Entenda se dá para viver apenas de dividendos - INFOCU
Pular para o conteúdo

Entenda se dá para viver apenas de dividendos

Veja aqui como fazer para viver apenas de dividendos!

Anúncios

viver apenas de dividendos
Fonte: Markus Winkler para o Unsplash

Uma das primeiras coisas que alguém que acabou de entrar no mundo dos investimentos pergunta é: “é possível viver apenas de dividendos?”. E a resposta para essa pergunta pode ser simples e direta — o que confunde algumas pessoas —, mas existe mais por trás do que parece.

No geral, a resposta é sim, é possível viver apenas de dividendos. No entanto é importante aprender a escolher uma empresa que pague bons dividendos e também aprender a montar um plano de investimentos, de fato, funcional. Então, para responder essa pergunta de uma maneira mais segura e elaborada, é preciso tecer alguns pontos.

Anúncios

Por exemplo, é papel do bom investidor que deseja viver apenas de dividendos que ele tenha uma visão em longo prazo, não se deixando levar apenas pelos preços dos ativos. Então, existem alguns truques, porque se fosse fácil, viveríamos todos apenas com dividendos, não é mesmo?

Se você quer saber mais sobre este assunto, continue a leitura do texto!

Anúncios

O que são os dividendos?

Primeiramente, é preciso elucidar bem o que são os dividendos.

Os dividendos são uma parcela do lucro distribuído aos acionistas da empresa. Ou seja, viver apenas de dividendos significa ter retornos de seus investimentos bons o bastante para que custeiem todos os seus gastos. Uma renda não proveniente de trabalho, ou seja, um valor ganhado de maneira passiva. Parece um sonho, não é? Mas é possível realizar!

O que acontece é simples, ao comprar ações de uma empresa, as ações podem não só se valorizar, mas também distribuir parte do lucro como dividendo para seus acionistas. Assim, muitos buscam essa possibilidade como forma de garantir um lucro a mais, ou até mesmo uma renda completa.

Entretanto, como já mencionado, nem todas as empresas pagam dividendos e nem todas oferecem bons retornos, por isso, é importante saber escolher e se planejar.

Veja o próximo tópico para entender com mais clareza!

Como viver apenas de dividendos?

viver apenas de dividendos
Fonte: Austin Distel para o Unsplash

Sempre há riscos quando você se torna investidor, então é preciso estudar a bolsa para saber como se esquivar de empecilhos e não ser afetado. É importante objetivar o longo prazo, para que seus investimentos permanecem estáveis e lucrativos e você possa colher os frutos!

Afinal, quando se mira o curto prazo, você pode acabar perdendo tudo como num passe de mágica. E quando se quer viver apenas de dividendos, essa não é uma boa coisa, não é?

Então, você precisará montar uma carteira de ações que paguem dividendos bons ao longo prazo. A partir disso, deverá estudar as empresas da Bolsa, sempre priorizando empresas já estáveis no mercado.  

Além disso, é necessário também entender o potencial de cada empresa, para entender se ela é uma boa empresa para suas necessidades ou não. Veja mais!

Identificando uma boa empresa

Como dividendos significam lucros distribuídos aos acionistas, para que você possa viver de dividendos, é necessário identificar as melhores distribuidoras. Para uma empresa ser uma boa distribuidora de lucros, ela precisa se manter lucrativa em longo prazo.  

 Justamente por isso é aconselhável escolher empresas estáveis. Uma empresa não estável pode estar trabalhando com dívidas, então não terá lucro para distribuir entre os acionistas. Por isso, não se deixe enganar pelo tamanho de uma empresa ou sua fama, às vezes ela está funcionando no negativo e isso não é nada bom!

Outra dica é prestar atenção no payout da empresa. Payout é a porcentagem do quanto a empresa divide seus lucros com os acionistas. No entanto, não fique seduzido por payouts altos, nem sempre isso significa que você ganhará mais. É também preciso observar detalhes como o patrimônio líquido e o valor de mercado. Empresas estáveis e que estão há muito tempo no mercado podem ter o payout alto, mas não precisam fazer investimentos grandes para crescer, justamente por já serem grandes.

Como planejar seus investimentos para viver apenas de dividendos

 Desse jeito é importante planejar bem os seus investimentos se o seu objetivo é viver apenas de dividendos. Além de uma boa visão a longo prazo e de mercado, você precisará ter paciência e determinação.

Uma boa dica é organizar em planilhas e cartelas toda sua situação financeira, mapeando seus ganhos e gastos. Dessa forma, você tem controle de quanto pode investir e de quanto precisa ganhar. Então, preste atenção em quanto você ganha mensalmente, em quantas contas você precisa pagar, no quanto você consegue economizar e quanto você precisa para viver bem.

Tendo o controle desses pontos, saberá quanto você pode investir e quanto você precisa ganhar para viver apenas de dividendos — além de quanto você arrisca perder. Não é uma tarefa fácil, mas é uma forma funcional de se planejar para ser um bom investidor!

Por último, uma dica bastante válida é montar uma carteira de ações bastante diversificada. O que seria isso? Bom, para isso você precisará distribuir seu capital de investimento entre as ações escolhidas e sempre tentar manter equilibrado. Dessa forma, seus ganhos e perdas são divididos e parcializados, ou seja, você não depende muito de uma, nem de outra.

E aí, gostou do texto? Se sim, compartilhe com aqueles que tem interesse em viver apenas de dividendos e leia mais sobre o assunto em nosso site!

    Tuanny Silva

    Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.