Pausas no trabalho: 5 motivos para fazer intervalos durante a rotina profissional
Essenciais para aumento de produtividade e concentração, as micropausas no trabalho ainda podem prevenir contra o burnout.
Anúncios
Você passa horas e horas na frente do computador cumprindo prazos e demandas, além de ter que marcar presença em reuniões online infindáveis? Não temos dúvidas de que o que você precisa é fazer pausas no trabalho.
Isso porque muitas das atividades profissionais a que estamos imersos requerem bem mais do que uma ação mecânica, mas sim uma ação focada e concentrada. Contudo, quando passamos de uma atividade para outra sem o mínimo de descanso, dificilmente temos máxima concentração para a realização de nossas funções.
Sendo assim, neste post, decidimos te apresentar 5 motivos para você implementar pausas no trabalho ainda hoje. Acompanhe a seguir!
Anúncios
1. Diminuem o estresse
Em momentos de estresse, é comum os colaboradores sentirem dificuldade de focarem nas demandas profissionais, sobretudo naquelas que exigem soluções. E aqui está o seu primeiro motivo para implementar micropausas e intervalos em seu dia a dia de trabalho.
A começar pelo fato de que as pausas aliviam o estresse, visto que promovem um foco de dispersão dos problemas. Assim, experimente o ato de ir tomar água ou um café no meio de uma atividade estressante, certamente, você voltará com a mente mais arejada e conseguirá focar em soluções precisas.
Anúncios
2. Estimulam a criatividade
As pausas no trabalho também podem estimular a criatividade. Aliás, já ouviu falar em pausa criativa? Isso mesmo, a pausa é uma daquelas atividades malvistas que podem desenvolver a criatividade.
E isso pode ser visto no estudo dos pesquisadores Jihae Shin e Adam Grant. Os administradores solicitaram aos entrevistados que pensassem em formas de um determinado empreendedor investir US$ 10 mil para abertura de uma nova empresa.
A fim de induzirem a procrastinação, os pesquisadores ainda disponibilizam links de vídeos do programa Jimmy Kimmel Live, os quais poderiam ser assistidos durante a execução do exercício.
E o resultado foi surpreendente. Isso porque aqueles que fizeram pausas para assistir aos vídeos de comédia demonstraram uma tendência a ideias mais criativas quando comparados com quem procrastinou demais ou de menos. Assim, se sentir uma queda na criatividade, não hesite, faça pausas!
3. Induzem o aumento da produtividade
É comum que o ato de pausar e ir tomar um café pode ser visto como um sinal de procrastinação e contraprodutividade, ainda mais em um ambiente profissional. Afinal, é muito esperado nas empresas que os profissionais mostrem trabalho o tempo inteiro.
O ponto é que deveríamos pensar nos momentos de pausa não como um desperdício de tempo, mas sim como um investimento de uma produtividade mais efetiva nos demais momentos de nossa rotina de trabalho. Aliás, já encontramos diversos discursos que comprovam que as pausas de até 10 minutos podem aumentar a produtividade.
O estudo da West University of Timisoara, por exemplo, apontou que as micropausas podem reduzir a fadiga, aumentar o bem-estar e, por consequência, a produtividade dos colaboradores. Assim, ainda segundo o estudo, cerca de 64% dos entrevistados que fizeram pausas apresentaram um desempenho maior do que os que não fizeram.
4. Previnem contra o burnout
O esgotamento profissional também conhecido como burnout já atinge 10% da população mundial. E entre os seus principais sintomas encontramos: desgaste profundo, estresse, irritação com o trabalho e baixa motivação.
Além disso, as relações profissionais caóticas, acúmulo de funções e altas demandas profissionais podem ser fortes motivadores do esgotamento emocional no trabalho.
Sendo assim, muitos psicólogos recomendam as pausas no trabalho como forma de prevenir a síndrome de burnout. Seguindo a recomendação, para proteger a sua saúde mental considere levantar para dar uma volta e espairecer e tomar aquele cafezinho de lei.
5. Permitem melhorias de foco e concentração
Sabe quando você está tão focado em sua produção, mas sente uma sobrecarga tamanha, que mais parece que a sua mente não responde aos seus estímulos? Aliás, para onde quer que você olhe algo rouba o seu foco de concentração? Permita-se uma pausa nestes momentos!
A nossa capacidade de atenção tem duração curta, visto que levamos 50 minutos até dispersar o foco. Não é à toa que muitas empresas investem em ambientes de lazer no trabalho ou ainda diminuem a carga horária de trabalho semanal.
Uma forma de ter um descanso, mesmo que mínimo, e retornar a sua atividade com mais foco, atenção e determinação é fazendo pausas de 10 a 15 minutinhos. Pode ter certeza, que voltará bem melhor do que se encontrava.
Viu como as pausas no trabalho podem ser benéficas e produtivas? Se curtiu este post, então compartilhe com os amigos para que se lembrem que uma pausinha muitas das vezes cai bem.