O uso do WhatsApp por instituições financeiras – O upgrade das conversas informais - INFOCU
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O uso do WhatsApp por instituições financeiras – O upgrade das conversas informais

Com a possibilidade de facilitar o acesso a serviços o uso da plataforma por instituições financeiras vem como uma oportunidade para os negócios e traz vantagens para os clientes.

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uso do whatsapp por instituicoes financeiras
Fonte: Whatsapp

O uso do WhatsApp por instituições financeiras vem crescendo rapidamente nos últimos anos, principalmente desde 2020, em decorrência do aumento no uso de tecnologias para oferecer serviços e produtos.

Além disso, com o isolamento social e fechamento dos atendimentos presenciais, muitas empresas precisaram recorrer a outros meios para resolver problemas e demais questões.

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Pensando nisso, descubra como se deu esse upgrade de conversas e como prosperar com o seu negócio usando o aplicativo de mensagens.

WhatsApp Business – Afinal, o que é essa funcionalidade?

Antes de mais nada, vale destacar que o WhatsApp nasceu como um aplicativo de conversas instantâneas em meio a muitas outras redes sociais.

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Diferentemente do Facebook ou Instagram, o foco aqui é garantir que as pessoas conversassem de forma rápida e informal.

Não à toa, o uso se tornou popular em pouquíssimo tempo.

Mas não é só isso, a vantagem também está em não precisar ter créditos para usar a ferramenta, sendo necessário ter apenas um sinal de internet, seja um plano próprio ou através do wi-fi.

Aos poucos, a empresa foi incorporando mais funcionalidades, como os stories, que podem ser fotos ou vídeos, bem como as chamadas de áudio e vídeo.

Dessa forma, para começar o aplicativo cresceu com a ideia de facilitar a conexão entre amigos e familiares.

Com isso, uma nova oportunidade nasceu em 2018, quando a versão para empresas foi lançada no Brasil e diversos negócios começaram a migrar para o aplicativo.

A ideia toda continua, em teoria, a mesma: facilitar e agilizar a comunicação.

Na prática, o WhatsApp Business veio para facilitar a conversa entre negócios e pessoas, usando um meio que já é conhecido pelo público.

Afinal, nem sempre é fácil sair de casa para ir até uma empresa, agendar atendimentos em postos ou mesmo usar os outros canais disponíveis.

De acordo com a própria plataforma, o objetivo da ferramenta é garantir um meio de comunicação eficaz que torne o relacionamento entre empresas/clientes mais estreito e funcional.

Ao mesmo tempo, o aplicativo facilita o processo de vendas.

É importante destacar ainda o impacto da pandemia nos meios de comunicação, onde a rede digital se tornou a forma mais efetiva e possível para conversar, realizar transações, fazer compras e mais.

Principalmente após a instalação das medidas de isolamento. 

Objetivos práticos

Pensando de maneira prática, o WhatsApp Business vem para:

  • Facilitar e agilizar a comunicação;
  • Permitir que o cliente tenha um acesso mais rápido e fácil a informação;
  • Permitir uma interação maior com o cliente;
  • Possibilitar o envio de ofertas e informativos;
  • Agilizar o cadastro e acesso a serviços/produtos;
  • Permite a análise de métricas, etc.

Ou seja, são muitos benefícios interessantes para as empresas começarem um processo real de imersão e inserção na internet.  

Seja através de bots ou com atendimentos humanos, personalizados e preparados para cada situação.

O uso do WhatsApp por instituições financeiras – O upgrade dos negócios

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Fonte: Whatsapp

Imagine quantas vezes você precisou de alguma informação sobre um banco, por exemplo, acessou o aplicativo e deu de cara com alguma dúvida que não conseguia resolver.

Esse é um cenário bastante comum e que, quase sempre, exigia que você saísse de casa e fosse até uma unidade física.

Ou ficasse horas no telefone, esperando sua vez na fila. E, provavelmente, acabando com os seus créditos.

É justamente por isso que o uso do WhatsApp por instituições financeiras se tornou cada vez mais comum.

Atualmente, é difícil até mesmo encontrar uma empresa que não ofereça esse tipo de atendimento.

Dessa forma, os bancos vêm apostando na multiplataforma para conseguir se aproximar dos clientes.

Ao mesmo tempo, cada vez mais, o público está mais conectado, buscando soluções mais rápidas e simples, exigindo o mínimo de esforço ou ação.

Com o crescimento da tendência, o canal também começou a ampliar as funcionalidades, como já existe a opção de realizar pagamentos usando o aplicativo.

O uso do WhatsApp por instituições financeiras vem para facilitar o acesso aos principais serviços, como por exemplo:

  • Abertura de contas;
  • Pagamento de impostos;
  • Fazer consultas bancárias gerais;
  • Transferências;
  • Informações de serviços, como financiamentos, etc.

Um exemplo clássico dessa mudança é o pagamento do IPVA através do Banco do Brasil, que pode ser feito totalmente através do aplicativo.

Ao mesmo tempo, a instituição da Caixa já tem funcionalidades como o de pagar boletos e realizar empréstimos habitacionais usando o WhatsApp.

Enquanto isso, o Bradesco se destacou por liberar a conversar com um gerente.

Sendo assim, tudo se torna mais dinâmico, rápido, fácil e barato para os clientes, que não precisam sair de casa, e para os bancos, que reduzem o uso dos locais físicos.

O novo mercado de investimentos financeiros

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Fonte: Seu Crédito Digital

O uso do WhatsApp por instituições financeiras possibilitou que novas empresas começassem a ver o aplicativo como uma oportunidade de negócios.

Com isso, não apenas as agências bancárias começaram a usar a plataforma, mas também o ramo de investimentos.

A Vórtx por exemplo, focada no mercado de capitais, lançou a funcionalidade de que os cotistas realizassem as votações usando o aplicativo.

Essa luz no fim do túnel facilita e otimiza o acesso, levando mais recursos e apresentando mais informações ao público.

Outra empresa que já aposta no WhatsApp como recurso é a XP Special Situations, que permite a administração de fundo, prospecção de clientes e outros recursos.

Logo, a expectativa é que, cada vez mais, novas empresas comecem a usufruir de todas as funcionalidades do aplicativo, incluindo bancos, agências e corretoras de investimentos.

É importante destacar ainda que, diante do cenário atual, quem mais ganha com essa automação é o próprio cliente.

Afinal, significa uma economia geral no seu tempo, reduzindo a necessidade de deslocamento ou telefonemas.

Da mesma forma, é uma redução de custos, trazendo mais conforto e praticidade para fazer tudo de onde estiverem.

Entretanto, é importante destacar a necessidade de cuidar dos dados pessoais, evitando o repasse de informações sigilosas ou mesmo de ações que podem deixar você mais vulnerável.

Neste aspecto, sempre siga as recomendações de segurança sugeridas pelas instituições financeiras e, diante de dúvidas ou problemas, entre em contato o mais rapidamente possível.

Mas e você, acha que esse futuro é realmente benéfico para as empresas e para os clientes? Comenta aqui embaixo o que acha dessa mudança ou o que mais gostaria de saber sobre o tema.

Até a próxima página!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.