Está cansado de ser humilhado? Tem sofrido estresse no trabalho? Não aguenta mais o tanto de demanda?

Tenha em mente os seus motivos para estar procurando uma outra vaga de emprego. Além disso, saiba exatamente quais são os seus objetivos profissionais para que a sua busca esteja em alinhamento com eles.

Anúncios

Feito isso, agora está na hora de se preparar para a fatídica pergunta. Claro que essa preparação exige ética, maturidade e profissionalismo, que demonstre de alguma forma o lado positivo da sua experiência de trabalho atual, independentemente de todos os contras.

O que não responder ao recrutador?

É fundamental que você compreenda que a depender da sua resposta, a mesma pode se tornar um critério eliminatório durante a entrevista de emprego. Por isso, é crucial que você não fale mal da empresa e nem dos seus colegas de trabalho.

Em outras palavras, não exponha conflitos, tampouco situações vexatórias. Lembre-se que você não está desabafando com um amigo, mas sim em uma conversa dialógica com um profissional que pode ser responsável pela sua efetivação (ou não) em uma empresa.

Desse modo, se preservar é o melhor que você pode fazer. Afinal, ao falar mal de uma empresa e de seus funcionários, quem acaba se queimando é você.

Além disso, não entre na questão salarial. Evidenciar o quão pouco você ganha sem ser perguntado é algo que fere a etiqueta profissional. Espere que esta pergunta flua naturalmente. Mesmo porque, antes mesmo da contratação, você poderá negociar com a empresa o seu salário.

Boas práticas na hora de responder a essa questão

Seja político na hora de responder a questão “por que você quer sair do seu emprego?”. E uma forma de ser ético ao devolver a resposta é focando no que a empresa te oferece de boas experiências. Afinal, independentemente do que foi, tudo o que foi vivido retorna como aprendizados, não é mesmo?!

O ideal é que você foque nos seus objetivos profissionais. Então, manter muito claro que talvez os valores e missões da empresa atual já não estão alinhados com os seus é uma forma de conduzir profissionalmente esta conversa.

Outra forma de começar a responder esta questão é demonstrar a sua sede de crescimento. Às vezes, o ambiente em que você está te proporciona ótimas experiências, mas não é um solo fértil para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.

E ao explicar isso ao recrutador, você tem boas chances de ser contratado, uma vez que ele entenderá que o que você preza é por um ambiente que possa te fornecer os recursos necessários para a sua evolução.

Agora, se você está buscando fazer uma transição de carreira, a resposta talvez seja mais simples, uma vez que o motivo de sua busca está bem explícito. De todo modo, independentemente dos seus porquês, evite se aprofundar nas lacunas e erros da empresa atual.

6 exemplos de respostas para a pergunta: “por que você quer sair do seu emprego?”

por que você quer sair do seu emprego
Fonte: Freepik
  1. Sou muito grato(a) pelas experiências profissionais que tive nesta empresa, mas infelizmente a estrutura organizacional não me permite conquistar o crescimento profissional que almejo.
  2. Acredito que já cheguei no limite da minha evolução profissional dentro desta empresa, por isso, gostaria de galgar novos voos profissionais.
  3. Gostaria de ter novas experiências e aprendizados para aumentar as minhas habilidades e competências profissionais.
  4. Embora a empresa que estou atualmente tenha me ajudado a construir o profissional que sou hoje, oferecendo muitas oportunidades de desenvolvimento, gostaria de ingressar em um espaço com um clima organizacional e valores mais alinhados com meus princípios, como a sua empresa.
  5. Decidi fazer uma transição de carreira e a organização em que estou hoje não me dá abertura para galgar um cargo mais compatível com aquele que procuro.
  6. Percebi, ao longo do tempo de atuação, que a estrutura organizacional e as dinâmicas da empresa em que trabalho não são compatíveis com o meu perfil profissional.

Gostou dessas dicas? Agora você já pode tirar de letra o processo de recrutamento e seleção. Por aqui, estamos mandando energias positivas para que você consiga o emprego dos sonhos. Então, boa sorte!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo