Anúncios
Hoje quero conversar com você sobre como a retomada da economia te ajudar a voltar para o mercado de trabalho. Isso porque às vezes a relação entre a economia saudável e sobretudo a contração e o mercado de trabalho não é claro.
Para começar, precisamos nos posicionar em relação ao momento que estamos vivendo. A pandemia provocada pelo coronavírus afetou sistematicamente muitas empresas que precisaram alterar a maneira como trabalhavam e faziam negócios. Apesar dos ajustes a redução do capital foi sentida por praticamente todos os segmentos.
Reação em cadeia
Com as medidas de isolamento e distanciamento social, as pessoas passaram a ficar mais em casa. Consequentemente muitos gastos acabaram sendo evitados, desde gastos com Uber, outros meios de transporte, alimentação fora de casa, e similares.
Anúncios
O dinheiro circulando acabou se tornando mais escasso. As empresas passaram a ter um contingente menor de clientes. Para manter suas atividades e não quebrar, gastos foram cortados e em alguns casos funcionários foram desligados.
Com as incertezas e, sobretudo, com o medo de perder o emprego, o brasileiro passou a economizar e a consumir apenas o necessário. Consequentemente, o capital circulante se tornou ainda mais escasso e novamente ajustes precisaram ser feitos. Tivemos aqui uma reação em cadeia em um sistema que se retroalimenta.
Anúncios
Mas com a retomada econômica, como você, que eventualmente acabou perdendo o emprego pode retornar ao mercado de trabalho?
Como a retomada da economia te ajuda a voltar para o mercado de trabalho?
Se você perdeu o emprego durante a pandemia tem chances de voltar ao mercado de trabalho com a retomada da economia que gradativamente começa a se aquecer.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e consequentemente com a redução dos casos confirmados, internações e igualmente dos óbitos registrados medidas de afrouxamento da quarentena estão sendo tomadas. Isso leva a maior circulação de pessoas, volta gradativa das atividades econômicas e aumento da circulação de capital.
As empresas que demitiram começam a precisar novamente de trabalhadores uma vez que suas atividades estão voltando e há capital circulando. Essa pode ser uma excelente alternativa para quem está fora do mercado de trabalho retornar, afinal, momento de aquecimento econômico são os mais promissores para contratações.
Dicas para voltar ao mercado de trabalho
Até aqui vimos juntos como você pode retornar ao mercado de trabalho do ponto de vista técnico, a melhora econômica consequentemente abre portas para que as empresas se sintam seguras para contratar.
Agora quero compartilhar com você algumas dicas de como você pode voltar ao mercado de trabalho do ponto de visto do que você pode fazer para aumentar as suas chances de conseguir uma vaga.
- Analise seu momento profissional: quando saímos do mercado de trabalho em uma determinada área ou segmento, precisamos, primeiramente, antes de buscar voltar para ele, se queremos continuar na mesma área ou se queremos focar em uma outra coisa. Isso acaba sendo importante sobretudo se você não se sentia plenamente feliz e realizado no emprego anterior.
- Conheça a empresa: se você tem foco de entrar em uma empresa em específico, conheça-a. Esse é um erro que muitos candidatos cometem ao irem a uma entrevista de emprego. É fundamental conhecer a empresa e pensar como você pode contribuir com ela. Afinal, qual a vantagem da empresa em te contratar?
- Capacitação: mesmo estando fora do mercado de trabalho busque capacitação na área que você atua ou que deseja ingressar. Muitos profissionais ao saírem de uma determinada empresa, enquanto buscam trabalho não se dedicam em se especializar, mas isso faz a diferença no currículo. Entre um profissional com capacitação voltado para a área daquela vaga e um sem capacitação, qual será escolhido?