6 dicas para conseguir o emprego dos sonhos
Pular para o conteúdo

Primeiros passos para conseguir o emprego dos sonhos

Trabalhar com aquilo que se ama pode ser possível desde que você tenha disciplina, foco e perseverança.

Anúncios

Conseguir o emprego dos sonhos não é uma tarefa difícil, mas se você almeja tanto esse cargo ou função, significa que muito mais é exigido dos candidatos.

Por esse motivo, é necessário focar nesse objetivo e fazer o que for preciso, dentro do seu alcance. No cenário atual, temos um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Logo, precisamos apresentar alguns requisitos, que cada vez se tornam mais restritos.

Anúncios

E você, sabe quais são os primeiros passos primordiais para conseguir esse emprego dos sonhos? Se você entrou nesse texto, é porque já está mais que decidido a seguir os trilhos, a fim de conseguir o que almeja. Portanto, estamos aqui para te dizer que o resultado será gratificante.

Não existe carreira correta ou errada, e sim aquela que seja a ideal para a sua realidade e necessidades atuais. Por esse motivo, usamos a expressão “emprego dos sonhos”. Sem mais delongas, vamos conferir os primeiros passos para conseguir o emprego dos sonhos?

Anúncios

1. Busque pela especialização indispensável para o emprego dos sonhos

O primeiro passo para conseguir o seu emprego dos sonhos é procurar pela especialização indispensável para esse cargo.

Como falamos acima, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e você precisa estar preparado para isso! Possuir conhecimento e determinadas habilidades será o seu diferencial. Mas, caso a vaga do emprego já exija uma graduação, por exemplo, é crucial que você tenha algo além disso, como uma especialização ou curso técnico.

O que você acreditar que vai te destacar dentre os concorrentes. Principalmente se houver poucas vagas para muitos candidatos. Quando estiver em busca do seu diferencial, tente sempre focar em algo que siga a mesma área de atuação do emprego.

Afinal, esse seu destaque deve agregar valor ao currículo. Esses elementos agregados ao profissional se chamam soft skills. Elas podem ser desenvolvidas de diversas formas, áreas e maneiras de trabalhar.

Caso você ainda não tenha decidido qual será o foco em sua carreira profissional, esse é o momento. Até porque nenhuma empresa gosta de admitir pessoas confusas. Tenha confiança de sua escolha e demonstre tanto na sua entrevista, como no seu currículo.

2. Tente fazer contatos no emprego dos sonhos

Hoje vivemos em um mundo totalmente tecnológico. E hoje as relações se tornaram virtuais, principalmente pelo advento da pandemia do novo corona vírus. Mas nenhum networking vai superar o seu reconhecimento “boca a boca”.

Você precisa ser um profissional bem relacionado com a internet. E sim, as ferramentas de marketing são extremamente eficientes e agregam bastante nesse quesito. Porém, não substitua essas estratégias pelo seu marketing pessoal.

As duas estratégias devem ser complementares entre si. Unindo a divulgação do seu trabalho, pelas redes sociais, com o relacionamento que você tem com a sociedade. Você cria a sua rede de contatos pessoalmente, e concretiza através das redes sociais.

Então, nunca deixe de ter essa comunicação com as pessoas, sejam da sua área de atuação ou não. É interessante ressaltar ainda que essa relação não deve ser forçada. Precisa ser a mais natural, visto que o que estará “em jogo” é a sua imagem como profissional.

Portanto, tenha uma certa cautela em relação a abordagem das pessoas. Sempre respeite o espaço dos outros e o seu.

3. Transborde confiança no emprego

A confiança é o ponto chave de qualquer relação, e no ambiente de trabalho isso não seria diferente. Por isso, você deve não apenas demonstrar, mas transbordar confiança. A sua confiança deve ser em relação ao seu trabalho desempenhado, às suas funções e à sua especialização.

Apenas cuidado para não parecer soberba, confundindo confiança com ego em excesso. Você deve sim ser confiante, entretanto, a humildade é uma característica ainda mais importante!

4. Mostre a sua garra no emprego

Na entrevista ou no treinamento para o seu emprego dos sonhos, é interessante que você mostre o serviço que pode exercer na empresa que almeja ingressar.

Dessa forma, você conseguirá apresentar como os seus serviços podem ser de grande valia para esse emprego. É compreensível que, no momento, você esteja exercendo uma função diversa daquela que foi a sua especialização.

Isso hoje em dia é muito comum, mas não significa que você não possa voltar aos poucos. O recomendado é que você faça esse retorno de maneira gradativa. Assim, conseguirá se acostumar aos poucos e não ter um choque de realidade.

5. Seja proativo no emprego!

A proatividade com certeza é quase que um elemento imprescindível para os trabalhos hoje em dia, e você precisa exercitar essa qualidade, se não tiver.

Aliás, ser proativo, ao contrário do que muitos pensam, não é a disponibilidade “full-time”, e sim a sensação de poder colaborar sempre. Ou seja, se você conseguiu identificar algum problema, você fará o possível para solucionar, mesmo que não tenha sido solicitado.

Essa prática é bem vista, em especial, em trabalhos de equipe, afinal, você estará trabalhando de maneira colaborativa. Caso o problema que você tenha identificado seja pessoal de um funcionário em específico, talvez essa proatividade possa ser limitada.

Em alguns momentos, essa proatividade não é vista com bons olhos. Mas apenas se você quiser se intrometer no trabalho alheio e exclusivo de alguém. É necessário saber distinguir a intromissão, a disponibilidade e a proatividade.

Todos esses elementos são comuns em um ambiente de trabalho, mas é preciso ter um certo cuidado, para não ser mal interpretado(a).

6. Procure realizar trabalhos ou empregos voluntários

Ter um trabalho voluntário não é requisito de, pelo menos, maior parte das vagas, porém, com certeza é um destaque. O trabalho voluntário, além de demonstrar proatividade, também apresenta um certo altruísmo.

Não é obrigatório ter esse trabalho voluntário, porém, a sua experiência denota o interesse pela área que vai além da remuneração. Isso com certeza é visto com bons olhos, por seus entrevistadores e chefes!

Dessa maneira, procure sempre se destacar ainda mais no mercado de trabalho, explorando as suas mais diversas habilidades. Por fim, ter o emprego dos sonhos, pode tornar-se uma tarefa fácil para quem tem os requisitos necessários para a vaga. Não perca tempo para adquirir os requisitos e ter o tão sonhado emprego.

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.