Plano de saúde empresarial: o que é, como funciona e vantagens!
Pular para o conteúdo

Plano de saúde empresarial: por que oferecer este benefício aos colaboradores?

Além de ampliar o leque de benefícios, as empresas também podem garantir maiores níveis de produtividade com a oferta de um plano de saúde.

    Anúncios

    plano de saúde empresarial
    Fonte: Freepik

    O cuidado com a saúde é uma das maiores preocupações da vida adulta e, bem sabemos, que este cuidado pode pesar no bolso. Sendo assim, empresas que se valem de um plano de saúde empresarial podem ser um diferencial na hora da busca por um emprego.

    Além da vantagem competitiva, não é preciso nem dizer que o benefício corrobora para a retenção de talentos e pode aumentar o engajamento profissional dos funcionários, não é mesmo?! Já para os funcionários, o benefício é uma forma de fazer um check-up e manter a saúde sempre em dia.

    Anúncios

    Mas, afinal, no que de fato consiste um plano de saúde empresarial e quais as grandes vantagens de oferecer um a sua equipe? É isso que você pode conferir a seguir!

    Plano de saúde empresarial: o que é e como funciona?

    O plano de saúde empresarial tem o mesmo propósito do plano individual, seja este prestar assistência médica aos clientes. No entanto, a grande diferença está no fato de que o plano empresarial não é contratado pelo indivíduo, mas pela empresa, como prediz o nome.

    Anúncios

    Além dos funcionários, os dependentes diretos, geralmente, também têm acesso ao plano de saúde empresarial. Já a cobertura, esta varia de acordo com o plano contratado pela organização, sendo regulamentado pela Agência Nacional de Saúde.

    É comum que o plano seja contratado na modalidade de coparticipação. Desse modo, o benefício é garantido para os funcionários e a empresa reduz custos. Isso porque o valor da mensalidade é menor, e o percentual dos procedimentos médicos pode ser repassado para o colaborador.

    Esse tipo de cobrança pode ser feito de dois modos: seja pela operadora do plano ou ainda por desconto na folha de pagamento do funcionário.

    Contudo, caso a empresa queira, é possível oferecer o benefício do plano de saúde empresarial sem que o trabalhador arque com qualquer taxa. Sendo assim, o benefício seria oferecido integralmente.

    Entenda como ocorrem os reajustes

    É importante salientar que, independentemente da modalidade do plano de saúde, seja individual ou empresarial, reajustes podem incidir no valor. Assim, é importante que o empregador esteja ciente de quando isso pode ocorrer.

    A regulamentação dos reajustes é feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. Contudo, são as operadoras as responsáveis por definirem as regras do cálculo. De todo modo, quando se trata de planos empresariais os reajustes pode ser os seguintes:

    • Anual: o reajuste acontece a cada 12 meses como forma de equilibrar o preço em face à inflação;
    • Sinistralidade: se as despesas assistenciais sofrem um aumento significativo, o reajuste é feito pela operadora;
    • Faixa etária: considerando que o envelhecimento tende a trazer maiores probabilidades de doenças, é comum que a operadora faça um reajuste das despesas médicas quando o cliente alcança determinadas faixas etárias;
    • Pool de risco: todos os contratos empresariais com até 29 vidas recebem um reajuste único, de acordo com a Resolução Normativa 309.

    É importante dizer que os reajustes incidentes na mensalidade dos contratos não podem ser feitos antes de 1 ano de contratação do plano. Este prazo diz respeito ao tempo de contrato ou último período de reajuste.

    Por que aderir um plano de saúde empresarial?

    plano de saúde empresarial
    Fonte: Freepik

    Existem diversos motivos para se aderir a um plano de saúde empresarial. O primeiro diz respeito a ir além dos benefícios básicos e até mesmo obrigatórios.

    O ponto é que o pacote de benefícios é um dos fatores que levam os colaboradores a escolherem uma empresa em detrimento de outra. Assim, a oferta de um plano de saúde empresarial pode ser um ‘boost’ a mais no pacote de benefícios, aumentando as chances de retenção dos talentos.

    Além disso, o cuidado com a saúde física, mental e social dos colaboradores é fundamental para a manutenção de seus desempenhos profissionais. Sem contar que ainda demostra aos colaboradores que a empresa realmente se importa com o bem-estar de seus funcionários.

    A oferta de um plano de saúde aos empregados é uma forma de permitir que os mesmos possam acompanhar de perto a saúde, precavendo-se contra eventuais doenças. Em decorrência disso, quanto mais dispostos os colaboradores tiverem, mais produtivos na empresa e menos faltantes serão.

    Ainda é importante frisar que as organizações que dispõem do plano de saúde aos colaboradores podem ainda deduzir as despesas no IR. Tal dedução é feita tanto pela empresa quanto por aqueles colaboradores que pagam a taxa de coparticipação.

    Curtiu conhecer mais sobre o plano de saúde empresarial? Então, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essa informação. Até mais!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.