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Plataformas de afiliados: Quais são as melhores?

Muitos optam pelas plataformas de afiliados, tanto os produtores de itens digitais, quanto quem busca fazer renda com a venda deles.

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Fonte: Freepik

O marketing de afiliados é uma estratégia de destaque no mercado, uma vez que é uma chance de empreender a partir da promoção de produtos e serviços de terceiros. No entanto, para chegar a bons resultados, é preciso escolher de modo correto entre as plataformas de afiliados disponíveis no mercado.

Para se ter uma ideia ainda mais clara da dinâmica dos programas de afiliados, basta imaginar que, o afiliado se refere a uma ponte entre as marcas e os produtos digitais. Dessa forma, faz a divulgação por canais escolhidos com estratégia, com conteúdos relevantes e táticas capazes de atrair, engajar e converter a audiência em clientes.

Quais são as principais plataformas de afiliados?

Nesse meio, vale reforçar que é preciso escolher de forma correta não apenas o nicho e produto ou serviço que faça mais sentido para trabalhar online, como também a plataforma de atuação. Fatores como esses podem delinear pontos distintos, desde o quão fácil será receber, até o aproveitamento de conteúdos educacionais valiosos propostos pelas plataformas de afiliados.

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Em grande parte dos programas, os afiliados recebem em pouco tempo após cada venda feita. Naturalmente, é preciso checar esse e demais pontos ao optar por um sistema, como:

  • Nichos de produtos e serviços;
  • Sistema de comissão;
  • Forma de gerenciar as transações e ganhos;
  • Relatórios de engajamento e conversão.

Quando se fala das plataformas de afiliados de maior destaque no mercado, se pode citar:

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Associados Amazon

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Fonte: Amazon

A Amazon foi criada por Jeff Bezos nos anos 90 e é uma das maiores varejistas online em todo o mundo. Por mais que, a princípio, tivesse um maior foco em livros, hoje em dia tem uma atuação ampla. Isso se refere tanto a variedade de produtos quanto dos serviços.

Além disso, conta com o Associados Amazon, o programa de marketing de afiliados da empresa. Os participantes do programa podem apostar em ferramentas práticas para a criação de links. Tais recursos são responsáveis por redirecionar o público às recomendações.

Desse modo, os blogueiros, criadores de conteúdo e demais pessoas interessadas podem apostar na monetização de suas plataformas desde que tenham um site ou rede social. Por fim, as comissões são de até 15% e variam de acordo com os produtos.

Monetizze

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Fonte: Monetizze

A criação da Monetizze ocorreu em 2015 com a premissa de levar mudanças para o mercado digital, para isso, tem uma atuação transparente, eficaz e prestativa para produtores e afiliados. O Grupo Monetizze está sob o comando da diretora de relacionamento Fernanda Motta, do diretor de performance Neison de Paula e do seu fundador, Márcio Motta.

Saiba que, a partir do cadastro, é possível ter um início prático e imediato na Monetizze. Os afiliados podem criar os links para cada campanha, além de usar os pixels de conversão adequados e efetuar o gerenciamento das vendas.

Além disso, há formatos distintos de comissão, o que pode ser vantajoso para quem busca por maior flexibilidade. Desse modo, é possível selecionar aquele mais compatível com suas preferências e necessidades. A comissão pode ser pelo sistema de venda única, comissões progressivas, primeiro ou último clique, entre outras possibilidades.

Hotmart, uma das maiores plataformas de afiliados

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Fonte: Hotmart

Quando se fala em plataformas de afiliados, é muito comum que a Hotmart, assim como outras opções dessa lista, estejam em evidência. Nesse caso, a empresa que surgiu em 2011, hoje em dia atende mais de 30 milhões de usuários, com presença em 188 países e mais de 490 mil produtos no catálogo.

Diversos formatos de produtos podem contar com cadastro, como podcasts, ebooks e cursos online. Na plataforma, o cadastro é gratuito e há chances de obter até 80% de comissão por cada venda.

Além disso, a plataforma conta com uma série de recursos para contribuir com o aprendizado e jornada no geral de quem está começando. Quem já tem maior experiência também pode contar com caminhos para crescer. Por exemplo, hoje em dia, há aulas presenciais e práticas no Hotmart Camp, sendo voltado para produtores e afiliados que desejam conhecer estratégias.

Também é possível acessar o conteúdo de forma online. Basta checar quando cada edição acontece. Ainda mais, um outro ponto interessante é que todo o sistema de rastreamento de links é automatizado e oferece segurança, ou seja, isso garante maior tranquilidade em relação a receber por cada venda feita.

Udemy

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Fonte: Udemy

A Udemy ganha destaque não apenas entre as plataformas de afiliados, como também por ser uma plataforma robusta de cursos on-line. Seu fundador, Eren Bali, encontrou oportunidades no meio digital e se inspirou nisso para contribuir com os outros. A plataforma conta com cerca de 44 milhões de alunos, 65 mil instrutores e mais de 183 cursos.

O afiliado escolhe entre os diversos cursos para promover, assim como quais links ou banners que terão uso. Ainda mais, como parceiro afiliado, promoções exclusivas são concedidas, assim como um conteúdo especial.

Há ainda recursos para acompanhar o desempenho das vendas e vale citar que as comissões são pagas depois que cada venda passa de 30 dias. Saiba que esse é o tempo disposto aos clientes para solicitar o reembolso. Além disso, o tempo para a análise da inscrição é de 3 a 4 dias úteis. 

Por fim, se pode ver que cada opção conta com sua história, recursos e demais particularidades. Logo, para escolher entre as plataformas de afiliados, vale a pena identificar quais são as preferências e necessidades do afiliado, em especial, de acordo com o seu nicho de atuação.

Nathalia Oliveira

Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.

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