Riscos do estresse no trabalho: entenda os cuidados a se tomar
Pular para o conteúdo

Riscos do estresse no trabalho: saiba o que fazer!

O estresse é algo que não deve passar despercebido em seu dia a dia. Afinal, seja no trabalho ou em casa, as consequências podem ser fatais.

    Anúncios

    O estresse pode representar um problema crônico que pode impactar seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse último ponto talvez seja ainda mais incapacitante. A maioria das pessoas acredita que riscos do estresse no trabalho pode estar relacionado com o próprio.

    O importante é saber que isso não deve acontecer sob nenhuma hipótese, afinal, é algo que prejudica muito a sua saúde, como falaremos a seguir.

    Anúncios

    É claro, quando estamos em uma empresa, por exemplo, ainda nos preocupamos em desempenhar certos cargos importantes, já que esses dependem dos nossos esforços. Além disso, acabam surgindo problemas relacionados ao lado financeiro e muitos outros, assim acaba sendo um pouco complicado se manter 100%.

    Risco de estresse no trabalho: quais as causas?

    Bem, o estresse, além de uma possível doença, representa uma reação do nosso corpo a certa situação, sendo de fácil identificação.

    Anúncios

    A questão aqui é como trabalhar pode causar esse problema. Primeiramente, considere empresas que cobram de funcionários mais de uma função, sobrecarregando-o. Sim! Em muitos casos seu emprego pode gerar estresse, principalmente se lida com outras pessoas ou precisa, ao menos, manter um diálogo efetivo durante seu dia de trabalho.

    Muitos dos indivíduos que trabalham com suporte, por exemplo, afirmam que é complicado trabalhar com atendimentos, visto que muitas pessoas estão desesperadas e acabam culpando a eles.

    Vamos começar a falar mais sobre alguns pontos que podem gerar esse problema a seguir, assim como métodos para resolver.

    Quais os riscos Riscos do estresse no trabalho?

    Os riscos são diversos e não estamos falando aqui apenas de doenças, mas de toda uma quantidade de possibilidades relacionadas ao serviço também.

    As doenças 

    Existem várias doenças que podem estar relacionadas ao estresse, até mesmo um infarto, já que o corpo, nessas situações, começa a bombear mais sangue, causando essa situação.

    Entender o quanto isso é importante fará completa diferença, já que a perda da sua capacidade de trabalhar também é uma das consequências.

    Sim! Se você está doente significa que seu corpo está sendo cobrado demais. A recomendação dos especialistas é que peça um tempo do trabalho ou vá ao médico, alguns problemas não podem ser resolvidos! Principalmente se não há opções.

    Não estamos falando que deve desistir de tudo que representa uma “dor de cabeça” para você, não! Muito pelo contrário. Considere fazer o seu máximo antes de desistir, mas acontece que existem certas situações que não podem ser resolvidas apenas com boa vontade. Seja paciente nesses momentos.

    Ah, e vale lembrar que alguns empregadores realmente trabalham de uma forma desconcertante com seu pessoal, essa é uma questão recorrente. Se notar que um trabalho que poderia ser menos estressante está acabando com o seu lado emocional, pense em conversar com seus superiores ou sair do serviço.

    A improdutividade

    Alguns estudos já destacaram como é importante estar em um estado de equilíbrio mental, esse deve ser considerado um ponto de suma importância para você.

    Alguns trabalhadores acabam sendo improdutivos por estarem em uma situação de “risco emocional”. Aquelas cargas extras que continuam a aumentar.

    Por exemplo, quando um membro da família morre, o mais recomendado é deixar o funcionário afastado do serviço por algum tempo, certo? Acontece que esse afastamento é fundamental para que ele possa cuidar da sua saúde mental, que deverá ser mais importante no momento.

    Imagine o que pode acontecer caso essa pessoa faça alguma escolha errada por estar com a cabeça em outro local? As consequências podem ser muito altas. Assim acontece, com mais frequência, das pessoas se sentirem frustradas com seus trabalhos e acabam mudando o pensamento e desempenhado sua função com menos ímpeto.

    Por outro lado, a improdutividade pode ser algo ainda pior para profissionais autônomos. Eles necessitam de estar trabalhando para ganhar seus sustento, então, é claro que o risco do estresse no trabalho é ainda maior.

    Riscos do estresse no trabalho: O que fazer para evitar?

    Com certeza é uma missão difícil, mas é evidente que existem métodos para não se estressar, basta possuir algumas ferramentas importantes. Veja aqui algumas das mais importantes formas de o estresse não fazer parte do seu dia a dia.

    Escolha a função corretamente

    Primeiramente, sempre considere, no momento da contratação, a função que irá receber na empresa. Isso é importante porque cada pessoa consegue lidar melhor com determinadas cobranças.

    Não dá para esperar que um técnico em informática lide, bem, por exemplo, com funções de pedagogia, é necessário, nesse caso, até mesmo um treinamento. Além disso, existem vários outros fatores que tornam esse ponto ainda mais específico, preste bastante atenção!

    Veja o ambiente de trabalho

    Sim, o ambiente de trabalho é um dos pontos mais importantes para que consiga se desenvolver bem. Geralmente é nesse local que acontecem todas as suas interações, visto que é nesse ambiente que é necessário uma certa experiência para saber lidar exatamente com certos acontecimentos.

    Se o local traz para você um certo “ar” de desconforto ou estresse, vale a pena repensar se aquela vaga é realmente para você.

    O trabalho em equipe

    O objetivo de uma empresa a fazer entrevistas é, ou deveria ser, considerar a quantidade de pessoas que são compatíveis com cargos e funções. Uma entrevista de emprego é fundamental para uma empresa, assim existirá mais harmonia.

    A questão é que nesse último ponto nem sempre existem cuidados, então o funcionário pode acabar em contato com muitas pessoas que não são “compatíveis em ideias”. Apesar de essa não ser realmente uma situação que deva ser considerada no trabalho, acontece bastante! Então, em certos casos, acaba que esse fator engendra todos os outros riscos do estresse no trabalho.

    Caroline