Dia das crianças 2022: expectativas e dicas para vendas - INFOCU
Pular para o conteúdo

Dia das crianças 2022: expectativas e dicas para vendas

Empresas de diferentes setores e portes podem aproveitar o Dia das Crianças para elevar vendas, fidelizar clientes, entre outras possibilidades.

    Anúncios

    Em diversas regiões já se esperam números significativos nas vendas no Dia das Crianças 2022. E, naturalmente, para aqueles que desejam obter bons resultados, o preparo é crucial, assim como em outras datas comemorativas.

    dia das crianças 2022
    Fonte: Freepik

    Afinal, datas como essa abrem diferentes oportunidades para os negócios, desde o giro de estoque, atração de novos consumidores até a realização de promoções diferenciadas. Sendo assim, é preciso saber como usufruir deste período.

    Anúncios

    Assim como em outras datas, as campanhas e demais ações estratégicas podem durar além do dia 12. Por exemplo, um mês inteiro de conteúdos especiais ou ofertas com opções ainda mais atrativas no Dia das Crianças em si. 

    Certamente, tudo dependerá das metas de cada empresa. Saiba a seguir qual é a expectativa para esse ano e dicas de como diferentes negócios podem se preparar. 

    Anúncios

    Qual é a expectativa para o Dia das Crianças 2022?

    De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, a Alshop, o Dia das Crianças dá início a temporada mais favorável para as vendas no comércio. No cenário geral, vale abordar que o impulsionamento nas vendas no segundo semestre do ano tem destaque também para o Dia do Cliente, que ocorre na metade do mês de setembro.

    Aliás, o encerramento das restrições associadas com a pandemia de covid-19 possui um papel importante nesse cenário, em que empresas que contam com diferentes experiências presenciais podem elevar as vendas.

    Além disso, de acordo com informações da CNC, a Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços, essa é a data comemorativa considerada como a terceira de maior impacto para o varejo no país. Somente o Dia das Mães e o Natal a ultrapassam.

    Apenas em 2021, a estimativa da movimentação financeira na área de e-commerce foi de R$ 400 milhões. Entre os destaques estão itens eletrônicos, roupas e brinquedos.

    E, diferentes pesquisas já começam a indicar que o otimismo para as vendas nesse ano. Naturalmente, os números variam de acordo com as regiões e demais variáveis observadas. 

    Um grande exemplo é a pesquisa do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) e do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que indica a expectativa de crescimento de 5% em relação a 2021, com destaque para brinquedos e roupas.

    Como as empresas podem se preparar para o dia das crianças?

    dia das crianças 2022
    Fonte: Freepik

    Sem dúvidas, há uma série de fatores que devem estar no radar das empresas ao se tratar do Dia das Crianças 2022, assim como em outros anos. É algo que abrange desde a seleção de produtos, decoração até a logística e pós-venda.

    E, se engana quem pensa que apenas negócios do setor infantil podem aproveitar a data para elevar as vendas. É possível apostar na criatividade para encaixar opções do mix de produtos e/ou serviços nas campanhas para a data e obter bons resultados.

    Além disso, considere que, em cada data comemorativa, a preparação no quesito decorativo faz a diferença para as plataformas das lojas. Certamente, para alguns negócios faz mais sentido uma decoração mais presente, tudo dependerá da área de atuação de cada empresa.

    Por exemplo, um negócio da área infantil, claramente poderá contar com cores e peças gráficas ainda mais expressivas em suas plataformas.

    Além disso, também é um cenário para aproveitar a movimentação nas redes sociais, por exemplo, com publicações que remetem à infância. É um jeito de trabalhar o laço com parte da audiência, que pode ter maior proximidade com a marca e adquirir o produto neste período ou em outro momento.

    Sendo assim, se pode perceber que as opções são diversas de acordo com cada local. Há desde brindes que podem ser oferecidos até opções de recreação, sendo nesse segundo caso, algo ideal para lojas físicas. São opções capazes de deixar uma impressão ainda mais marcante da empresa. 

    Não deixe o preparo da equipe e da logística de fora

    É preciso que exista um preparo geral para essa data, principalmente para os negócios que lidarão com demandas maiores, em especial, para quem atua em e-commerce. Por isso, a antecipação fará toda a diferença em um cenário como esse.

    Tanto os novos clientes quanto os antigos devem ter atenção e uma experiência positiva desde o primeiro contato com a empresa. Afinal, caso a marca apresente um desempenho ruim devido a falta de preparo para este período, é possível que o cliente não volte a comprar.

    Recursos novos podem ser empregados para aprimorar cada etapa, como no controle de produção, estoque, logística e até mesmo no atendimento ao cliente. Com isso, treinamentos podem ser necessários para a equipe, em especial, para lidar com o aumento de demanda no período.

    Por fim, se pode perceber que, o Dia das Crianças 2022 conta com estimativas positivas em comparação aos anos anteriores. No entanto, tanto os clientes quanto os empreendedores, devem se preparar adequadamente.

    Nathalia Oliveira

    Graduada em Jornalismo especializada em SEO, finanças e redação de artigos. Sou apaixonada por contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas.