Marketing de influência: quais são as suas vantagens?
A relação dos influencers com o público se reflete nas estratégias de marketing em diferentes canais.
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O grande espaço que as mídias sociais ganharam nos dias de hoje, naturalmente, é algo que impactou na forma de fazer marketing. Logo, o influencer marketing ou o marketing de influência também ganhou uma posição de evidência por causa do grande papel que algumas pessoas têm nas decisões de compra de seus seguidores.
É nesse meio que, os chamados influenciadores ganham dinheiro em diferentes plataformas digitais para impulsionar as marcas. Ao mesmo tempo, endossam o uso dos serviços ou produtos. A seguir, confira mais aspectos sobre essa estratégia, tanto sobre as vantagens quanto os erros.
Entenda quais são as vantagens do marketing de influência
Em primeiro lugar, vale abordar que o marketing de influência consiste em, basicamente, estabelecer uma ponte com o público que a marca deseja atingir. Para isso, se trabalha com os influenciadores digitais, que contam com um número notável de engajamento.
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Tais influencers estão presentes em vários nichos. É por meio da identificação que geram com o seu público que as marcas podem criar táticas com retornos positivos. Afinal, têm impacto nas decisões de compra da audiência.
Logo, essa parceria se torna um caminho viável para a indicação do produto ou serviço. Vale lembrar que, nesse meio, muitas vezes há as agências de marketing digital, que contam com um papel essencial para a escolha da melhor estratégia. Afinal, não é uma escolha aleatória. É crucial ter uma tática em prol de um melhor alcance do público.
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Cada vez mais o consumidor se preocupa com as marcas por trás dos produtos e serviços, ou melhor, com a obtenção de informações. Logo, a credibilidade do influencer é essencial para a marca, assim como as chances de potencializar a imagem da mesma.
Dicas para apostar no marketing de influência
Para as empresas que desejam investir no marketing de influência, é preciso ter muita cautela. Afinal, assim como em qualquer tipo de estratégia digital, há uma série de riscos a serem considerados e parâmetros que exigem análise para traçar cada passo.
Sem dúvidas, o pilar de destaque nesse cenário é o encontro do influenciador, em uma plataforma que faça sentido para o público da empresa. Isso porque certos detalhes da estratégia podem ter uma definição mais assertiva deste modo.
Além disso, vale se ater ao tipo de parceria. Há várias dinâmicas que podem ter aplicação nessas plataformas. Logo, vale entender sempre a respeito dos valores, formatos de publicações, como pode ser o envio de produtos, entre outras questões pertinentes.
Com isso, se entende também que a atenção somente ao número de seguidores pode ser um ponto comprometedor para a estratégia. No entanto, antes de partir para as principais falhas das táticas do marketing de influência, existe outro pilar que não pode ficar de fora, que é a mensuração dos resultados.
Sendo assim, já vale ter em mente que certos parâmetros devem ser postos para passarem por uma análise antes, durante e após o processo. Entre algumas métricas comumente visadas estão a taxa de conversão do público alcançado e o ROI, que condiz com o retorno sobre o investimento.
Quais são os principais erros do marketing de influência?
O marketing em redes sociais contam com estratégias e não é diferente ao se tratar dessa modalidade. No entanto, há alguns erros que são mais comuns e gerais. Ao analisá-los, será possível ter um cuidado maior em cada passo.
A perda de naturalidade na divulgação dos produtos
É possível notar o influenciador como alguém que muitas pessoas, de fato, confiam no que diz respeito às indicações. Logo, quando algo soa “roteirizado”, as respostas podem ser negativas. Isso pode acontecer, por exemplo, quando ocorrem várias menções à empresa em determinado conteúdo, como em um vídeo para o Instagram.
Escolha do canal errado
Sem dúvidas, é preciso ter em mente que esse tipo de estratégia, embora tenha o influenciador como um dos pilares, não é voltada apenas para ele. Dessa forma, é preciso reunir os aspectos apresentados, como a escolha correta de canais, assim como outros para potencializar o alcance da mensagem.
Com isso, vale citar também que quando as ações contam com mais de um influenciador, é crucial que elas conversem entre si. Afinal, a desconexão pode gerar dúvida e resultados significativamente diferentes.
Por fim, se pode observar o marketing de influência como um meio de grande potencial diante do tipo de conexão que os influenciadores possuem com o seu público. No entanto, é preciso ter cautela para que cada estratégia seja delineada de forma correta, assim como a execução e mensuração.